14 Março 2025 | Yuri Codogno
Filmes brasileiros representam mais de 30% das vendas da Ingresso.com em 2025
Procura por produções nacionais aumentou expressivamente nos últimos três anos
Compartilhe:

Após a 97ª cerimônia do Oscar, que no último dia 2 de março premiou Ainda Estou Aqui (Sony) com a estatueta histórica de Melhor Filme Internacional, o cinema nacional alcançou o topo do reconhecimento global, saindo pela primeira vez vitoriosa do maior evento dedicado ao cinema mundial. E em território nacional, o cinema brasileiro também vem sendo mais valorizado, como mostram os dados da Ingresso.com.
Publicidade fechar X

Analisando os números de todas as produções brasileiras em cartaz nos últimos três anos, o crescimento impressiona: considerando o acumulado em 2023, os filmes nacionais representaram apenas 2,2% das vendas totais da Ingresso.com. Em 2024, 8,9% dos tíquetes vendidos pela empresa foram para longas produzidos no nosso país. Já nos dois primeiros meses de 2025, os filmes nacionais representaram impressionantes 30,2% das vendas gerais da vendedora.
Os três filmes brasileiros mais vendidos pela Ingresso.com em 2024 foram: Minha Irmã e Eu (Paris Filmes), O Auto da Compadecida 2 (H2O Films) e Ainda Estou Aqui. Este ano, o pódio se mantém semelhante, com Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa (Downtown/Paris), que atingiu a marca de 1 milhão de espectadores esta semana, ocupando o terceiro lugar, atrás de O Auto da Compadecida 2 e do líder Ainda Estou Aqui.
Considerando o pódio geral da Ingresso.com em 2025, o cinema nacional novamente se destaca: Ainda Estou Aqui é o filme mais vendido do ano, seguido por Mufasa - O Rei Leão (Disney) e O Auto da Compadecida 2.
Os números da Ingresso.com, aliás, estão de acordo com o market share do cinema nacional disponível nos painéis do Observatório do Cinema e do Audiovisual (OCA) da Ancine, que demonstra que, até o momento, os filmes brasileiros foram responsáveis por 30% de todas as vendas de ingresso no país este ano.
Compartilhe:
- 0 medalha