07 Outubro 2014 | Redação
“Xenia” e “De Gravata e Unha Vermelha” vencem o Prêmio Felix
O cineasta Aluizio Abranches e a atriz Julia Lemmertz foram os mestres de cerimônia
Compartilhe:
Na noite desta segunda-feira (6) foi realizada no Centro Cultural Banco do Brasil a cerimônia de entrega dos prêmios Felix, dedicados a filmes de temática LGBT dentro do Festival do Rio. O cineasta Aluizio Abranches e a atriz Julia Lemmertz foram os mestres de cerimônia da noite.
Publicidade fechar X
O presidente do júri, Wieland Speck, anunciou o primeiro troféu da noite, o Prêmio Especial do Júri, para o longa australiano Toda Terça-Feira, de Sophie Hyde.
Em seguida, foi a vez do deputado federal Jean Wyllys anunciar o escolhido como Melhor Documentário, o brasileiro De Gravata e Unha Vermelha, de Miriam Chnaiderman. O prêmio foi recebido pelo ator, poeta e bailarino Bayar Tonelli, um dos personagens retratados no longa.
Por fim, o ator Mateus Solano revelou o premiado como Melhor Ficção, o grego Xenia, de Panos H. Koutras. A produtora Marie-Pierre Macia recebeu o troféu.
Este ano foi a primeira edição do prêmio Felix, dedicado ao melhor filme de temática LGBT dentro de toda a programação do Festival.
A logomarca do prêmio foi criada pelo designer Cristiano Terto e o troféu, pelo artista plástico Rodrigo Cardoso.
O Prêmio Felix
O Festival do Rio 2014, pela primeira vez em sua história, premiou o melhor filme do universo gay. Nesse ano, dos 350 filmes apresentados, 44 estiveram aptos a disputar o Prêmio Félix. Para acompanhar o comportamento da sociedade, a curadoria da Mostra Gay sentiu a necessidade de espalhar os filmes com essa temática por todas as outras mostras, abolindo a categoria e criando o troféu Félix.
Confira aqui uma galeria do evento.
Compartilhe:
- 0 medalha