29 Abril 2025 | Redação
CineSolar abre inscrições para mostra de curtas produzidos por diretores de periferias e comunidades tradicionais
Oito filmes serão selecionados para exibições gratuitas em espaços descentralizados da capital paulista
Compartilhe:

O CineSolar, primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar, está com inscrições abertas para a mostra CineSolar Territórios: Diversidade, Câmera... AÇÃO!, que exibirá gratuitamente curtas-metragens em diferentes regiões da cidade de São Paulo. A iniciativa busca valorizar produções realizadas por cineastas das periferias urbanas, comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas e outros grupos historicamente sub-representados no audiovisual brasileiro.
Ao todo, serão selecionados oito curtas-metragens de até 20 minutos de duração, sem restrição de linguagem ou gênero — ficção e documentário são aceitos. Os filmes farão parte de sessões ao ar livre em seis territórios descentralizados da capital paulista. Cada produção escolhida receberá o valor de R$ 1.000. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril e podem ser feitas por meio de formulário online.
“Nas últimas décadas o acesso a produção do audiovisual vem se democratizando cada vez mais, mas a democracia nem sempre chega em todos os cantos, e tão pouco se conhecem. Realizar a produção desses espaços em outros espaços é aproximar o Brasil de todos os cantos em uma sessão”, diz Max Mu, curador do projeto.
O projeto é realizado com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e conta com apoio da Spcine e da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, via Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).
As regras completas e critérios de seleção estão disponíveis no regulamento da mostra, que pode ser conferido aqui.
Compartilhe:
- 0 medalha