16 Abril 2025 | Renata Vomero
Filmagens em Los Angeles caem no 1º trimestre após incêndios no início do ano
Número de dias de filmagens caiu 22,4% no período, após crescimento no fim de 2024
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A FilmLA, empresa sem fins lucrativos voltada aos negócios de cinema de Los Angeles, divulgou o relatório do primeiro trimestre de 2025, referente ao número de dias de filmagens no período, que caiu 22,4%. As informações são da Variety e Deadline.
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Esse decréscimo se sobrepõe ao crescimento apresentado no final de 2024, de 6,2%, e parte dessa diminuição é atribuída aos intensos e devastadores incêndios que afetaram parcialmente Los Angeles em janeiro, causando o adiamento de eventos, premiações e, claro, de produções.
O relatório da FilmLA destrinchou também os valores do trimestre, que somaram 5.295 dias de filmagens. Para comerciais e publicidade, foram 796 dias de filmagens, representando uma queda de 2,1%.
Para televisão, foram 1.670 dias de filmagens, uma diminuição de 30,5%. Já para longas-metragens a queda foi de 28,9%, referentes aos 451 dias de filmagens.
Para além dos incêndios, a FilmLA atribui a queda nas filmagens nos cortes globais no audiovisual e também à concorrência que tem crescido frente à Califórnia, com novos territórios ganhando força nos EUA e em outros países, que cada vez mais criam políticas de atração de filmagens.
E esse é justamente um apelo que as entidades do setor estão fazendo para o governador da Califórnia, Gavin Newsom, pedindo que ele amplie o apoio dentro do Programa de Crédito Tributário para e Cinema e Televisão no estado. A FilmLa apoia essa essa demanda, pedindo por incentivos de ao menos US$750 milhões por ano para as produções.
“A California Production Coalition estima que uma filmagem média em locação acrescenta US$ 670 mil e 1.500 empregos por dia à economia local. E o Condado de Los Angeles e a Beacon Economics relatam que há 10.500 empresas relacionadas ao entretenimento no estado. Números como esses deixam claro: a Califórnia não pode se dar ao luxo de entregar mais trabalho aos seus concorrentes”, concluiu Philip Sokoloski, Vice-presidente de comunicação da FilmLA.
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