12 Março 2025 | Renata Vomero
Michael O`Leary fala sobre expectativas para a CinemaCon e a indústria: "Estamos à beira da próxima grande era do cinema"
Presidente e CEO da NATO, responsável pela CinemaCon, concedeu entrevista ao Portal Exibidor
Compartilhe:

A CinemaCon, um dos maiores eventos da indústria de cinema, se aproxima. Entre os dias 31 de março e 3 de abril, o Caesars Palace, em Las Vegas, abrigará a programação desta edição da convenção, que terá apresentações de todas as majors de Hollywood e outros estúdios, além de uma série de paineis e encontros do mercado, bem como a feira de negócios. Conversamos com Michael O’ Leary, presidente e CEO da NATO (Associação Nacional dos Proprietários de Cinema), organizadora do evento.
Publicidade fechar X

"Estamos empolgados e honrados em receber de volta todos os nossos parceiros de estúdios, com a adição da Amazon MGM Studios à programação do CinemaCon deste ano, como um claro sinal de apoio ao negócio do cinema. Os line-ups grandiosos que veremos na CinemaCon falam diretamente ao poder cultural e econômico do cinema. Nossos amigos nos estúdios sabem que os fãs de cinema querem ver a mágica que eles criam na tela grande, e também sabem que filmes que começam sua jornada no cinema são mais bem-sucedidos do que aqueles que não começam. Aplaudimos o compromisso deles com a exibição cinematográfica e esperamos uma semana incrível vendo todas as grandes histórias que estão trazendo para os fãs de cinema no ano que vem”, disse Michael O'Leary.
Esta edição da CinemaCon acontece cercada de expectativas, não apenas pelos players já confirmados, todos de alto calibre (passando pelos estúdios, redes exibidoras, fornecedores de serviços e tecnologias e grandes executivos), mas também pelo que 2025 vem representando.
Este é um ano, possivelmente o primeiro desde o início da pandemia, em que não temos uma crise com ameaça direta à indústria, após a recuperação das greves dos roteiristas e atores, que causaram uma série de paralisações e adiamentos refletidos no calendário de 2024. Com isso, espera-se que o conteúdo volte a brilhar no palco do coliseu, bem como o impulso por fazer negócios e investimentos. Ou seja, as apostas para que o futuro seja promissor é grande.
“De qualquer forma que se meça, 2025 é um ano de oportunidades e promessas para a exibição cinematográfica, e é um ano que a indústria está abraçando a partir de uma posição de força. Nosso foco em Las Vegas será totalmente voltado para o futuro e o que podemos fazer para solidificar o papel da exibição cinematográfica na vanguarda do cenário do entretenimento. Ao longo da semana, destacaremos as histórias a favor dos negócios de possuir e operar um cinema, com líderes como o vencedor do Marquee Award, Sean Gamble, da Cinemark, e enfatizaremos as experiências positivas e a favor do consumidor que os cinemas criam todos os dias. Com disciplina e foco no futuro, acredito que estamos à beira da próxima grande era do cinema”, destacou O’Leary.
E essa nova grande era do cinema seria impossível sem olhar para grandes mercados internacionais, entre eles, claro, o Brasil. O país chega com grande participação nesta edição do evento, que tem como embaixador oficial do Brasil o Grupo Consciência.
A empresa vem se movimentando para garantir uma boa delegação brasileira em Las Vegas, facilitando o networking, insights para negócios e a construção de pontes entre os profissionais daqui com outros do mundo todo. Inclusive a companhia promoverá um evento exclusivo, o Encontro Consciência e CinemaCon, marcado para acontecer no dia 30 de março, com presença de profissionais da indústria e autoridades do setor, incluindo o presidente da Ancine, Alex Braga e a secretária de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.
Deste modo, fica evidente o bom momento do Brasil e a importância da nossa presença no evento, assim como outros mercados internacionais.
“Nossa indústria é global, e apoiar os donos de cinemas de todos os cantos do mundo é uma prioridade. Estamos comprometidos em fomentar conexões significativas com a comunidade internacional de exibição, incentivando a participação e impulsionando o crescimento entre donos de cinemas de pequeno e médio porte no Brasil e além, muitos dos quais ainda não participaram da conferência”, disse o executivo.
E, pensando localmente, Michael O’Leary não deixou de analisar o ano que a indústria norte-americana passou e destacou as expectativas para este ano e o futuro que se abre a partir das novidades que serão apresentadas na CinemaCon.
“Eu me sinto positivo em relação à nossa indústria. Os donos de cinemas continuam a inovar e criar experiências incríveis, e os fãs continuam a responder. Os últimos anos foram desafiadores, mas estamos caminhando para um futuro brilhante. Também é importante enfatizar que o sucesso da nossa indústria não deve ser julgado com base em qualquer fim de semana, mês, trimestre ou ano isolado. Sabemos que os consumidores atribuem grande valor à experiência premium que todos os cinemas oferecem, desempenhando um papel insubstituível em nossa cultura hoje. A indústria cinematográfica é como uma ‘avenida principal’ [como uma coluna vertebral de onde desembocam outras histórias], com cinemas espalhados por cidades e vilarejos em todo o mundo. Eles são um epicentro cultural onde as pessoas se reúnem para viver uma experiência única e compartilhada”, concluiu.
A CinemaCon acontecerá entre os dias 31 de março e 3 de abril e terá cobertura completa pelo Portal Exibidor.
Compartilhe:
- 1 medalha