31 Março 2025 | Renata Vomero
Barco reforça a consolidação da projeção a laser como próxima geração da exibição
Gerwin Damberg, EVP da Barco Cinema, concedeu entrevista ao Portal Exibidor
Compartilhe:

A CinemaCon 2025 está acontecendo e com ela vem as novidades apresentadas pelas principais empresas focadas em projeção para cinema. A Barco, claro, está entre elas, focando em suas linhas de projeção a laser, especialidade da companhia, com a Série 4 ou até a atualização de luz dos projetores da Série 2.
Mas não só isso, seus serviços de aluguel de projetores, servidor DCI, o Alchemy, e as novidades que prometem levar a indústria para o futuro, também estarão presentes no estande de mais de 800 metros quadrados da maior convenção do mercado de cinema do mundo, que acontece até 3 de abril, em Las Vegas.
A Barco trouxe ao mercado a tecnologia a laser em 2014 e, desde então, foram mais de 100 mil projetores enviados, atendendo mais de 200 exibidores do mundo todo. Na última edição da CinemaCon, a empresa deu mais um passo para a excelência em tecnologia de projeção com o lançamento do HDR by Barco, que oferece um ecossistema integrando o HDR com Lightsteering a todo o conjunto de soluções próprias para oferecer uma experiência cinematográfica de primeira linha. A novidade movimentou a indústria e vem sendo bastante almejada por exibidores do mundo todo, mas, por enquanto, ainda não tem previsão de chegada no Brasil, como comentou Gerwin Damberg, EVP da Barco Cinema, em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor.
O executivo também destacou o posicionamento da empresa no mercado hoje, os planos de expansão no Brasil e América Latina, bem como a perspectiva quanto à indústria como um todo. Além de, claro, convidar a todos para visitarem o estande da empresa durante a CinemaCon.
Confira a entrevista:
Como a sua empresa tem se destacado no mercado de exibição de filmes nos últimos anos?
Gerwin Damberg: Uma das coisas que diferencia a Barco é nossa cultura de inovação. Estamos sempre em busca de novas maneiras de melhorar a experiência de assistir a filmes – por meio de novas tecnologias empolgantes, repensando modelos de negócios e financeiros para nossos parceiros e expandindo o suporte que oferecemos aos nossos clientes com novos serviços. Como resultado, conseguimos entregar avanços inovadores para cinema com o HDR da Barco e acelerar a transição global para projeção a laser com nossas soluções Série 4 e Laser Light Upgrade.
Como vê seu crescimento no mercado brasileiro?
Gerwin Damberg: O mercado brasileiro experimentou um crescimento notável nos últimos anos, impulsionado por um aumento na presença do público, estratégias de marketing inovadoras e um crescente interesse por narrativas locais diversificadas e experiências cinematográficas imersivas.
Quais serão as novidades apresentadas na CinemaCon 2025?
Gerwin Damberg: A Barco apresentará capacidades expandidas para operações de tecnologia integrada no CinemaCon 2025. Mostraremos esses e outros desenvolvimentos animadores em nosso espaço de mais de 800 metros quadrados, que incluirá uma galeria interativa e um cinema projetado especialmente para demonstrações diárias em 2K e 4K do Laser by Barco.
A Barco e a Santa Clara anunciaram durante o Show de Inverno 2024 o programa de aluguel de projetores para exibidores brasileiros. Como tem sido o andamento do programa quase um ano após seu anúncio?
Gerwin Damberg: O programa foi bem recebido pelos exibidores e esperamos uma maior participação nos próximos meses.
O projetor HDR lançado no CinemaCon 2024 foi um sucesso. Há previsão de que ele chegue ao Brasil em 2025?
Gerwin Damberg: No momento, estamos focados em ampliar o HDR da Barco nos mercados atuais, mas estamos ansiosos para compartilhar mais informações sobre nossos planos de expansão para o Brasil e outros mercados da América Latina em breve.
Ouvimos rumores de que a Christie lançará seu próprio servidor DCI. A Barco já tem seu próprio Alchemy. Isso pode ser o fim dos servidores desenvolvidos por terceiros? Conte mais sobre isso.
Gerwin Damberg: Os operadores de cinema estão constantemente buscando maneiras de melhorar a eficiência de seus negócios. Uma forma de alcançar isso é por meio de uma maior integração dos serviços tecnológicos usados nos cinemas, incluindo a combinação dos servidores de mídia da Barco com os projetores a laser da Barco. Ambos os produtos são soluções poderosas por si só, mas os benefícios são amplificados quando usados em conjunto. Embora não possamos prever o que outras empresas planejam fazer nesse segmento, há uma tendência para uma abordagem tecnológica mais integrada.
O que os exibidores podem esperar da Barco em eventos do mercado ao longo do ano, especialmente a Expocine?
Gerwin Damberg: Ainda é cedo para compartilhar nossos planos detalhados para a Expocine ou outros eventos que acontecerão ainda neste ano, mas podem esperar que a Barco apresente seu portfólio de tecnologia a laser premiada, além de algumas surpresas e anúncios empolgantes ao longo do caminho.
Querem trazer algumas considerações adicionais?
Gerwin Damberg: À medida que nossa indústria navega por custos de energia inconstantes e pela competição crescente do streaming e de outras opções de entretenimento, este é o momento perfeito para considerar a adesão dos cinemas ao redor do mundo na migração para a projeção a laser. O laser é a próxima geração para a exibição de filmes, elevando a qualidade da imagem enquanto reduz os custos operacionais e o consumo de energia. A Barco oferece um portfólio robusto de opções à laser, desde atualizações da linha Laser Light para projetores xenon até a premiada família de laser da Série 4 da Barco e, agora, a inovadora experiência premium HDR da Barco com Lightsteering. Incentivamos todos a visitarem o estande da empresa no CinemaCon para encontrar o projetor a laser ideal para seu cinema.
Compartilhe:
- 0 medalha