17 Março 2025 | Yuri Codogno
Protagonizado por Fernanda Montenegro, "Vitória" abre na liderança em fim de semana bastante diversificado
Globalmente, chinês "Na Zha" se torna a quinta maior arrecadação de todos os tempos
Compartilhe:

Dizem que só uma rainha pode ocupar o trono, mas o Brasil tem suas próprias regras. Enquanto Fernanda Torres esteve em alta nos primeiros meses de 2025, agora é a vez de sua mãe, Fernanda Montenegro, voltar a reinar nos cinemas nacionais. Filme que deve marcar a aposentadoria (ao menos como protagonista) da principal atriz da história de nosso país, Vitória (Sony) estreou nas telonas liderando a exibição nacional em um final de semana com diversas opções em cartaz. As informações são da Comscore.
Publicidade fechar X

Foram menos de 900 mil espectadores no fim de semana, mas, apesar de estar abaixo da casa do milhão, é possível ver o copo meio-cheio, visto ser um período com poucos blockbusters em cartaz - e nenhum lançamento do tipo ocorreu na última quinta-feira (13). Desta forma, é perceptível que o brasileiro tem retomado cada vez mais o gosto de ir ao cinema, independente de ter uma estreia impactante ou não.
Aliás, considerando apenas os dez filmes mais vistos, foram cerca de 750 mil ingressos vendidos, algo que é incomum, visto que o top 10 costuma monopolizar quase 100% do público. Ou seja, dessa vez, ainda havia quase 150 mil espectadores que se dividiram em diversos outros filmes, apontando a diversidade do fim de semana.
No período, mais de 200 mil pessoas foram contemplar Vitória, tido como uma das principais apostas do cinema brasileiro para o ano e que deve surfar na onda de Ainda Estou Aqui (Sony), especialmente por trazer Fernanda Montenegro como protagonista. Aliás, o filme que trouxe o primeiro Oscar da história do Brasil esteve no ranking, com mais de 60 mil ingressos vendidos e 5,77 milhões no acumulado. Em sua 19ª semana em cartaz (!!!), o longa está prestes a entrar no ranking dos dez filmes brasileiros com mais público de todos os tempos e, para isso, só precisa ultrapassar os 5,8 milhões de Os Trapalhões nas Minas do Rei Salomão (1977). Subir mais que isso, entretanto, parece ser algo improvável.
Nenhum outro filme brasileiro entrou no ranking, mas vale destacar que Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (Downtown/Paris) ultrapassou, na semana passada, a importante marca de um milhão de ingressos vendidos.
Ainda no Brasil, outros filmes que estão em boa campanha são: Capitão América: Admirável Mundo Novo (Disney), Mickey 17 (Warner) e Anora (Universal), vencedor do Oscar de Melhor Filme, que voltou a comparecer entre os filmes mais vistos.
Enquanto no Brasil é o ano da Fernanda (seja a Torres ou a Montenegro), na China é o ano da Serpente de Madeira, que pode simbolizar a transformação, segundo a astrologia chinesa. E parece que a sorte veio junto à transformação, visto que a animação Na Zha 2 se tornou o quinto filme que mais arrecadou na história, com US$ 2,084 bilhões globais.
Agora presente em oito territórios, a tendência é que a animação chinesa passe a arrecadar ainda mais, caso outros países optem por exibi-la. Assim, pode ser que o filme ultrapasse os US$ 2,264 bilhões que Titanic (1997) fez desde seu lançamento.
Na América do norte, o cenário continua pessimista. Considerando os dez filmes mais vistos, foram somente US$ 45,2 milhões arrecadados, com nenhum longa sequer chegando a US$ 10 milhões no fim de semana.
Brasil
Dos 878,9 mil ingressos vendidos no fim de semana, 215,5 mil foram para a estreia de Vitória. O pódio se completa com Capitão América: Admirável Mundo Novo (Disney), que teve público de 145,4 mil e chegou ao acumulado de 2,7 milhões, e Mickey 17 (Warner), que somou mais 102 mil espectadores.
O terror O Macaco (Paris Filmes) foi visto por mais 67,1 mil pessoas, seguido de perto por Ainda Estou Aqui (Sony), com 62,1 mil espectadores.
Vencedor do Oscar de Melhor Animação, Flow (Mares Filmes) vendeu mais 43 mil ingressos e já soma quase 350 mil de público. Outras animações são: Deu Preguiça (Imagem Filmes), que abriu com 35,6 mil espectadores, e O Homem-Cão (Universal), visto por mais 32,5 mil, o suficiente para ultrapassar os 300 mil de público no Brasil.
Completam o ranking a estreia de Código Preto (Universal), que abriu com 22,6 mil ingressos vendidos, e o multipremiado Anora, com 18,9 mil ingressos vendidos.
América do Norte
Novocaine: À Prova de Dor (Paramount) estreia no Brasil na final do mês (27), mas na América do Norte abriu com US$ 8,7 milhões, seguido bem de perto por Mickey 17 (US$ 7,51 milhões) e pela estreia de Código Preto (US$ 7,5 milhões).
Capitão América 4 continua em queda livre e foram apenas US$ 5,4 milhões no fim de semana. Em uma viagem nostálgica pelos anos 1980 e 1990, teve a estreia de Looney Tunes - O Filme: O Dia que a Terra Explodiu (Paris Filmes), que abriu com US$ 3,1 milhões.
The Chosen - Última Ceia (Trafalgar) estreou com US$ 2,8 milhões, com outros quatro filmes arrecadando muito próximo: Paddington: Uma Aventura na Floresta (Sony) (US$ 2,7 milhões), O Homem-Cão (US$ 2,5 milhões), O Macaco (US$ 2,4 milhões) e Last Breath (US$ 2,3 milhões).
Global
Mundialmente, houve quase um empate entre o chinês Na Zha 2 (US$ 26,4 milhões) e Mickey 17 (US$ 23,1 milhões), sendo que o primeiro agora é multibilionário e o segundo ainda está chegando aos US$ 100 milhões.
Sem grandes novidades, o resto do ranking ficou:
- - Código Preto | abriu com US$ 11,7 milhões;
- - Capitão America 4 | US$ 11,4 milhões e US$ 388,5 milhões no acumulado;
- - Novocaine | Abriu com US$ 10,5 milhões;
- - Bridget Jones: Louca Pelo Garoto (Universal) | US$ 5,6 milhões e US$ 120,6 milhões;
- - Paddington 3 | US$ 5 milhões e US$ 183,9 milhões;
- - O Macaco | US$ 4,7 milhões e US$ 59,8 milhões;
- - O Homem-Cão | US$ 3,8 milhões e US$ 125,6 milhões;
- - Looney Tunes | US$ 3,3 milhões e US$ 5,7 milhões.
Compartilhe:
- 0 medalha