07 Abril 2025 | Yuri Codogno
Com aporte de R$ 5 milhões, Netflix fecha parceria com Cinemateca Brasileira para restauração, modernização e ampliação da sede
Netflix também busca entrar em acordo com Ministérios da Cultura e do Turismo para mais parcerias público-privadas
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Na última semana, a Netflix anunciou um patrocínio cultural no valor de R$ 5 milhões para a Cinemateca Brasileira, como parte do projeto de restauração, modernização e ampliação do Complexo Arquitetônico da instituição. A iniciativa, aprovada pelo PRONAC 235047, por meio da Lei Rouanet, marca a primeira vez que a Netflix utiliza esse mecanismo de incentivo cultural para apoiar a cultura e o audiovisual no Brasil.
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O investimento será aplicado na reestruturação e modernização da Sala Oscarito, a primeira sala de projeção da atual sede da Cinemateca, inaugurada em 1997. As obras incluem também adequações às legislações vigentes, melhorias nas instalações técnicas e modernização do sistema de climatização, visando garantir acessibilidade e adotar tecnologias que tornem o ambiente mais atual e eficiente.
"É uma alegria contribuir para a revitalização de um espaço tão importante para a história do cinema brasileiro. Preservar a memória audiovisual é fundamental para manter viva a cultura brasileira, garantindo que as futuras gerações conheçam e valorizem a riqueza de seu cinema. A Netflix sempre apoiou e seguirá apoiando o cinema nacional, investindo em tecnologia, infraestrutura e, principalmente, em histórias que refletem a diversidade e o talento do nosso país", celebrou Elisabetta Zenatti, vice-presidente de Conteúdo da Netflix no Brasil.
Com este acordo, a Netflix se torna a primeira empresa da iniciativa privada a fazer parte do projeto de revitalização e modernização da Cinemateca Brasileira desde sua reabertura em 2022.
“A modernização da Sala Oscarito é um passo importante na revitalização da Cinemateca Brasileira. Esse esforço não só contribui para preservar nosso patrimônio audiovisual, mas também reposiciona a Cinemateca como um espaço de referência na exibição cinematográfica e audiovisual”, destacou Maria Dora Mourão, diretora-geral da Cinemateca Brasileira.
Além da reforma da Sala Oscarito, o projeto de restauração da Cinemateca inclui ações como recuperação de alvenarias, climatização de espaços técnicos e áreas de pesquisa, implantação de paisagismo e melhorias na acessibilidade de diversas instalações. A Cinemateca projeta serem necessários quase R$ 30 milhões para a restauração completa.
A parceria público-privada é essencial para viabilizar a reconstrução da maior instituição brasileira dedicada à preservação audiovisual. Mecanismos de incentivo fiscal da cultura estão disponíveis a quase todas as empresas, e a Cinemateca está atualmente em busca de mais parceiros para a conclusão deste ambicioso projeto. Pessoas físicas também podem apoiar a iniciativa por meio do Programa de Amigos da Cinemateca.
E não é apenas o investimento na Cinemateca Brasileira que a Netflix planeja, visto que a locadora vermelha está negociando com os ministérios da Educação e do Turismo um aporte para a construção de salas de cinema em instituições federais de ensino e para a realização de uma campanha de atração de turistas a partir de personagens e cenários de suas produções brasileiras. Tais informações são da Folha de S.Paulo.
As negociações, que se arrastam desde o primeiro semestre de 2024, acontecem num contexto de aproximação da empresa americana do governo federal e em paralelo à discussão, no Congresso, da regulamentação do streaming. Nas conversas iniciais com o Ministério da Educação, cinco institutos com cursos técnicos de cinema ganhariam salas de exibição bancadas pela Netflix: São Miguel Paulista, em São Paulo; Curitiba, no Paraná; Cidade de Goiás, no estado homônimo; Alvorada, no Rio Grande do Sul; e Recanto das Emas, em Brasília. Devido a problemas de logística e estrutura, porém, apenas um deles servirá de piloto, num primeiro momento. A adaptação de auditórios pré-existentes seria feita nos moldes dos CEUs que integram o Circuito Spcine e integraria o Fundo Netflix pela Equidade Criativa.
Com o Ministério do Turismo e a Embratur, as negociações são em relação a encabeçar uma campanha de promoção do turismo a partir de personagens e cenários de produções da plataforma.
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