Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Internacional

10 Setembro 2014 | Janaina Pereira, Veneza

Brasil tem participação discreta no Festival de Veneza

Evento permite contato de produtores, exibidores e distribuidoras com produções inéditas

Compartilhe:

(Foto: Janaina Pereira)

A 71ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza foi realizada de 27 de agosto a 6 de setembro e, pela terceira vez consecutiva, o evento abriu espaço para o Venice Filme Market (VFM).Produtores, distribuidoras e exibidores estiveram no Hotel Excelsior, localizado no Lido de Veneza, para acompanhar conhecerem – e comprarem – produções inéditas ou em processo de finalização. Este ano o evento cresceu, com cerca de 1.500 participantes.

Publicidade fechar X

“Veneza tem atraído cada vez mais investimentos para a indústria cinematográfica, levando a um crescimento no mercado que não se via faz tempo. A demanda para vender e exibir os filmes já finalizados ou em produção, para mercados dentro e fora da Europa, foi mais alta que nos anos anteriores”, disse Pascal Diot, diretor do VFM, acrescentando que, em relação a Berlim e Cannes – os outros dois festivais tradicionais de cinema – Veneza foi quem mais cresceu.

O diretor do VFM também informou que o evento viabilizou a realização de novas produções, que já chamam a atenção dos exibidores e, assim, conseguem garantir uma sala para serem apresentadas. “Atraímos o interesse de companhias, incluindo produções, financiamentos, exibidores e distribuições grandes”, comemora.

Para Diot, um dos mercados que tem mais contribuído com o crescimento do VFM é a China. “Estou feliz porque temos um representante da China patrocinando o evento. Ao contrário da América do Sul que ainda não está com o foco em Veneza, a China apostou em nosso festival e está conseguindo viabilizar seus filmes. O reflexo disso é que, para 2015, já posso antecipar que teremos umapresença asiática muito maior no nosso mercado de cinema, inclusive porque os exibidores europeus estão se interessando pelo que os chineses fazem."

A participação brasileira no VFM foi discreta. A Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV),com seu presidente Marco Altberg, fechou um acordo com a Associação Nacional da Indústria Cinematográfica, Audiovisual e Multimídia (Anica) italiana, para o desenvolvimento de coproduções entre Brasil e Itália.

Por conta desse acordo, uma delegação de produtores italianos deve participar do RioContentMarket, evento organizado pela ABPITV, que acontecerá de 25 a 27 de fevereiro de 2015, no Rio de Janeiro.

Premiação

O Festival foi marcado, também, pela sua tradicional premiação, que deu ao longa sueco do diretor Roy Anderson, A Pigeon sat on a branch reflecting on existence (Em tradução livre: Um pombo sentou em um galho para refletir sobre a existência), o Leão de Ouro. 

Entre os principais premiados destacam-se The Look of Silence, da Dinamarca, que levou o Grande Prêmio do Júri; o filme Hungry Hearts, que garantiu os prêmios de melhor ator e atriz para Adam Driver e Alba Rohrwacher, respectivamente; Andrei Konchalosvky, vencedor do prêmio de melhor diretor com The postman’s White nights; e Sivas, que ganhou o Grande Prêmio Especial do Júri. 

Confira também:

Diretor do Festival enaltece o crescimento do mercado de negócios em Veneza

Galeria de Fotos

Compartilhe:

  • 0 medalha