16 Abril 2013 | Redação
Começa a CinemaCon!
Dada a largada para uma das conferências mais célebres do cinema
Compartilhe:
Oficialmente a CinemaCon abriu sua edição de 2013. Embora a feira tenha início apenas amanhã, hoje o dia foi cheio de novidades.
Publicidade fechar X
A parte da manhã foi dedicada a um conjunto de seminários que renderia assunto para muitas semanas, mas você verá hoje, pelo menos, um resumo.
O primeiro seminário “Global Digital Cinema Update” (Panorama do Cinema Digital no Mundo, em tradução livre) mostrou como o Cinema Digital está crescendo e qual o “status” da conversão das salas. Foi conduzido por David Hancock, diretor de cinema e vídeo da IHS Screen Digest, empresa de análise de dados na área de entretenimento.
Segundo ele, o progresso mundial da conversão de telas atingiu o percentual de 73% em todo o mundo. O Brasil converteu apenas 35% do seu parque. Entre 2015 e 2016 a projeção em 35 mm está com os dias contados, inclusive nas regiões "retardatárias" da África e América Latina. Hancock finalizou afirmando que esse cenário representa apenas o começo. Com a digitalização das salas em todo o mundo, outros desafios estão surgindo, como a distribuição de conteúdo via satélite, profissionalização em TI, entre outros.
Na sequência, uma "mesa-redonda" reuniu diversos agentes do mercado para discutir a Eficiência do Mercado Digital. Participaram executivos da Sony, Deluxe, Odeon UCI e Arts Alliance.
“Driving Incremental Admissions Througt Innovative” (Como aumentar o público no Cinema, em tradução livre), abordou como o mercado de cinema ainda pode ser explorado. Segundo o mediador Mark de Quervain, diretor de negócios da Action Marketing Works, empresa de marketing, 50% da população nunca foi ao cinema, o que abre precedente para um universo gigantesco ainda a ser descoberto pelos empresários.
O último seminário da manhã tratou de questões relacionadas a arquitetura e design dos cinemas (Designing the Future of Exhibition). Empresas desses segmentos mostraram tendências de mercado e novos conceitos.
A primeira parte do dia foi encerrada com um almoço seguido da premiação de alguns executivos. Alejandro Ramírez Magaña, CEO da Cinépolis recebeu o “Global Achievement Award in Exhibition”. O executivo agradeceu aos colegas de trabalho e à família.
David Kornblum, vice-presidente internacional de vendas e distribuição da Disney na Asia e Rússia foi contemplado com a homenagem “CinemaCon Passepartout Award” e a Fox recebeu “Rentrak International Boxoffice Achievement Award”.
À tarde, um seminário embarcou com os participantes no mercado Chinês. Participaram executivos das empresas Ernst & Young, Warner Bros, Imax, Wanda Cinemas e ainda o presidente da MPAA (Motion Picture Association of America). O uso de tecnologias interativas e o Instituto Disney foram outros assuntos abordados durante o final da tarde.
Para fechar o dia, a Paramount apresentou os próximos lançamentos e exibiu em primeira mão o filme Suor e Glória. Uma “Opening Night Party” encerrou com estilo o primeiro dia da CinemaCon.
Compartilhe:
- 0 medalha