Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Divulgação

30 Julho 2014 | Redação

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2014 será realizado em agosto

Evento será sediado no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro

Compartilhe:

"A Floresta de Jonathas" é um dos recordistas em indicação deste ano (Foto: Divulgação)

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2014 está chegando. O evento organizado pela Academia Brasileira de Cinema será realizado no Theatro Municipal (RJ), no dia 26 de agosto, às 20h45. 

Publicidade fechar X

Ao contrário de outras premiações do Brasil, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro tem sua organização e a escolha de seus vencedores realizada pelos profissionais do audiovisual brasileiro, dando a oportunidade para que a própria classe celebre o seu trabalho. 

A escolha dos premiados é realizada em duas etapas. A primeira, a Academia divulga uma lista e o conselho acadêmico escolhe em diversas categorias os filmes que serão indicados. Dessa lista, os cinco mais votados de cada categoria são eleitos para uma votação final, que é feita por todos os associados. Somente então serão escolhidos os grandes vencedores. 

O campeão de indicações de 2014 é o filme amazonense A Floresta de Jonathas, que está indicado em 14 categorias diferentes, incluindo Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator. Outros destaques são A Busca, de Luciano Moura, Colegas, de Marcelo Galvão, Flores Raras, de Bruno Barreto, A Memória que Me Contam, de Lucia Murat, Faroeste Caboclo, de Rene Sampaio e Meu Pé de Laranja Lima, de Marcos Bernstein, todos indicados em mais de dez categorias diferentes.

Será realizada, também, uma homenagem ao ator, diretor e roteirista Domingos de Oliveira pela sua contribuição ao cenário cinematográfico nacional. Formado em engenharia, Oliveira nunca trabalhou na área após se envolver com teatro amador e seu primeiro longa-metragem foi realizado em 1966, intitulado Todas as Mulheres do Mundo. Além do cinema, escreveu mais de 20 peças de teatro e trabalhou em novelas e séries de televisão. 

O departamento de cinema e vídeo da Universidade Federal Fluminense também receberá uma homenagem especial pelo seu papel no ensino do audiovisual no país. 

Revista Exibidor é uma das apoiadoras do evento deste ano, que terá transmissão ao vivo no Canal Brasil e no site canalbrasil.com.br

Compartilhe:

  • 0 medalha