Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Balanço

16 Abril 2025 | Yuri Codogno

Vendas de ingressos sobem 7,2% no primeiro trimestre de 2025

Público total nos três primeiros meses do ano ficou em 27,7 milhões de espectadores

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Foram três meses bastante movimentados nos cinemas nacionais, um motivo de bastante comemoração para os exibidores de todo o Brasil. O primeiro trimestre de 2025, mesmo na ausência de grandes blockbusters entrando em cartaz, conseguiu elevar as vendas de ingressos em 7,2%, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os números foram retirados do Observatório do Cinema e do Audiovisual (OCA) da Ancine

Publicidade fechar X

Os dados são referentes até a 13ª semana cinematográfica, que em 2025 representa até 2 de abril. 

No período, os cinemas brasileiros venderam 27,7 milhões de ingressos, 7,2% acima do que os 25,8 milhões comercializados no primeiro trimestre do ano passado. Mas se comparamos com 2019, a queda é de 36,2%, visto que foram 40,9 milhões de espectadores nos três primeiros meses do último ano pré-pandemia.

Na renda, a diferença diminui em decorrência da inflação, que ano após ano eleva um pouco os preços dos ingressos. Até o momento, 2025 arrecadou R$ 540 milhões, 6,7% mais do que em 2024 (R$ 500 milhões), mas 18,7% menos do que em 2019 (R$ 640 milhões).

As produções nacionais, por sua vez, continuam em alta e, inclusive, os números são melhores até mesmo do que os resultados de 2019. O market share dos filmes brasileiros no primeiro trimestre de 2025 é de 28,1% (7,8 milhões de ingressos), acima dos 23,6% (6,12 milhões) de 2024 e 14,6% (5,97 milhões) de 2019. 

Em relação aos filmes mais vistos no primeiro trimestre deste ano, a lista é composta por:

  • - Mufasa: O Rei Leão (Disney) | 4 milhões (lançado em 2024)
  • - Sonic 3 - O Filme (Paramount) | 3,1 milhões (lançado em 2024)
  • - O Auto da Compadecida 2 (H2O Films) | 2,92 milhões (lançado em 2024)
  • - Capitão América: Admirável Mundo Novo (Disney) | 2,9 milhões
  • - Ainda Estou Aqui (Sony) | 2,7 milhões  (lançado em 2024)
  • - Branca de Neve (Disney) | 1,2 milhão
  • - Moana 2 (Disney) | 1,1 milhão
  • - Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (Downtown/Paris) | 977 mil
  • - Nosferatu (Universal) | 918 mil
  • - Conclave (Diamond Films) | 705 mil

Se deixarmos de lado os lançamentos do ano passado, os filmes que entram no ranking são: Vitória (Sony), com 569 mil espectadores; Acompanhante Perfeita (Warner), com 513 mil; Mickey 17 (Warner), com 408 mil; O Homem do Saco (Paris Filmes), com 386 mil; e Flow (Mares Filmes), com 383 mil. Vale lembrar que Um Filme Minecraft (Warner), que é o maior público do ano no Brasil até o momento, estreou apenas em abril, portanto não entra no levantamento.

Mesmo com o sucesso de vendas esse ano, é preciso fazer um porém: dos 27,7 milhões de ingressos vendidos no primeiro trimestre, pelo menos 13,82 milhões (47,6%) foram para filmes lançados em 2024. Apesar de não ser um motivo para grandes preocupações, é preciso que 2025 comece a andar com as próprias pernas o quanto antes, sem depender de lançamentos anteriores.

E a situação se agrava quando pensamos nos filmes nacionais. Se retirarmos os longas brasileiros já citados, o top 10 não chega a somar 600 mil ingressos vendidos:

  • - Fé para o Impossível (Galeria) | 267 mil
  • - Uma Advogada Brilhante (Downtown/Paris) | 139 mil
  • - MMA - Meu Melhor Amigo (Disney) | 90 mil
  • - Baby (Vitrine) | 23 mil
  • - Viva a Vida (Elo Studios) | 12 mil
  • - Câncer com Acidente em Virgem (Downtown/Paris) | 12 mil
  • - Milton Bituca Nascimento (Gullane) | 12 mil
  • - Luiz Melodia - No Coração do Brasil (Embaúba) | 8 mil
  • - O Melhor Amigo (Vitrine) | 4 mil
  • - Oeste Outra Vez (O2 Play) | 3,1 mil

Para o atual trimestre (abril, maio e junho), as notícias são boas. Além do já lançado Minecraft, os seguintes blockbusters entrarão em cartaz: Thunderbolts* (Disney), Karate Kid Lendas (Sony), Lilo & Stitch (Disney), Missão: Impossível - O Acerto Final (Paramount), Bailarina (Paris Filmes), Como Treinar o Seu Dragão (Universal) e Elio (Disney). Entre as apostas nacionais, o grande destaque é Homem com H (Downtown/Paris)

Compartilhe:

  • 0 medalha