15 Agosto 2014 | Redação
Projeção a laser 6P pode redefinir o 3D
Sistema promete maior luminosidade nas exibições em 3 dimensões
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A projeção a laser 6P pode ser uma das soluções para a exibição em 3 dimensões. O formato, que será demonstrado pela Christie no Canadá (leia mais aqui), apresenta seis cores primárias e o sistema garante uma luminosidade maior para filmes em 3D e pode ser uma das soluções para a queda de venda nos ingressos no formato mundialmente.
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O Brasil ainda não sentiu tão bruscamente a queda na arrecadação de filmes no formato 3D e muitos deles ainda chamam a atenção do espectador. Contudo, nos EUA e em diversos países europeus, o formato apresenta uma queda anual e, em 2009, a aceitação da tecnologia era de 67%, no país americano enquanto em 2013 caiu para 42%.
Um dos problemas apontados por especialistas da indústria foi que estúdios passaram a adaptar filmes que normalmente seriam lançados em 2D para o 3D e, assim, entregavam um produto abaixo do esperado pelo público. “Estão matando a galinha que nos dá os ovos de ouro”, disse Jeffrey Katzenberg, diretor executivo da Dreamworks Animation, durante uma entrevista para a Variety, sobre a produção em massa de filmes no formato.
Outra fator que pode ter contribuído para a diminuição das vendas de ingressos 3D é a queda do brilho na imagem em relação ao 2D. Atualmente, entre 70% e 90% da luz é absorvida pelo equipamento 3D (polarizadores, rodas, óculos, entre outros), dificultando aos espectadores discernir detalhes que formam a imagem: tudo desaparece para segundo plano e as cores não parecem naturais. Como analogia, ver um filme com baixa luminosidade é como ler em condições com pouca luz, uma situação geralmente acompanhada por dor de cabeça e fadiga ocular.
Fora os problemas acima, exibidores precisam de uma tela de alto ganho, apresentando uma mancha mais luminosa na tela, diretamente na frente do espectador, deteriorando rapidamente a luminosidade nas áreas da tela que estão mais afastadas.
Com um sistema de projeção a laser com 6 cores primárias, os comprimentos de onda luminosa necessários são produzidos diretamente da fonte, sem nenhum desperdício de luz durante o isolamento das cores específicas para as imagens separadas para o olho esquerdo e direito. O resultado é o fato de um sistema 3D de cabeça dupla com 6 cores primárias ter quase o dobro da eficiência luminosa que o sistema 3D mais eficiente atualmente disponível – com a vantagem complementar de não precisar de uma tela prateada não uniforme de alto ganho.
“Além disso, a implementação de um sistema a laser 6P pode ser realizada facilmente usando duas cabeças de projeção em uma configuração Christie Duo, sendo cada uma designada como um projetor para o olho esquerdo ou direito e conectada separadamente ao seu próprio conjunto de diferentes cores primárias RGB a laser”, garante Bruno Tavares, gerente geral da Christie na América do Sul.
Tavares explica que um sistema 6P com cabeça única tem menos da metade da eficiência luminosa que um sistema com cabeças duplas que exibe simultaneamente ambas as imagens para o olho esquerdo e direito. Para obter uma exibição sequencial da imagem, o sistema com cabeça única fecha ou bloqueia automaticamente as cores primarias R1G1B1 ou R2G2B2 em um modo alternado. Isso significa que cada conjunto de lasers é usado menos de 50% do tempo.
“Nenhum expositor deverá considerar, sob nenhuma circunstância, um sistema 3D sequencial com 6 cores primárias e uma cabeça. Não apenas esse tipo de sistema apresenta elementos que “piscam” na tela, mas também faz um uso extremamente ineficiente dos lasers na opção 3D baseada na separação cromática (em comparação com um sistema de duas cabeças) e tem um desempenho sub-ótimo nas outras configurações dos sistemas 2D e 3D (em comparação com o sistema 3P)”, garante o gerente geral.
Apesar da nova tecnologia, como todas que aparecem no mercado, ainda ter um preço acima da média, a projeção 6P pode ser o futuro do cinema. "A Christie e outros representantes da indústria acreditam firmemente e aguardam que a projeção a laser suba o nível de todas as telas 3D, atendendo as necessidades do mercado e restabelecendo o setor do cinema 3D, a fim de refletir a espantosa experiência 3D que o público apenas pode obter nas salas de cinema locais", finalizou Tavares.
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