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08 Outubro 2014 | Janaina Pereira, RJ

Estudo mostra que setor audiovisual criou mais de 100 mil empregos em 2012

Divulgado na RioMarket, material mostra contribuição do setor no PIB nacional

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(Foto: Divulgação)

O RioMarket, a área de negócios do Festival do Rio - maior evento da indústria audiovisual da América Latina que acontece até dia 8 – apresentou um estudo sobre o impacto econômico do setor audiovisual brasileiro, desenvolvido pela Tendências Consultoria Integrada para a Motion Picture Association na América Latina (MPA-AL) e para o Sindicato Interestadual da Indústria Audiviosual (Sicav). O estudo mostrou que a indústria de audiovisual contribuiu, em 2009, com 0,57% do PIB, sendo R$ 19,8 bilhões de contribuição direta à economia brasileira e R$ 15 bilhões de forma indireta.

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Ricardo Castanheira, da Motion Picture Association, e Silvia Rabelo, do Sindicato Interestadual da Indústria Audiviosual (Sicav) apresentaram o estudo durante coletiva de imprensa. Eles destacaram que o estudo indica que em 2012 a indústria audiovisual criou cerca de 110 mil empregos diretos e 120 mil indiretos, ou seja, para cada emprego gerado no setor, outros 1,09 são gerados nos demais setores da economia.

A arrecadação direta de impostos somou R$1,6 bilhão em 2009, que em valores corrigidos de 2013 atingem R$ 2,1 bilhões. O impacto indireto em outros setores chegou a aproximadamente R$ 1,2 bilhão. De acordo com o estudo, o setor audiovisual é comparável a outros como os de turismo, impressão e esportes. Em 2012, o audiovisual gerou massa salarial em torno de R$ 4,2 bilhões, o que significa crescimento de 37% em cinco anos - em 2007 registrara R$ 3 bilhões.

Para Ricardo Castanheira, o estudo mostrou a contribuição do audiovisual para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. “É importante unir esforços e encontrar as melhores soluções legais e regulatórias que promovam ainda mais o potencial do setor, considerando as inovações tecnológicas em curso”, revelou Castanheira.

Já Silvia Rabello ressaltou a importância do estudo para mostrar que o setor de audiovisual é fundamental para economia brasileira. “Dada a relevância cultural, social e econômica do nosso setor são necessárias mais ações que estimulem o respectivo desenvolvimento sustentável, a modernização e internacionalização”, frisou.

O Rio Market realizou mais de 40 mesas de debates e sete workshops, reunindo produtores, exibidores, roteiristas, diretores, técnicos e profissionais da indústria audiovisual brasileira e internacional, que se reuniram para trocar informações e discutir sobre o setor. Na já tradicional RioScreenings, produtores disponibilizaram suas produções a profissionais interessados em aquisição, distribuição, exibição ou coprodução. Pela primeira vez, o RioMarket realizou o Film Show, onde produtores brasileiros apresentaram seus projetos disponíveis para distribuição e coprodução para produtores, distribuidores, exibidores e sales agents.

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