20 Março 2025 | Yuri Codogno
Estudo da Global Cinema Federation destaca que maior obstáculo da exibição é a ausência de filmes atrativos
Além disso, público quer mais comédias e thrillers nas telonas
Compartilhe:

A Global Cinema Federation divulgou ontem (19) uma pesquisa sobre moviegoers globais, destacando a importância de entender o público mundial e promover a inovação da indústria. O levantamento também revelou que os espectadores em todo o mundo querem mais comédias e thrillers nas telonas, além de mostrar que o maior obstáculo para ir aos cinemas é a ausência de filmes atrativos. As informações são dos portais Variety e Box Office Pro.
Publicidade fechar X

Participaram da pesquisa mais de 68 mil pessoas de 15 mercados diferentes, visto que mais de 70% da bilheteria global é gerada por territórios fora dos Estados Unidos e Canadá.
Entre as principais descobertas, estão que 72% do público concorda que ir ao cinema é um bom custo-benefício. Entre os gêneros mais buscados, estão: ação e aventura (55%), comédias e comédias românticas (51%) e thriller e suspense (46%). Em um recorte por idade, o público 45+ anos diz estar insatisfeito com o número de filmes atraentes nos cinemas, apesar de ter tempo e vontade de comparecer aos cinemas. Por outro lado, 83% dos clientes com menos de 34 anos estão animados com a próxima programação.
O mais importante, talvez, é que o estudo também descobriu que 64% dos clientes não veem nenhuma barreira para visitar cinemas quando há um filme que eles querem assistir em cartaz, enquanto, de acordo com a pesquisa, apenas 6% preferem esperar e assistir no streaming. Ainda assim, os clientes estão gastando menos em entretenimento, mas os espectadores com menos de 44 anos estão gastando mais do que estavam há seis meses, segundo o estudo.
Jane Hastings, presidente do Global Cinema Federation, comentou: “Um dos objetivos do GCF é garantir que os insights globais dos clientes sejam compartilhados com a comunidade cinematográfica para que possamos responder coletivamente melhor à demanda. A indústria frequentemente fala sobre como aumentar a frequência ao cinema e a resposta é clara: lançar mais filmes nos cinemas que os clientes desejam ver. Os clientes estão nos dizendo que não têm barreiras para ir ao cinema quando há um filme que eles querem ver. Há uma grande oportunidade de atender a essa demanda, então o comparecimento e a frequência aumentam. Também queremos destacar o investimento em inovação em experiências cinematográficas em todo o mundo, o que está impulsionando o crescimento do preço dos ingressos e apoiando resultados recordes de bilheteria globalmente”.
Vale lembrar que diversos mercados internacionais superaram a recuperação das bilheterias em relação aos EUA. Uma menor dependência do fornecimento de filmes de Hollywood e um maior volume e variedade de filmes locais nesses mercados é a diferença mais notável.
O Global Cinema Federation foi criado para apoiar uma indústria cinematográfica global saudável. Seu Comitê Executivo inclui CEOs das 12 principais empresas de exibição e dois órgãos líderes da indústria globalmente, apoiados por um Conselho Consultivo que inclui 75 empresas de exibição e 29 associações. Coletivamente, o GCF representa aproximadamente entre 65 e 70% da bilheteria global. Este ano, também introduziu o site globalcinemafederation.com, um recurso de referência para insights da indústria global, incluindo o que há de mais recente em inovação de experiência de cinema global.
Compartilhe:
- 0 medalha