Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Tendências

28 Março 2025 | Redação

Estudo da Fandango revela hábitos dos frequentadores de cinema e filmes mais aguardados de 2025

Divulgação em redes sociais e formatos premium estão em alta entre cinéfilos, e "Jurassic World" é o filme mais aguardado do ano

Compartilhe:

(Foto: Reprodução)

Na última terça-feira (25), a Fandango divulgou o resultado do seu estudo anual "Moviegoing Trends & Insights", que revela preferências e hábitos de consumo dos frequentadores de cinema. Além disso, também foi feita uma lista com os dez filmes mais aguardados de 2025 e, no topo do ranking, aparece Jurassic World: Recomeço (Universal) como a produção mais aguardada do ano. As informações são do Box Office Pro.



A pesquisa pode servir como um direcionamento para as distribuidoras na divulgação de seus lançamentos, uma vez que entre os mais de 5 mil entrevistados, 59% responderam que utilizam as mídias sociais como principal fonte para se informar sobre filmes em cartaz nos cinemas. Pouco atrás aparece a publicidade em televisão, sendo utilizada por 54% dos entrevistados. O formato mais eficaz para despertar o interesse do público são os conteúdos em vídeo, como trailers, clipes e análises, por exemplo, mas o público da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) é mais impactado por conteúdos do TikTok, incluindo memes.

Entre os entrevistados, 41% se identificaram como cinéfilos fiéis, que assistiram em média 10 filmes nos cinemas em 2024 e são, em grande parte, compostos por homens da Geração Z e Millennials (nascidos entre 1981 e 1996). Os cinéfilos casuais, por sua vez, representam 59% dos entrevistados, viram em média dois filmes nos cinemas em 2024 e são, em sua maioria, mulheres da Geração Z. A maioria dos espectadores, sendo fiéis ou casuais, também apontaram os formatos premium como um grande diferencial e atrativo. 77% dos entrevistados listaram os formatos IMAX, RealD 3D e Dolby Cinema como os mais populares e atrativos. O RealD 3D, inclusive, aumentou 16% em popularidade em relação ao ano anterior.

A periodicidade da ida ao cinema também acaba impactando a forma de comprar ingressos e 65% dos cinéfilos fiéis compram seus ingressos online, enquanto 49% dos cinéfilos casuais compram ingressos sem planejamento, se deixando levar pela oportunidade de assistir um filme. Além disso, os programas de fidelidade também têm interesse crescente entre os dois grupos. Entre os cinéfilos fiéis, há uma preferência em programas de fidelidade pagos com atualizações gratuitas para formatos premium, enquanto os cinéfilos casuais utilizam os programas para presentear familiares e amigos. Entre ambos os grupos, ausência de taxas, acesso antecipado a ingressos em promoção e pacotes de benefícios são os três principais itens procurados para planos pagos.

Outro insight interessante para os exibidores foi o tipo de conteúdo que as pessoas gostariam de ver nos cinemas, para além dos filmes. Os eventos esportivos são os mais atraentes, com 80% de todos os espectadores expressando interesse em ver eventos esportivos nos cinemas, aumentando para 86% entre os espectadores fiéis. Estreias e finais de TV também capturaram a atenção dos espectadores, com terror/suspense/thriller, ação/aventura e comédia/sitcoms citados como os principais gêneros de TV que eles gostariam de ver na tela grande.

Por fim, o estudo também apontou que a temporada de verão no hemisfério norte deverá render bons números para os exibidores, uma vez que 66% dos entrevistados afirmaram que pretendem assistir a quatro ou mais filmes nos cinemas, aumentando para 69% entre a Geração Z. Também foram listados os 10 filmes mais esperados da temporada de verão, sendo Jurassic World: Recomeço o mais aguardado. Confira o ranking:

  • - 1. Jurassic World: Recomeço
  • - 2. Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (Disney)
  • - 3. Missão: Impossível 8 (Paramount)
  • - 4. Superman (Warner)
  • - 5. Thunderbolts (Disney)
  • - 6. Bailarina (Paris Filmes)
  • - 7. Extermínio: A Evolução (Sony)
  • - 8. Como Treinar o seu Dragão (Universal)
  • - 9. Lilo & Stitch (Disney)
  • - 10. Uma Sexta-feira Mais Louca Ainda! (Disney)
"À medida que o apetite e os interesses dos consumidores continuam a evoluir, entender os comportamentos de quem vai ao cinema é essencial para encontrar novas áreas de oportunidade e ajudar a impulsionar o crescimento da indústria. Com uma lista diversificada de filmes futuros, de épicos de super-heróis a thrillers de ação e sequências de clássicos cult, este verão está provando ter algo para todos os fãs de cinema" destacou Jerramy Hainline, vice-presidente executivo da Fandango.

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 0 medalha