03 Dezembro 2014 | Fábio Gomes
Prêmio ED fará homenagem a Roberto Darze
Presidente do Grupo CineStar receberá o Troféu Francisco Campos
Compartilhe:
Como já se tornou tradição, o Prêmio ED homenageia todos os anos um nome que fez a diferença na cinematografia nacional. Exibidores e distribuidores que contribuíram para o crescimento do parque exibidor recebem o Troféu Francisco Campos que, neste ano, será oferecido para Roberto Darze, presidente do grupo CineStar e um dos nomes mais presentes em sindicatos envolvendo o mercado de exibição.
Publicidade fechar X
“Ele tem muita história e contribuiu muito com a gente. É uma pessoa que não falta em nossas reuniões. Até hoje é muito presente. Por esses motivos, por ser da velha guarda, achamos por bem homenagear com esse troféu, pois ele é mais do que merecedor”, afirmou Eli Jorge de Lima, presidente do Sindicato dos Exibidores do Estado de São Paulo.
Roberto iniciou sua carreira como exibidor em 1953, com o CineStar, localizado no bairro de Pilares, no Rio de Janeiro. Em 1955, o grupo passou a ter mais 02 salas, localizadas em Coelho Neto e Todos os Santos, também no Rio de Janeiro.
Em 1973 chegou ao número de 41 salas ao redor do estado e, em 1977, a rede chegou a contar com 52 salas. Atualmente, ela possui 03 salas em Ipanema, na Casa de Cultura Laura Alvim.
“Realmente fiquei surpreso e ao mesmo tempo muito feliz com essa homenagem”, afirmou ao Portal Exibidor o executivo Roberto Darze. Contudo, sua história não se restringe apenas a rede CineStar e está ligada aos sindicatos de exibição do Rio de Janeiro e do Brasil.
Há mais de quatro décadas, ele é Presidente do Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Município do Rio de Janeiro. Não bastasse isso, foi membro Secretário da Comissão Organizadora da criação da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas, em 1974.
Pela Federação, foi presidente entre 1974 e 1977, reeleito em 1977 até 1980 e mais uma vez entre 1980 e 1983. “Foi uma pessoa muito importante para o país. Foi membro do conselho nacional de cinema por anos, sempre defendendo o exibidor”, elogiou Eli Jorge de Lima.
Além de vários outros feitos, recentemente ele se tornou Membro da comissão de seleção de premiação de curtas e longas metragens da Riofilme nos anos de 2013 até 2014 e membro na qualidade de representante da exibição cinematográfica no CONAR para o triênio 2014/2016, além de ser vice-presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas.
“Eu fiquei muito feliz. É uma prova por tudo aquilo que fizemos no passado. Eu ocupei vários mandatos da Federação, eu representei os exibidores no antigo conselho nacional de cinema durante sete anos. Recebo esse prêmio de muito bom grado e vou valorizá-lo bastante”, finalizou Darze.
Confira a cobertura do Prêmio ED 2014
Mais de 50% dos votantes já elegeram os Destaques do Prêmio ED 2014
Imovision terá homenagem no Prêmio ED
Compartilhe:
- 2 medalha