Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cobertura CinemaCon

01 Abril 2025 | Yuri Codogno

Christie apresenta suas novidades tecnológicas na CinemaCon, como as soluções IMB-S4 e VDR

Portal Exibidor conversou com Ricardo Laporta, gerente de vendas da empresa no Brasil

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Se aproximando dos 100 anos desde sua fundação, a Christie vive mais uma CinemaCon (que terá atividades até o próximo dia 3) com a expectativa de fazer bons negócios e apresentar suas novidades aos exibidores. A empresa está no principal evento mundial do mercado cinematográfico com suas soluções e tecnologias, como o Christie IMB-S4 e a solução tecnológica Christie VDR.



Como destacou Ricardo Laporta, gerente de vendas da Christie no Brasil, em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor, “buscamos, a cada grande passo, oferecer soluções mais inteligentes, tecnológicas e soluções a bons custo-benefício para um mercado que também está mudando drasticamente com a chegada de novas tecnologias e novos formatos”.

Entre as novidades apresentadas pela companhia está a nova tecnologia Christie VDR, voltada para os projetores CineLife+ RealLaser, que traz economia de custos, maior vida útil do laser e um desempenho de imagem aprimorado para telas convencionais e de grandes dimensões. Além disso, outra novidade é IMB-S4, capaz de reproduzir em 4K 48fps 3D em um único projetor 4K CineLife+, com interface extremamente intuitiva que funciona em laptops, tablets e celulares, monitoramento avançado de bateria e armazenamento SSD confiável que pode guardar mais de 18 longas-metragens.

Não exatamente uma novidade, a Christie também volta a ressaltar a parceria com a OrionPC no aluguel de projetores, modelo de negócio que tem se tornado cada vez mais importante para o mercado. Apesar disso, a empresa reconhece que cada caso é isolado e que tanto aluguel quanto vendas podem ser importantes para diferentes exibidores.

As soluções e tecnologias da Christie podem ser visitadas até o próximo dia 3 na CinemaCon. E, para o segundo semestre, a empresa espera aprofundar as discussões sobre o Christie VDR na Expocine 2025, que já tem data marcada: 30 de setembro a 3 de outubro.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA COM RICARDO LAPORTA:

Como sua empresa se destacou no mercado de exibição de filmes nos últimos anos?

LAPORTA: A Christie está chegando ao seu centenário, então podemos afirmar que já presenciamos muitas mudanças e desafios na indústria e conseguimos superar todos esses momentos difíceis, toda vez saindo ainda mais fortes. A Christie busca, a cada grande passo, oferecer soluções mais inteligentes, tecnológicas e soluções a bons custo-benefício para um mercado que também está mudando drasticamente com a chegada de novas tecnologias e novos formatos.

Como tem sido o crescimento no mercado brasileiro?

LAPORTA: Particularmente no Brasil, vimos um crescimento fenomenal desde o fim da era do VPF, com o lançamento de novas tecnologias e soluções mais acessíveis para nosso cliente final, o exibidor. O Programa de Locação não foi apenas um divisor de águas para a indústria, baseado em uma parceria excelente e bem-sucedida com a Orion, que foi estratégica para o nosso crescimento, mas também para nós. Ele provou que não há substituto para a combinação de qualidade com um modelo de negócios inteligente. A Christie está na vanguarda do cinema e, como gostamos de dizer, "Christie é Cinema".

Quais são as novidades que vocês apresentarão na CinemaCon 2025?

LAPORTA:  Este ano, teremos uma prévia tecnológica da nossa nova tecnologia habilitadora chamada Christie VDR, voltada para os projetores CineLife+ RealLaser. Ela traz economia de custos, maior vida útil do laser e um desempenho de imagem aprimorado para telas convencionais e de grandes dimensões. Essa tecnologia é compatível com os projetores RGB da Série-4, nos quais os exibidores já investiram ou podem adquirir hoje, proporcionando maior eficiência energética operacional e tornando o cinema premium mais acessível a um público mais amplo. Esperamos lançá-la ainda este ano.

O programa de locação de projetores em parceria com a OrionPC é um sucesso, certo? Como avaliam essa trajetória nos últimos dois anos?

LAPORTA: Podemos dizer, com certeza, que é um sucesso absoluto, medido não apenas pelos números, que foram expressivos, mas também pela recepção extremamente positiva que temos recebido de todos os tipos de exibidores. Isso só comprovou que o mercado estava pronto para essa nova forma de ter uma imagem incrível na tela, novamente, fruto desse novo modelo de negócios que criamos com a Orion. Demonstramos que essa indústria não tem medo de avançar com soluções inovadoras e novos modelos de negócios. Tanto é que outras empresas estão copiando nosso modelo, o que é realmente lisonjeador.

O programa de locação é o futuro ou continuará coexistindo com a venda de projetores?

LAPORTA: Não existe uma abordagem única que sirva para todos. O que funciona para um exibidor no Nordeste pode não funcionar para outro no Sul, por exemplo. O mais importante é manter o diálogo aberto, ouvir nossos clientes e parceiros e fornecer a melhor solução possível. Estamos abertos a negócios, seja por meio do Programa de Locação ou outros canais.

Ouvi dizer que a Christie lançará seu próprio servidor DCI. A Barco já tem o Alchemy. Isso pode significar o fim dos servidores de terceiros?

LAPORTA: Isso não é mais um rumor. Venha à CinemaCon e veja essa novidade em nossos projetores em exibição. Participe da nossa demonstração e veja o novo IMB-S4 em ação. Para começar, o Christie IMB-S4 será capaz de reproduzir 4K 48fps 3D em um único projetor 4K CineLife+. Ele tem uma interface extremamente intuitiva que funciona em laptops, tablets e celulares. Além disso, possui uma vida útil superior a dez anos, com monitoramento avançado de bateria e armazenamento SSD confiável que pode guardar mais de 18 longas-metragens (com possibilidade de expansão), além de oferecer 5 anos de garantia e atualizações de software vitalícias.

O que os exibidores podem esperar da Christie nos eventos do setor ao longo do ano, especialmente na Expocine25?

LAPORTA: Podem esperar discussões aprofundadas sobre o Christie VDR, à medida que nos aproximamos de seu lançamento, além do anúncio de novas tecnologias de iluminação para nossos projetores de cinema, com o objetivo de aprimorar a experiência dos exibidores e do público.

Alguma consideração final?

LAPORTA: Enquanto aguardamos ansiosamente para vê-los na CinemaCon, também estamos animados para encontrá-los na Expocine25, no Brasil!

Compartilhe:

  • 0 medalha