Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Curiosidade

05 Setembro 2014 | Redação

Cinemateca realiza maratona para celebrar “50 anos de Zé do Caixão”

Programação integra o circuito do Mês da Cultura Independente promovido pela prefeitura de SP

Compartilhe:

(Foto: Reprodução / Catraca Livre)

Em setembro a Cinemateca Brasileira integra o circuito de programação do Mês da Cultura Independente promovido pela prefeitura de São Paulo com uma programação especial.

Publicidade fechar X

Na madrugada de 27 para 28 de setembro, a Cinemateca exibe uma maratona comemorando os 50 anos de Zé do Caixão. O personagem, que surgiu em pesadelo de seu criador, José Mojica Marins, é um agente funerário niilista, odiado na cidade onde vive e obcecado em encontrar uma "mulher superior" capaz de gerar seu filho perfeito. No caminho, enfrentará tudo e todos para atingir seu objetivo. Lendário personagem do cinema brasileiro, Zé do Caixão aparece pela primeira vez em À Meia-noite Levarei sua Alma, lançado comercialmente nos cinemas em 09 de novembro de 1964.

A programação durante este mês destaca títulos do cinema independente depositados no acervo da Cinemateca. Entre os filmes brasileiros, estão Janete, primeiro longa de Chico Botelho; Damas do Prazer, de Antonio Meliande; Os Desclassificados, de Clery Cunha e O Maníaco do Parque, de Alex Prado. A seleção conta também com a pré-estreia de Aliança, de Gabriel Martins, João Toledo e Leonardo Amaral, comédia que foi um dos destaques do mais recente Festival de Tiradentes.

Alguns títulos do cinema independente americano estão presentes, como Um dia em Nova York, de Greg Mottola; o vencedor do prêmio de melhor filme no festival de Sundance em 1998 Domingo é dia..., de Jonathan Nossiter; Na Companhia dos Homens, de Neil LaBute, vencedor do prêmio de roteiro e ator (Aaron Eckhart) no Independent Spirit Awards e o Filmmakers Trophy no Festival de Sundance em 1998 e outros.

Confira a programação completa aqui.

Compartilhe:

  • 0 medalha