17 Março 2025 | Redação
Festival de documentário "É Tudo Verdade" divulga programação de sua 30ª edição
Evento acontece entre os dias 3 e 13 de abril, simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro
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A 30ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários teve sua programação divulgada em coletiva de imprensa realizada no sábado (15) no IMS Paulista, em São Paulo. O festival acontece entre 3 e 13 de abril, simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, com entrada gratuita e, neste ano, contará com produções que narram a trajetória de duas estrelas da cultura nacional: Rita Lee e Marília Pêra.
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Durante a coletiva, Amir Labaki, diretor-fundador do festival, destacou que entre longas, médias e curtas-metragens, a edição de 2025 exibirá 85 produções de 30 países. Além disso, a programação também inclui conferências, debates e sessões em streaming.
"O fato deste festival alcançar neste ano sua 30ª edição confirma, antes de tudo, nossa confiança inicial: o documentário estava a exigir uma janela anual específica no país que propiciasse o acesso do público das salas à excelência e à originalidade da produção não-ficcional brasileira e internacional", destacou Labaki.
Os documentários sobre Rita Lee e Marília Pêra, citados anteriormente, terão pré-estreia mundial nas sessões de abertura. Ritas, de Oswaldo Santana, será exibido aos convidados no dia 2 de abril, às 20h30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A abertura para convidados no Rio exibirá Viva Marília, de Zelito Viana, no dia 3, às 20h30, no Estação Net Botafogo.
A cerimônia de premiação será realizada no sábado, 12 de abril, às 19h30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. As produções premiadas pelos júris oficiais terão reapresentações especiais em ambas as cidades no dia 13 de abril.
Também vale destacar que pelo fato do É Tudo Verdade ser reconhecido como um "Qualifying Festival" pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, os quatro filmes vencedores dos prêmios dos júris oficiais para as Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/Média-Metragens e de Curtas-Metragens são automaticamente classificados para apreciação à disputa do Oscar 2026 em ambas as categorias.
A programação do É Tudo Verdade 2025 é dividida em Mostras Competitivas de Longas/Médias-Metragens Brasileiros, Longas/Médias-Metragens Internacionais, Curtas-Metragens Brasileiros e Curtas-Metragens Internacionais, e em Mostras Não-Competitivas: Programas Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano e Clássicos É Tudo Verdade.
Além da exibição dos filmes, a programação inclui ainda uma série de atividades de formação: um seminário com Eliza Capai, Joel Zito Araújo, Paulo Sacramento e Roberto Berliner; a 22ª edição da Conferência Internacional do Documentário, em parceria com a Cinemateca Brasileira; e encontros da Formação Spcine Convida.
Por fim, o festival homenageará a obra de Vladimir Carvalho em 2025. Considerado um dos cineastas mais marcantes da história do É Tudo Verdade, serão exibidos nove longas-metragens realizados pelo profissional. A retrospectiva internacional destaca, por sua vez, a obra do diretor britânico Humphrey Jennings, considerado o primeiro poeta da produção não-ficcional inglesa.
A 30ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários conta com Patrocínio do Itaú, Parceria do Sesc-SP e Apoio Cultural da Spcine, da RioFilme, do Galo da Manhã e do Itaú Cultural. O evento é realizado pelo Ministério da Cultura do Governo Federal e disponibilizará 6 curtas-metragens da competição brasileira deste ano e 4 curtas do homenageado Vladimir Carvalho entre 14 e 30 de abril pelo streaming Itaú Cultural Play.
Confira abaixo a programação do É Tudo Verdade 2025:
SESSÕES DE ABERTURA
- - Ritas (Brasil), de Oswaldo Santana, em São Paulo
- - Viva Marília (Brasil), de Zelito Viana, no Rio de Janeiro
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
- - Trens (Polônia e Lituânia), de Maciej J. Drygas
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL: LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS
- - Culpar (Suíça), de Christian Frei
- - Estrada Azul - A História de Edna O'Brien (Irlanda), de Sinead O'Shea
- - Crônicas do Absurdo (Cuba), de Miguel Coyula
- - O Propagandista (Holanda), de Luuk Bouwman
- - A Liberdade de Ferro (México), de Santiago Esteinou
- - Em Busca de Amani (EUA e Quênia), de Nicole Gormley e Debra Aroko
- - O Jardineiro, o Budista & o Espião (Noruega), de Håvard Bustnes
- - A Invasão (França, Holanda e EUA), de Sergei Loznitsa
- - Sob as Bandeiras, o Sol (Paraguai, Argentina, Eua, França e Alemanha), de Juanjo Pereira
- - Escrevendo Hawa (França, Holanda, Catar e Afeganistão), de Najiba Noori
- - A 2000 Metros de Andriivka (Ucrânia), de Mstyslav Chernov
- - Meus Fantasmas Armênios (França, Armênia e Catar), de Tamara Stepanyan
COMPETIÇÃO BRASILEIRA: LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS
- - Bruscky: Um Autoretrato, de Eryk Rocha
- - Copan, de Carine Wallauer
- - Lan - O Caricaturista, de Pedro Vinícius
- - Mundurukuyü - A Floresta das Mulheres Peixe, de Aldira Akay, Beka Munduruku e Rylcélia Akay
- - Um Olhar Inquieto: o Cinema de Jorge Bodanzky, de Liliane Maia e Jorge Bodanzky
- - Quando o Brasil Era Moderno, de Fabiano Maciel
- - Rua do Pescador, nº 6, de Bárbara Paz
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL: CURTAS-METRAGENS
- - Eu Sou a Pessoa Mais Magra Que Você Já Viu? (Canadá), de Eisha Marjara
- - Corrija-me Se Eu Estiver Errado (China e Alemanha), de Hao Zhou
- - Fazendo de Frutas (China e Alemanha), de Nana Xu
- - A Avó & Peixes (Irã), de Maria Mavati e Ehsan Farokhi Fard
- - Batida do Coração (EUA), de Jay Rosenblatt e Stephanie Rapp
- - Miren Felder (Argentina), de Malen Otaño
- - O Oásis que Eu Mereço (França), de Inès Sieulle
- - Quimera (Chile), de Martín André e Gael Jara
- - Através da Janela (Polônia), de Daniel Stopa
COMPETIÇÃO BRASILEIRA: CURTAS-METRAGENS
- - A Bolha, de Caio Baú
- - Cartas pela Paz, de Mariana Reade, Thays Acaibe e Patrick Zeiger
- - Chibo, de Gabriela Poester e Henrique Lahude
- - Dois Nilos, de Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro
- - Mergulho no Escuro, de Anna Costa e Silva e Isis Mello
- - Palavra, de DF Fiuza
- - Sem Título #10: Ao Redor do Amor, de Carlos Adriano
- - Sobre Ruínas, de Carol Benjamin
- - Sukande Kasáká | Terra Doente, de Kamikia Kisedje e Fred Rahal
FOCO LATINO-AMERICANO
- - Karuara, o Povo do Rio (Peru), de Stephanie Boyd e Miguel Araoz Cartagena
- - Nossa Coisa Perdida (Argentina), de Martina Cruz
- - Uma Sombra Oscilante (Chile, Argentina e França), de Celeste Rojas Mugica
- - Toroboro: A Consulta Popular (Equador e Brasil), de Manolo Sarmiento
PROGRAMAS ESPECIAIS
- - Minha Terra Estrangeira (Brasil), de Coletivo Lakapoy, Louise Botkay e João Moreira Salles
- - Hora do Recreio (Brasil), de Lucia Murat
O ESTADO DAS COISAS
- - Sra. Presidente (Eslováquia e República Tcheca), de Marek Sulik
- - Reconhecidos (Brasil), de Fernanda Amim e Micael Hocherman
- - Pau D'Arco (Brasil), de Ana Aranha
- - Eu Sou Sua Vênus (EUA), de Kimberly Reed
- - Petra Kelly - Aja Agora! (Alemanha), de Doris Metz
- - Sobre um Herói (Dinamarca, Alemanha e EUA), de Piotr Winiewicz
- - Esperando por Liat (EUA), de Brandon Kramer
- - Histórias do Marco Zero (Palestina, França, Catar e Jordânia), de vários diretores
CLÁSSICOS É TUDO VERDADE
- - Liza: Uma História Verdadeiramente Incrível e Absolutamente Verídica (EUA), de Bruce David Klein
- - Chaplin: O Espírito do Vagabundo (Reino Unido, França, Espanha e Holanda), de Carmen Chaplin
- - Os Ruminantes (Brasil), de Tarsila Araújo e Marcelo Cordeiro de Mello
- - Retrato de Classe - A Vida, A Pessoa e as Coisas (Brasil), de Gregório Bacic e Thiago Iacocca
- - Acaba de Chegar ao Brasil o Bello Poeta Francez Blaise Cendrars (Brasil), de Carlos Augusto Calil
- - Quem Não Conhece o Silva? (Brasil), de Carlos Augusto Calil
RETROSPECTIVA INTERNACIONAL: HUMPHREY JENNINGS
- - Tempo Livre (1939)
- - Londres Resiste! (1940)
- - Ouça a Grã-Bretanha (1941)
- - Palavras para Batalha (1941)
- - Começaram Incêndios (1943)
- - A Vila Silenciosa (1943)
- - Um Diário de Timothy (1946)
- - Retrato de Família (1950)
- - Humphrey Jennings – O Homem Que Ouvia a Grã-Bretanha (2000)
RETROSPECTIVA BRASILEIRA: VLADIMIR CARVALHO
- - O País de São Saruê (1971)
- - O Homem de Areia (1981)
- - O Evangelho Segundo Teotônio (1984)
- - Conterrâneos Velhos de Guerra (1991)
- - Barra 68 - Sem Perder a Ternura (2000)
- - O Engenho de Zé Lins (2007)
- - Rock Brasília - Era de Ouro (2011)
- - Cícero Dias, O Compadre de Picasso (2016)
- - Giocondo Dias - O Ilustre Clandestino (2019)
ESPECIAL 30
- - O Velho - A História de Luiz Carlos Prestes (Brasil), de Toni Venturi
- - Cabra Marcado Para Morrer (Brasil), de Eduardo Coutinho
- - Noel Field, A Lenda de um Espião (Suíça), de Werner Schweizer
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