03 Setembro 2014 | Redação
H2O planeja ser uma das distribuidoras mais importantes do Brasil
Distribuidora recebe investimento da Córtex e sonha com mais espaço no mercado
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A H2O busca alçar voos cada vez maiores nos próximos anos. Graças a um investimento da Cortéx, holding criada pela Conspiração e o Banco Icatu, a empresa pretende buscar um posicionamento ainda maior no mercado de cinema e ter uma participação significante nas grandes bilheterias do cinema nacional. “Esse é o grande motivo, do qual, a gente buscou ter um sócio importante como a Córtex”, afirmou ao Portal Exibidor Sandro Rodrigues, diretor-geral da H2O.
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Criada em 2012, a distribuidora espera encontrar novos projetos nacionais de grande magnitude e que possam colocar a empresa entre as que mais geram lucro ao exibidor, aumentando, assim, sua importância no mercado. Dessa maneira, o planejamento visa instituir uma estrutura capaz de criar parceria com todas as produtoras, idealizando projetos, criando campanhas de lançamento e trabalhando ao lado do exibidor, para que este acredite que a H2O entrou no para trabalhar da melhor forma possível os futuros lançamentos.
“Temos em torno de 10 projetos assinados dentro da H2O com várias produtoras. Eles estão em estágios bem diferentes, tem projetos que estão na ideia, tem uns que já estão estruturados e captando, tem outros que estão finalizando a produção, outros que já tem data de início de filmagem, então está na pré-produção. Mas todos são filmes que acredito”, afirmou Sandro.
O primeiro teste de grande importância é o longa Made in China, estrelado por Regina Cazé e com produção da Pindorama com a Conspiração em co-produção com a Globo Filmes. Com lançamento previsto para o dia 06 de novembro, Sandro acredita que o filme pode ser um dos pontos de partida para a nova fase da H2O. " É um filme que a gente vai lançar em mais de 400 salas e é uma produção que eu acredito. É uma comédia popular, que pode ser realmente bem representativo para o mercado nesse ano de 2014”, explicou.
Como funciona a parceria
A entrada da Córtex não traz apenas o capital, mas também permite a criação de um planejamento a longo prazo, além de agregar a experiência de nomes importantes do mercado, como Pedro Buarque de Hollanda, que era presidente da Conspiração, agora é conselheiro da Córtex e, com a parceria, conta com uma cadeira no conselho da H2O.
“A entrada do Icatu faz com que a H2O seja uma empresa que tem um modelo de gestão de grandes companhias, é uma empresa S/A, tem estatuto, tem regra de governança, está sendo auditada todo ano e isso faz com que a gente tenha uma estrutura para oferecer para os nossos parceiros que eu acredito que consiga trazer um serviço grande, principalmente para os produtores de filmes nacionais, já que o nosso pilar principal vai ser o cinema nacional”, completa Sandro. A Córtex terá 40% das ações da H2O.
“Queremos ajudar e colaborar para que o mercado cresça cada vez mais e se posicionar, porque eu acredito que o número de salas vai aumentar muito nos próximos anos, a gente esteja muito bem posicionado nesse crescimento”, finalizou.
Confira um bate-bola exclusivo com Sandro Rodrigues:
Exibidor - Acredita que há espaço para crescimento no mercado nacional?
Rodrigues - Eu acredito que o mercado de cinema tem um espaço de crescimento muito grande, acho que o mercado de cinema nacional está se desenvolvendo, acho que tem tudo pra ficar em torno de 30% do mercado de market share e a gente aqui da H2O sempre teve isso. Quando idealizei a H2O sempre projetei para ser um player importante desse mercado, buscando parceiros importantes realmente fazendo um trabalho diferenciado para se posicionar como um grande player.
Exibidor - Por ser uma empresa nova, acredita que a H2O terá dificuldades de crescimento?
Rodrigues - A H2O é uma empresa nova, mas sempre buscou ter uma expertise de mercado muito grande. A gente já tinha algumas pessoas, acredito que somam muito na companhia. Temos o Jorge Peregrino, que foi vice-presidente da América Latina da Paramount, e hoje é um diretor na área de planejamento estratégico muito importante dentro da companhia; tem na área da programação o Paulo Braga, que trabalha mais de 30 anos no mercado. A H2O sempre foi uma empresa nova, mas sempre teve um background de executivos que traz toda uma expertise de mercado. Eu mesmo já trabalho no mercado há 17 ano e acho que a entrada deles, além de um capital, traz expertise na empresa. Então, a gente quer se estruturar cada vez mais na área de filme nacional.
Exibidor - Haverá investimento na distribuição de filmes internacionais?
Rodrigues - Óbvio que teremos e conseguiremos com a área de filmes internacionais, temos uma pessoa focada nisso, temos projetos pela frente, mas acredito que o espaço de crescimento e onde a gente possa ter uma grande importância para ser um player, olhando o mercado como um todo, o cinema nacional tem um espaço grande para nós.
Exibidor - Como o mercado recebeu a notícia?
Rodrigues - Algumas pessoas que já conversamos, sempre antes de ter o anúncio oficial vaza para algumas pessoas, é normal, o mercado está feliz. É importante para o mercado ter mais distribuidoras estruturadas para trabalhar junto ao produtor, ao exibidor, o mercado está feliz, essa é a minha percepção, espero que eu esteja certo.
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