23 Julho 2014 | Redação
XPAND pretende expandir atuação no mercado brasileiro
Jorge Dantas e Maria Costeira falam sobre os planos da empresa no Brasil
Compartilhe:
A XPAND 3D, empresa de produtos e tecnologias 3D, foi fundada em 2005 e está há oito anos no Brasil. Em abril deste ano, a companhia nomeou o executivo Jorge Dantas como seu vice-presidente nas Américas e no Brasil, o que resultou uma maior aproximação com o mercado.
Publicidade fechar X
Dantas tem longa experiência no mercado, resultado de 15 anos de trabalho na NEC, empresa que fabrica projetores digitais para cinema. Na XPAND é responsável pelo desenvolvimento de novos negócios, vendas e estratégias comerciais.
“Com a contratação do Jorge Dantas, um profissional de extensa experiência no mercado brasileiro, o nosso objetivo é, sem dúvida, o de melhor servir o mercado Latino Americano. Em especial o Brasil, através de uma presença local que possa responder mais rapidamente a todas as situações e movimentos quer positivos, quer negativos no mercado”, explica a CEO Maria Costeira.
A empresa tem parceria com o Festival de Cannes no fornecimento de tecnologia 3D e atualmente conta com escritórios nos EUA, Eslovênia, Japão e Índia. No Brasil, tem parceria com os exibidores Moviecom, Orient e Cine3 Ferry Boat.
Segundo Maria Costeira e Jorge Dantas, a empresa pretende expandir sua atuação no Brasil, principalmente com o mercado em fase de digitalização. “Temos vários projetos em andamento que estão sendo desenhados junto a exibidores de forma implantar a tecnologia 3D passiva e para que com isso consigamos economias de escala para melhorar ainda mais o custo dos óculos passivos”, confirmou Dantas.
Na entrevista a seguir, os profissionais falam dos produtos, dos planos da empresa e das novidades já previstas para 2015. Confira:
Portal Exibidor – Como está a relação com o mercado brasileiro?
Maria Costeira - Temos uma extensa presença no mercado cinematográfico brasileiro de salas 3D com referências como nas redes Moviecom, Oriente, Cine3 Ferry Boat, entre outras, e temos até XPAND 3D instalado em academias para as aulas de Spinning! Nosso software está também amplamente presente no mercado dos Televisores 3D e nas casas de milhões de brasileiros, através das marcas Panasonic, Samsung e Sony nas suas Televisões 3D ativas. A nossa solução de digital signage para o Mercado da exibição cinematográfica é um produto novo e com características únicas em todo o mundo. O fato de ter sido desenhado pensando no exibidor e nas suas necessidades concretas diárias, sendo flexível, modular e uma grande arma de marketing, tornou o produto num best seller.
Exibidor - Quais são as metas da empresa no Brasil, principalmente após a contratação do Jorge Dantas?
Maria Costeira - Claramente é objetivo da empresa aumentar a nossa quota de mercado em todos os segmentos que atuamos e entrarmos em novos segmentos como o do Varejo que, no momento, não estamos presentes. Com variadíssimos produtos tecnológicos de varejos disponíveis em lojas como a Best Buy e a Amazon nos Estados Unidos, o consumidor brasileiro só terá a ganhar com a disponibilidade no mercado local de produtos como os XPAND Universal 3D Glasses TM, que são uns óculos 3D compatíveis com quase todas as marcas de TV, projetor 3D e salas de cinema XPAND ativas.
Exibidor – Qual a sua análise do mercado brasileiro?
Jorge Dantas - O mercado Brasileiro está passando por uma mudança muito grande, tanto na modernização da tecnologia de projeção, como na tecnologia utilizada para reproduções 3D. A tecnologia 3D passiva tem vindo para dominar a preferência dos exibidores brasileiros, não só pela boa qualidade de reprodução, mas também e, principalmente, pelo custo significantemente reduzido dos óculos usados nestas projeções.
Exibidor – Como é a atuação internacional da empresa?
Jorge Dantas - A XPAND, sendo uma empresa detentora de diversas propriedades intelectuais no segmento 3D, continua investindo fortemente em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, possibilitando aos seus clientes uma projeção da mais alta qualidade, com mais brilho, com tecnologias de ponta e a um custo muito competitivo. Trabalhando junto aos estúdios de Hollywood, aos mais prestigiados organizadores de eventos de cinema do mundo, aos fabricantes de projetores e de tecnologias de projeção, e muito próximo aos exibidores, a XPAND eleva as projeções 3D para um nível superior, mantendo-se assim sempre à frente e na liderança do setor.
Mundo afora a XPAND fornece grandes cadeias de cinemas como Toho no Japão, mercado que detêm mais de 80% de quota no mercado e na França, com 65% do mercado. Muitas salas VIP de grandes redes mundiais de cinemas optam pela nossa tecnologia, devido à qualidade superior amplamente demonstrada.
Exibidor - Como pretendem driblar a concorrência?
Maria Costeira - A qualidade e a diversidade da nossa oferta é superior e muitíssimo mais ampla que a de toda a concorrência, e a nossa intenção de adaptar a nossa estratégia às necessidades do mercado local trarão sem dúvida resultados.
Exibidor - Com a digitalização do parque exibidor, quais são as expectativas da empresa?
Jorge Dantas - A digitalização do parque exibidor brasileiro proporciona uma maior integração dos diversos sistemas que compõe um complexo de cinema. Quando uma rede passa a estar totalmente digitalizada, os diversos sistemas existentes, como o de projeção, de gerenciamento (TMS), de venda de ingressos, de TI, comunicam-se entre si.
Desta forma os processos podem ser automatizados e centralizados, reduzindo assim o custo operacional de cada complexo. Por exemplo, a nossa solução de sinalização digital, o “CineInfo Display”, permite que qualquer informação seja distribuída em full HD para cada monitor digital instalado em qualquer ponto do país em questão de segundos. A informação de programação disponível nos lobbies e na bilheteria é atualizada instantaneamente pela integração deste sistema com o sistema de programação do cinema. Já os trailers, pôsteres e outros materiais das distribuidoras são adquiridos automaticamente pela integração do CineInfo Display com os sistemas das empresas que distribuem conteúdo.
Maria Costeira - Com a digitalização das salas de cinema do Brasil, pretendemos ter uma quota de Mercado dominante das salas 3D proporcionando quer aos exibidores quer ao cliente final uma experiência cinematográfica de 3D da mais altíssima qualidade (a mesma tecnologia e qualidade que por exemplo se encontra num festival de Cannes de quem a XPAND e parceira técnica oficial há anos).
Exibidor - Tem novidades ou lançamentos programados para o segundo semestre deste ano ou para 2015?
Maria Costeira - No que toca ao mercado cinematográfico, duas novas gerações de Sistema Passivo 3D, com melhorias significativas em aspectos como luz na tela, replicação de cores, upgrade remoto de software, entre outras.
Estarão disponíveis a partir de Setembro uma nova geração de óculos 3D passivos (4K ready) de custo inferior, para além de uma nova geração (já disponível) de óculos 3D passivos 4K (4K otimizados) e UHD (ultra high definition). A XPAND é a única marca no mercado que possui óculos (ativos e passivos) 4K e UHD.
Compartilhe:
- 0 medalha