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26 Novembro 2014 | Redação

Distribuidoras nacionais ganham mais espaço

92% dos filmes brasileiros são distribuídos pelas empresas

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(Foto: Arquivo Exibidor)

As distribuidoras crescem cada vez mais no Brasil. O estudo da Tendências Consultoria Integrada para a Motion Picture Association – América Latina (MPA-AL) e apoiado pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Audiovisual (SICAV) mostrou o crescimento das empresas no país.  

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Apresentado durante a RioMarket, realizada no início de outubro, o estudo mostra que, em 2012, o país contava com 79 empresas nacionais, internacionais e parcerias/co-distribuidoras para a distribuição em salas de exibição. Contudo, destaca-se um número cada vez maior de distribuidoras brasileiras movimentando o mercado. “Segundo o Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro de 2013, as distribuidoras nacionais obtiveram um faturamento bruto de aproximadamente R$ 538,6 milhões na distribuição de filmes (o que representa 32% da bilheteria total)”, explica o estudo. 

O cinema do país também ganha cada vez mais salas graças ao trabalho de distribuidoras locais. O estudo aponta que elas foram responsáveis por 80% dos títulos lançados em território nacional neste período e foram responsáveis pela distribuição de 92% dos filmes brasileiros. 

A pesquisa, que utilizada dados do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), mostra que grande parte da produção brasileira se concentra em dois estados: Rio de Janeiro e São Paulo. Se for considerada a soma dos filmes produzidos em cada um entre 1995 e 2013, chega a um total de 51,1% e 32,2% respectivamente. Contudo, a produção em outros estados tem crescido consideravelmente nos últimos anos.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o setor de audiovisual contava com aproximadamente 110 mil empregados em dezembro de 2012, número que representa 0,33% do total de vínculos registrados no setor de serviços naquele ano. Em 2007, o setor apresentava 88 mil registrados, o que mostra que audiovisual cresceu no mesmo ritmo que o restante do setor de serviços durante o período, como hotelaria, esporte, impressão e turismo.

O setor também contribuiu com diversos empregos indiretos. O estudo revela que a cada emprego criado no setor audiovisual, outros 1,09 empregos são gerados em outros setores da economia em razão da maior demanda. A média para setores de serviços é de 1,67, fazendo que o audiovisual figure em 4° lugar entre os maiores multiplicadores dos 17 setores de serviços que compõe a MIP (Matriz Insumo-Produto).

Confira aqui o estudo completo e aqui um infográfico sobre o tema.

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