06 Março 2025 | Redação
Pesquisa projeta gasto de estúdios com conteúdo em 2025 e Universal lidera ranking
Estudo feito pela MoffettNathanson aponta que Apple fará menor investimento e Universal gastará mais de US$ 27 bilhões
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Um estudo feito pela MoffettNathanson, empresa especializada em pesquisas nos segmentos de tecnologia, mídia e comunicação, projetou o valor que deverá ser gasto pelos principais estúdios de Hollywood em 2025. Focando especificamente na produção de conteúdos, incluindo produções para TV e streaming, além de cinema, a pesquisa apontou que o menor investimento deverá ser feito pela Apple, com um gasto de US$ 7,5 bilhões, enquanto a Universal deverá investir aproximadamente US$ 27,1 bilhões. As informações são do portal IndieWire.
Essa não é a primeira vez que MoffettNathanson faz um levantamento deste tipo e, neste ano, foram feitas projeções para Apple, Amazon, Paramount, Netflix, Warner, Disney e Universal. Ficaram de fora da análise a Sony, pelas dificuldades em definir o investimento de uma filial de empresa japonesa, e Lionsgate por possuir menos transparência que os demais estúdios. Mais uma vez, vale destacar que o foco não são apenas produções cinematográficas e, portanto, há bastante destaque para conteúdos televisivos.
De acordo com a pesquisa, Apple, Netflix devem aumentar os investimentos em relação ao ano de 2024, enquanto Universal, Paramount e Amazon devem diminuir os valores. Warner e Disney, por sua vez, deverão destinar um valor igual ao ano anterior na produção de conteúdos. Na sequência, vamos apresentar os detalhes de cada estúdio em ordem crescente de investimento.
Apple
O orçamento da Apple para novas produções neste ano deverá ser de US$ 7,5 bilhões, um ligeiro aumento de 3% em relação aos US$ 7,3 bilhões que foram gastos em 2024. Esse valor será distribuído entre Apple Films, Apple TV + e a produção de séries e demais conteúdos.
Amazon
Outra gigante do streaming, a Amazon, também fará investimentos mais modestos na produção de conteúdos. Uma vez que o Prime Vídeo não é o principal carro-chefe da empresa, o valor de US$ 9,3 bilhões em 2024 deve cair para US$ 9,1 bilhões neste ano. Entretanto, contrariando as projeções do MoffettNathanson, uma fonte interna da empresa afirmou ao IndieWire que, na verdade, o investimento deverá ser ligeiramente superior ao que foi investido no último ano. Diante deste cenário, nos resta aguardar.
A pesquisa ainda destacou que em 2025 a Amazon deverá gastar menos em entretenimento e aumentar o valor direcionado aos esportes, uma vez que a empresa fechou um novo acordo com a NBA, principal liga de basquete do mundo.
Paramount
Em meio ao processo de venda para a Skydance, a Paramount deverá diminuir o investimento de US$ 16,4 bilhões para US$ 15,2 bilhões na produção de novos conteúdos. Há uma incerteza no ar de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderá impedir a venda mas, de qualquer forma, assim como outros estúdios, a Paramount deve apostar nos esportes. Boa parte desse investimento será destinado para a NFL, liga de futebol americano.
Mas, com um orçamento bastante robusto, também espera-se grandes investimentos em produções da Paramount Pictures para cinema e Paramount+ no streaming.
Netflix
A maior gigante do segmento de streaming deverá aumentar seu investimento em 2025, com uma projeção de US$ 18,6 bilhões. No último ano, a estimativa da MoffettNathanson ficou em US$ 16,2 bilhões, e a própria Netflix afirma ter gasto US$ 17 bilhões. Isso significa que as projeções podem não corresponder realmente à realidade.
Com uma base de 302 milhões de assinantes em todo o mundo, a Netflix deverá ter grandes investimentos sobretudo nas novas temporadas de Round 6 e Stranger Things.
"Por ter mais conteúdo, a Netflix impulsiona um melhor engajamento, levando a mais assinantes e possivelmente melhor poder de precificação em um ciclo virtuoso que tem funcionado muito bem para a empresa até agora", destacou Robert Fishman, executivo da MoffettNathanson.
Warner
Uma vez que a Amazon deverá investir parte do seu orçamento nas transmissões da NBA, a Warner deverá ter mais fôlego para outras produções justamente por perder o contrato de basquete para a concorrente. A estimativa é que a empresa invista US$ 19,5 bilhões, mesmo valor do último ano, e dê uma prioridade maior para o entretenimento. Além de retirar a NBA do seu orçamento anual, a Warner, que realiza ampla cobertura das Olimpíadas, não terá esse tipo de gasto em 2025.
Disney
Com um leque robusto de filmes, esportes e séries com Disney+, Hulu e ESPN+, por exemplo, além de canais de TV e o braço cinematográfico, a Disney deverá ter um investimento de US$ 23,4 bilhões para a produção de conteúdo.
O valor é aproximadamente US$ 1 bilhão a menos do que os próprios executivos da Disney projetaram para o corrente ano há alguns meses.
Universal
O maior investimento, enfim, deverá ser da NBCUniversal, conglomerado que comanda a Universal. A projeção de US$ 27,5 bilhões do último ano sofreu uma ligeira queda para US$ 27,1 bilhões em 2025 mas, ainda assim, grandes investimentos devem ser feitos no braço cinematográfico com Jurassic World e Wicked, por exemplo.
Além das produções para os cinemas, com Universal Pictures, DreamWorks e Illumination, por exemplo, a NBCUniversal também é responsável por holdings como a Fandango e Rotten Tomatoes.
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