28 Abril 2025 | Redação
#LINK:RIO abre inscrições para laboratório de cinema documental no Rio de Janeiro
Evento gratuito seleciona projetos autorais e oferece vaga em tradicional encontro de documentaristas na Argentina
Compartilhe:

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do #LINK:RIO, oficina de cinema dedicada ao desenvolvimento de projetos documentais com foco em cineastas do Rio de Janeiro. O laboratório acontece entre 13 e 16 de maio no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) e no Espaço #LINK:RIO, no Centro da cidade, e vai selecionar oito projetos de realizadores emergentes do estado.
Com direção de Walter Tiepelmann, produção de Leonardo Pinheiro e coordenação de Celina Torrealba, o evento é um desdobramento carioca do tradicional #LINK – Encuentro Iberoamericano de Cine Documental, realizado na Argentina. A proposta é apoiar ideias autorais e narrativas inovadoras, ajudando a transformar conceitos iniciais em projetos estruturados que possam buscar financiamento, coproduções e estratégias de exibição.
O #LINK:RIO oferecerá mentorias com profissionais renomados da área, como Walter Tiepelmann, Mario Durrieu (diretor do FIDBA), María Campaña Ramia (programadora do IDFA – Festival Internacional de Documentários de Amsterdã), Allan Ribeiro e Renato Vallone. A seleção dos projetos será feita por um comitê formado por Rafael Saar, Lara dos Guaranys, Jana Wolff e pelo próprio Tiepelmann.
Além das mentorias, um dos projetos será escolhido para participar da 14ª edição do #LINK, em Buenos Aires, que acontece entre 6 e 11 de outubro.
“O LINK:RIO busca se tornar um ponto de apoio para cineastas que buscam expandir os limites da percepção e da linguagem documental, apostando em filmes que, ao propor outras formas, desafiem tanto os conceitos da linguagem do documentário assim como o próprio fazer cinematográfico”, explica Walter Tiepelmann, diretor de indústria do evento.
As inscrições vão até 1º de maio pelo site link-rio.com.
Durante o #LINK:RIO, será realizada também a primeira edição do FID:RIO – Festival Internacional de Cinema de Não Ficção do Rio de Janeiro. Com curadoria de Mario Durrieu, o festival apresenta um panorama de produções autorais contemporâneas e será realizado em formato híbrido, com sessões online abertas para todo o Brasil e sessões presenciais no CCJF.
O FID:RIO é uma coprodução com o tradicional FIDBA de Buenos Aires e reforça a proposta de fortalecer o Rio de Janeiro como um polo de excelência no cinema documental. Toda a programação será gratuita e divulgada em breve.
Compartilhe:
- 1 medalha