05 Dezembro 2014 | Fábio Gomes
Crescimento do cinema no Brasil é destaque entre países latinos
Dados do Observatório Iberoamericano do Audiovisual comprovam aumento do parque nacional
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O crescimento do cinema no Brasil reflete em todas as áreas envolvendo o filme. Além do desenvolvimento continuo do parque exibidor, o país mostra cada vez mais força em público e distribuição, ainda mais se comparado com outros país latinos.
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Visando reunir informações estatísticas sobre a indústria audiovisual da região ibero-americana, foi lançado recentemente o site Observatório Iberoamericano do Audiovisual (OIA), desenvolvido pela Conferência de Autoridades Cinematográficas do Audiovisual (CACI). Nos dados divulgados pela página, tem o objetivo de se consolidar como um depósito de recolhimento, análise, sistematização e divulgação de informações sobre a produção cinematográfica e audiovisual, o Brasil é um dos países que mais se desenvolveram nos últimos anos.
Entre as diversas áreas, a distribuição é o setor que mais merece destaque. O estudo mostra um crescimento significativo, ainda mais se comparado com outros países latinos. Em 2007, o Brasil praticamente não possuía distribuidoras em atividade e, em apenas seis anos, apresenta 65 (segundo o Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro de 2013, 79 entre empresas nacionais, internacionais e parcerias/co-distribuidoras), ficando atrás apenas da Espanha (310) e da Argentina (101).
Mesmo na terceira posição, o Brasil ainda se tornou no ano passado o país que mais estreou filmes entre os países latinos. Foram 397 longas lançados em 2013, seguido por Argentina com 389 e México com 364.
Contudo, o atraso na digitalização do parque exibidor fez o Brasil lançar apenas 83 desses filmes no formato digital, ficando na sexta posição no ranking geral. Portugal, líder do ranking, lançou 344 longas no formato, seguido por México com 313.
Mesmo assim, o Brasil ainda é a segunda maior bilheteria entre os países latinos. De acordo com o estudo, ano passado foram quase 150 milhões de espectadores, praticamente 71 milhões de ingressos a mais que o segundo colocado, a Espanha. Contudo, o país ainda está muito distante do líder México, que comercializou 248 milhões de entradas em 2013.
O cinema brasileiro cresce a cada ano e já é um dos mercados mais poderosos entre os latinos, mas ainda tem muito a crescer. Com dados atualizados do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), o país totalizou 2765 salas de cinema em meados de 2014, mas um parque exibidor relativamente pequeno se comparado a população brasileira, que fechou 2013 com 201 milhões de pessoas. O México, que conta com 118 milhões de pessoas, tem mais de 5500 salas, praticamente o dobro do Brasil.
Veja aqui o site do Observatório Iberoamericano do Audiovisual (OIA).
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