Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Educação

15 Abril 2025 | Yuri Codogno

Sebrae-SP lança programa com o objetivo de impulsionar o audiovisual brasileiro

Crie Audiovisual é uma iniciativa do Polo de Referência Nacional em Economia Criativa e é executado pela BRAVI

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de São Paulo lançou na semana passada o Crie Audiovisual, programa para impulsionar o audiovisual nacional. A iniciativa integra o Polo de Referência Nacional em Economia Criativa, é liderada pelo próprio Sebrae paulistano e executada pela BRAVI – Brasil Audiovisual Independente. As informações são do portal Tela Viva. 

Publicidade fechar X

O programa tem o objetivo de fortalecer o segmento oferecendo suporte e ferramentas para o desenvolvimento de negócios audiovisuais em todo o país. O público-alvo são empresas e profissionais do segmento, incluindo produtoras, estúdios, empreendedores, MEIs, freelancers, estudantes e outros interessados no audiovisual que terão acesso a workshops online e presenciais, eventos de conexão, consultorias individuais e eventos de acesso ao mercado. Além disso, haverá eventos de networking, qualificação profissional e mentorias ao longo de dois anos de vigência do programa.

"O segmento audiovisual é um dos mais representativos dentro da economia criativa. Somos mais de dez mil produtoras audiovisuais independentes no Brasil, e 17 mil agentes audiovisuais credenciados. Sem falar naqueles que não têm registro na Ancine, por conta da informalidade do setor. Mas esses elementos evidenciam um setor dinâmico e pujante, mas que poderá ser ainda mais representativo se desenvolvido de forma mais profissional”, ressaltou Mauro Garcia, presidente-executivo da BRAVI. 

A cidade de São Paulo, em particular, é um hub importante que, de acordo com a pesquisa "Impacto Socioeconômico do Setor Audiovisual Paulistano", da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), em 2023 contribuiu com 17,97% dos postos de trabalho do setor, além de abrigar 37% das empresas da área e reunir 42,3% das produtoras.

"O lançamento do Crie Audiovisual representa um marco importante para o setor audiovisual brasileiro, reunindo líderes e especialistas para discutir os desafios e oportunidades do mercado e apresentar as ferramentas e o suporte que o Crie Audiovisual oferecerá aos empreendedores do setor", disse Rafael Nery, consultor de Economia Criativa e gestor do Crie Audiovisual do Sebrae-SP. 

A decisão do Sebrae-SP em investir na iniciativa considerou os desafios que os pequenos negócios do setor audiovisual enfrentam, fazendo com que diferenciação e inovação sejam cada vez mais cruciais para a sua sustentabilidade. Os desafios são a intensa concorrência (tanto de grandes empresas nacionais quanto internacionais), a dificuldade de acesso a financiamento e linhas de crédito, menos acesso a redes de distribuição, além de falta de qualificação técnica e de gestão.

O evento de lançamento do Crie Audiovisual foi realizado na última quarta-feira (9), em São Paulo, com a presença de profissionais da área e representantes de instituições, como Lyara Oliveira, presidente da Spcine; Nelson Hervey Costa, diretor superintendente do Sebrae-SP; e o próprio Rafael Nery.

O objetivo principal foi definido como um impulsionamento de negócios do setor audiovisual, capacitando empresas e profissionais em diferentes estágios de maturidade. Assim, o programa será composto por ações estratégicas de sensibilização, desenvolvimento de negócios e fortalecimento de comunidades, conexão de empreendedores a novos mercados e fomento ao crescimento sustentável do setor. 

Na prática, o programa estabelece algumas ações que irão compor seu calendário, sendo elas: 

  • - Workshops presenciais e online – mais de 50 até 2026 – que garantirão aprendizado prático e atualizado; 
  • - Consultorias individuais e personalizadas, que trarão direcionamento estratégico sob medida, maximizando resultados e fortalecendo a competitividade; 
  • - Trilhas de desenvolvimento de negócios, que proporcionarão uma jornada estruturada para o crescimento sustentável; 
  • - Eventos de conexão, imersão e comunidades, que fortalecerão o ecossistema criativo, promovendo colaboração e inovação; Eventos com rodadas de negócios, que conectarão empreendedores a oportunidades reais de mercado; 
  • - e participação em missões nacionais e internacionais.

Entre os destaques dessa agenda estão as trilhas de desenvolvimento – serão oito ao longo do programa, online e gratuitas, para 25 empresas por trilha, de diferentes temas e níveis de maturidade. O formato será: processo de seleção, diagnóstico da empresa, seis workshops online e até seis horas de consultoria, totalizando oito semanas de acompanhamento. A primeira trilha já está com inscrições abertas

As empresas participantes devem ser paulistas e formalizadas (MEI, ME ou EPP), com CNAEs relacionados ao audiovisual e focadas em projetos de conteúdo, como curtas-metragens, médias-metragens, longas-metragens, séries, web séries, documentários, animação, entre outras.

Compartilhe:

  • 0 medalha