28 Março 2025 | Yuri Codogno
Rio2C apresenta novidades para a edição 2025 e realiza importantes anúncios da programação: "Nada mais humano do que a arte de criar"
Portal Exibidor compareceu no kick-off realizado ontem (27) na capital fluminense
Compartilhe:

Com “The Edge of Perfection” como o tema norteador deste ano, a sétima edição do Rio2C realizou ontem (27), no Rio de Janeiro, um kick-off para apresentar as primeiras novidades do evento. Programado para acontecer entre os dias 27 de maio e 1 de junho, alguns anúncios relacionados ao setor audiovisual foram feitos, confirmando importantes nomes da indústria, como parceiros de produção do Pedro Almodóvar, Ricardo Darín, Marvel e muito mais.
“O tema da edição de 2025 busca abrir espaço para diálogos sobre como a perfeição – e a sua busca – impactam diversas áreas da sociedade, como arte, ciência, cultura, negócios e meio ambiente. Buscamos investigar as oportunidades, os dilemas e possíveis desigualdades que podem surgir quando a tecnologia desafia os limites da humanidade. Como equilibrar eficiência com autenticidade? Até onde essa busca vale a pena? Quais os limites éticos? E o que se perde nesse caminho? São questionamentos como esses que buscaremos abordar ao longo da nossa programação”, disse Rafael Lazarini, criador e CEO do Rio2C.
Maior evento de economia criativa da América Latina, o Rio2C, somente ano passado, reuniu cerca de 50 mil pessoas (entre elas, 1.663 palestrantes de 36 países) e foram realizadas 1.239 reuniões em rodadas de negócios. Para este ano, a convenção será dividida em quatro eixos (Summit, Conferência, Mercado e Festival) e abordará temas transversais que passam pelo audiovisual, música, moda, literatura, esporte, game, ciência, meio ambiente, educação, trabalho, tecnologia, marcas e propaganda, design, arquitetura e urbanismo.
Além disso, Rafael abordou um pouco mais sobre a intersecção entre o ser humano e a tecnologia: “De fato, estamos cada vez mais próximos desse ponto de reflexão do que seremos daqui a 50 anos como sociedade. E depende muito das decisões que cada um de nós estamos tomando hoje. Então estamos mais orgulhosos de nossa missão no Rio2C e, a cada ano que passa, nos sentimos mais atuais, porque batemos nessa tecla do humano. A tecnologia é uma ferramenta e deixa de fazer sentido quando deixa de ser centrada na humanidade. Porque nada mais humano do que a arte de criar".
Em relação às novidades, no audiovisual alguns importantes nomes foram anunciados durante a apresentação. Entre eles, estão:
- - Esther Garcia, produtora que trabalha ao lado do renomado Pedro Almodóvar (O Quarto ao Lado, Estranha Forma de Vida, A Pele que Habito), responsável por grandes sucessos do cineasta;
- - Mary Livanos, diretora de produção e desenvolvimento da Marvel Studios;
- - Gandja Monteiro, cineasta brasileira que dirigiu episódios de Wandinha, Agatha Desde Sempre, The Witcher e Dead City, spin-off da franquia The Walking Dead;
- - o produtor executivo Diego Ramirez e a roteirista Camila Bruges, responsável pela adaptação de Cem Anos de Solidão, inspirado na obra homônima de Gabriel García Márquez;
- - Axel Kuschevatzky, produtor argentino responsável por muitos sucessos protagonizados por Ricardo Darín (Relatos Selvagens).
Outras novidades também foram anunciadas nos demais setores. Para a edição 2025 do Rio2C, porém, o destaque é o summit inédito para a moda, que acontecerá no primeiro dia do evento com alguns dos expoentes do segmento, como a estilista Bella Freud (filha do artista Lucian Freud e bisneta do inventor da psicanálise, Sigmund Freud), conhecida pelo uso lúdico e humorístico da linguagem em suas criações. Outros nomes confirmados são: Adama Paris, Paulo Borges, Marie Gomis-Trezise e Ib Kamara.
Já consagrados no evento, há também espaços destinados para música, com famosos nomes confirmados, como Lulu Santos, Marina Sena, Xamã, Dinho Ouro Preto, Kiko Zambianchi, Valeska Popozuda, Péricles, Belo, Ferrugem, Xande de Pilares, Russo Passapusso, Gabi Amarantos e Criolo, além de Dustee Jenkings, Chief Public Affairs Officer do Spotify.
Um dos pilares do Rio2C, o Mercado movimenta centenas de milhões de reais a cada ano, fomentando de forma expressiva a indústria criativa brasileira e a economia da cidade ao realizar negócios e desenvolver conteúdos que impactam diretamente a cadeia produtiva. Somente nesta edição, serão 483 executivos, players e investidores, 1.072 projetos inscritos nos pitchings e 1.075 projetos nas rodadas de negócios. Para completar, serão abertas em breve novas oportunidades como mentoria, masterclasses e workshops, além de um novo pitching para influenciadores.
Não podemos esquecer também as Rodadas de Negócios, que impulsionam a indústria criativa com reuniões exclusivas para a apresentação de projetos aos maiores players globais. Mais de mil profissionais do mercado audiovisual, editorial, musical e de startups participam desses encontros. Além disso, há os pitchings para que criadores defendem seus projetos perante uma banca composta por importantes nomes do mercado, bem como uma plateia de compradores, investidores e executivos do mundo inteiro. Para a edição 2025, serão: Pitching Industry, Pitching Talent, Pitching de Startups, Pitching Show e o Pitching Editorial.
Por fim, serão 21 palcos multidisciplinares no Rio2C 2025: GlobalStage; StoryVillage; Brainspace; House of Brands; Biodom; New Frontier; Future.U; Soundbeats; Soundbeats II; Soundbeats III; Screening Room; Arts&Crafts; Writer's Room; SportsOn; BITS; Creator Square, além dos palcos exclusivos de mercado.
Compartilhe:
- 0 medalha