11 Novembro 2014 | Natalí Alencar
Expocine se consolida como a principal convenção voltada ao exibidor, distribuidor e fornecedor
Evento continua hoje (11) das 10h ás 19h
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O primeiro dia da Expocine reuniu no Centro de Convenções Frei Caneca (São Paulo) mais de 1000 visitantes, incluindo exibidores de pequeno, médio e grande porte que puderam conferir de perto serviços, produtos e novas tecnologias, antes disponíveis apenas em encontros estrangeiros.
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Além disso, o evento trouxe palestras especiais e apresentações da Paramount e Disney.
Logo no início, era possível perceber o grande sentimento de “quebra de paradigmas” que o evento representa ao segmento da cinematografia. Com olhar curioso e ao mesmo tempo impactante, o exibidor percebeu a importância deste evento para o setor, que há tempos carecia de um cuidado especial.
Conteúdo na prática
A primeira manhã de encontros teve a abertura feita pelo executivo da RealD, Sean Spencer na sala do Espaço Itaú que ficou lotada.
“É um orgulho poder abrir este evento e desejamos que seja o maior sucesso”, disse o empresário que citou a importância do 3D para o mercado como um negócio rentável e que “veio para ficar”. Segundo ele, 57% dos filmes no Brasil são 3D, comparado a outros países, esse número ainda é pequeno. Por exemplo, na Alemanha, esse índice chega a 70%.
Na sequência, Pierre Mantovani coordenou uma mesa-redonda sobre o perfil do público Geek. Ele mostrou dados de uma pesquisa realizada com os leitores do Portal Omelete. Foram entrevistados mais de 12 mil pessoas e feitas 109 perguntas.
Dentre elas, qual o ator preferido, qual a frequência de compra online, quais os produtos mais consumíveis, não só serviços, mas até bebidas e alimentos. Tudo isso para entender o perfil deste público e como o exibidor pode aproveitá-lo dentro do seu cinema.
“O que vale é a experiência que o cinema proporciona. Entender esse cliente é saber como retê-lo por mais de duas horas dentro do cinema”, explicou Mantovani.
A mesa-redonda mais polêmica do dia foi a conduzida por Igor Kusptas (Abra a Janela Exibidor, Os Independentes querem a Telona). Os convidados citaram cases envolvendo lançamentos em diversos formatos e plataformas como estratégias diferenciadas para atrair o cliente ao cinema. Alguns exibidores defenderam a postura de que a janela do cinema deve ter prioridade, já os presentes na mesa ilustraram possibilidades dessas janelas se conversarem e juntas encontrarem novas possibilidades de lançamento, saindo do modelo convencional.
“É preciso pensar em formas criativas para repensar o modelo de distribuição dos filmes”, indicou Igor.
A primeira manhã foi encerrada com Eric Belhasen, do Boca-Boca que mostrou “Instrumentos para Predizer as Bilheterias”. Ele explicou os tipos de pesquisas existentes e como elas podem auxiliar os exibidores e distribuidores. A pesquisa de Tracking, por exemplo, tenta “prever” como será o lançamento do filme nos cinemas. O sistema de pesquisa face-to-face indica qual filme o consumidor de fato está disposto a pagarpor um ingresso. Além disso, há também as pesquisas de “Buzz nas redes”, para avaliar os impactos dos posts nas redes sociais.
“Não garantimos assertividade 100%, no entanto, durante os últimos oito anos em que trabalhamos com isso, tivemos apenas dois casos em que a pesquisa não coincidiu com os resultados da bilheteria”, exemplificou Eric.
Tudo o que o Exibidor precisa num único local
A feira de produtos e serviços reuniu num único ambiente todos os serviços e tecnologias que o exibidor precisa para aprimorar seu negócio ou ainda nas próximas inaugurações.
Por mais que a digitalização esteja em meados do seu término, os exibidores ainda têm muitas opções e novidades para os complexos, principalmente os exibidores pequenos que até então não tinham contato com as diversas tecnologias disponíveis.
Dentre os expositores, podemos destacar alguns estandes que chamaram a atenção como a ANCINE que montou um polo de bate papo e reuniões; a Barco com um mini cinema e a NEC que levou pela primeira vez a um evento na América Latina, seu projetor a laser. O espaço dedicado à feira tinha ainda um hall para proporcionar encontros e reuniões entre os executivos. Amanhã teremos uma cobertura especial sobre os estandes. Aguarde.
"É importante ter um evento com um espaço estruturado, organizado e com o acesso facilitado como esse que está acontecendo aqui em São Paulo, ilustrou César Silva, Vice-presidente da Paramount Pictures do Brasil.
Lucas Crantschaninov, Gerente de vendas da Dolby, que recentemente adquiriu a Doremi e na Expocine oficialmente se apresentou como tal para os exibidores, reforçou: "O Brasil precisava de um evento desse porte".
Na tela, os próximos filmes que prometem lotar as salas
Duas distribuidoras mostraram suas próximas apostas para os mais de 200 exibidores que assistiram confortavelmente as apresentações com qualidade de som e imagens dignos de um verdadeiro cinema.
“É uma oportunidade para trazer um número maior de exibidores”, disse o vice presidente da Paramount Pictures no Brasil, César Silva.
A Paramount iniciou sua apresentação com os principais sucessos em 2014, como Hércules, Noé e Tartarugas Ninja.
O estúdio mostrou trechos de Bob Esponja, Homens, Mulheres & Filhos, The Gambler, Projeto Almanaque, Atividade Paranormal 5, Monster Trucks, Scouts vs Zoumbies e finalizou com um clip exclusivo com a principal aposta para 2015: O Exterminador do Futuro – Gênesis.
A Disney também abriu sua apresentação com os principais sucessos de 2014, como Frozen, Malévola e Guardiões da Galáxia.
Devido ao acordo de confidencialidade não é possível revelar muitos detalhes, no entanto, os exibidores presentes puderam conferir materiais, teasers e informações de filmes que prometem boas bilheterias até 2019.
Veja as fotos do primeiro dia aqui.
Confira a programação de hoje aqui.
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