01 Abril 2025 | Yuri Codogno
Primeiro dia da CinemaCon tem debate sobre público e gastos elevados: "Os dólares que gastamos são muito maiores, mas a eficácia é muito menor"
CinemaCon começou ontem (31) e vai até o dia 3 de abril
Compartilhe:

Maior convenção global com foco na indústria de distribuição e exibição cinematográfica, a CinemaCon 2025 começou ontem (31) e levantou um importante debate: a dificuldade que o mercado está enfrentando para obter lucro com filmes, especialmente os que possuem público mais nichado. As informações são dos portais Deadline e Box Office Pro.
Em painel moderado por Michael O’Leary, presidente e CEO da Cinema United (antiga NATO), especialistas debateram como o marketing é um enorme desafio para filmes e os cinemas. Os nomes que participaram da discussão são: Jeff Goldstein, presidente de distribuição global da Warner; Mark Viane, presidente de distribuição internacional da Paramount; Alejandro Ramirez Magana, CEO da Cinépolis; e Tim Richards, CEO da Vue.
“A economia de fazer filmes é mais problemática agora do que nunca. Qual é essa proposta de valor? Como você faz filmes que rendem dinheiro para um estúdio na economia de hoje, e particularmente de estúdios tradicionais? Temos que descobrir como podemos endireitar esse barco. Acho que chegaremos lá em breve porque temos que fazer isso, não temos escolha. Os dólares que gastamos são, em muitos casos, muito maiores do que já gastamos antes, mas a eficácia é muito menor... quando você olha para esses números, francamente, eles realmente te mantém acordado à noite, e me mantém acordado à noite”.
Os especialistas também comentaram como alcançar o público, isso porque, nos dias atuais, é necessário ser bem certeiro na estratégia de marketing. Segundo eles, a informação corre mais rápido na atualidade, fazendo com que seja mais difícil impactar os possíveis espectadores, em decorrência do excesso de informações que há disponível. Inclusive, “fazer uma autópsia” dos fracassos de bilheteria é um caminho importante para compreender onde erraram.
Segundo Viane, outra questão é que o mercado está muito fragmentado: “Você tem que acertar muitos alvos. Um plano de marketing de sucesso em um mês não pode ser replicado no outro. O que realmente estamos tentando focar é em qualquer mensagem que estamos divulgando, como isso vai se conectar e se relacionar com aquele público específico. Mas então, como Jeff disse, a informação está se espalhando. Então é muito difícil manter essas mensagens separadas, e é muito caro. Esse é, eu acho, nosso maior desafio — quanto dinheiro estamos gastando".
A CinemaCon vai até a próxima quinta-feira (3) e o Portal Exibidor trará as principais novidades do mercado de exibição, distribuição e das tecnologias para os cinemas.
Compartilhe:
- 0 medalha