27 Fevereiro 2025 | Redação
CCBB SP promove mostra com 28 filmes de horror que foram dirigidos por mulheres
"Mestras do Macabro: As Cineastas ao Redor do Mundo" acontece de 20 de março até 21 de abril
Compartilhe:

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo, irá receber entre os dias 20 de março e 21 de abril a mostra Mestras do Macabro: As Cineastas ao Redor do Mundo, que traz uma retrospectiva inédita com filmes que vão das pioneiras do cinema de exploração aos sucessos contemporâneos. A mostra é composta por 28 longas-metragens, realizados entre 1971 e 2023, representando a produção cinematográfica de horror em diversas partes do mundo, sendo cinco destes longas dirigidos por mulheres brasileiras. Um chamativo a mais para o evento é que os ingressos são gratuitos.
Publicidade fechar X

O universo do terror historicamente é dominado por homens, mas Mestras do Macabro celebra as mulheres deste gênero, uma vez que elas têm enriquecido cada vez mais as produções através de suas perspectivas. A curadoria da mostra é feita pela pesquisadora e especialista Beatriz Saldanha, que reuniu obras representativas de diferentes épocas, países e contextos sociais. A seleção oferece ao público um panorama histórico do gênero, destacando realizadoras de diferentes gerações e diversas nacionalidades.
Além das exibições, a mostra também promove diversas atividades presenciais, incluindo um curso com duração de três dias ministrado pela curadora Beatriz Saldanha, uma mesa de debate também mediada pela curadora com duas convidadas a definir, além de uma sessão comentada com a cineasta Gabriela Amaral Almeida.
"Quando se fala em cinema de horror, todos os fãs conhecem na ponta da língua nomes como George Romero, Wes Craven e John Carpenter, mas se perguntássemos ‘e qual a sua diretora favorita de horror?’, muitas pessoas teriam dificuldade em responder. Existe uma história do horror formada por cânones e por muitos anos as mulheres estiveram à margem dela. Um dos principais objetivos dessa mostra é trazer à luz diretoras que fizeram e estão fazendo filmes de horror tão bons quanto os clássicos que todo mundo adora, deixando evidente que mulheres também podem ser consideradas mestras do macabro", destacou Saldanha.
Durante a Mostra serão 32 sessões em São Paulo, exibindo os 28 longas selecionados e contando com 4 reprises. Entre os filmes a serem reprisados estão títulos que serão programados com recursos de acessibilidade de audiodescrição, interpretação em libras e legenda descritiva. Todas as sessões serão gratuitas, assim como as atividades paralelas. Entre os destaques da programação estão os filmes O Cemitério Maldito (1989), um clássico do cinema de gênero dos anos 1980; Psicopata Americano (2000), marco da virada do milênio; o irreverente e disruptivo Garota Infernal (2009); O Babadook (2014), explorando os sacrifícios da maternidade; e o musical de horror brasileiro Sinfonia da Necrópole (2016).
Ao realizar a mostra Mestras do Macabro: As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo, o Centro Cultural Banco do Brasil, oferece ao público a oportunidade de conhecer produções femininas em um campo até então predominantemente masculino. Além de reconhecer e valorizar o talento dessas cineastas, a mostra contribui para a transformação do gênero de horror, enriquecendo-o com novas perspectivas, conscientizando o público sobre a equidade de gênero no cinema e inspirando futuras gerações de mulheres a ingressarem na indústria cinematográfica.
Os ingressos gratuitos, assim como demais informações, estão disponíveis no site do CCBB e também nas bilheterias do local.
Confira os filmes selecionados:
- - A Fria Luz do Dia; Fhiona Louise (Reino Unido)
- - A Jaula de Mafu; Karen Arthur (Estados Unidos)
- - A Lenda de Candyman; Nia DaCosta (Estados Unidos)
- - Amores Divididos; Kasi Lemmons (Estados Unidos)
- - A Sombra do Pai; Gabriela Amaral Almeida (Brasil)
- - Desejo e Obsessão; Claire Denis (França)
- - Estranhos Poderes; Gabrielle Beaumont (Reino Unido)
- - Garota Infernal; Karyn Kusama (Estados Unidos)
- - Grave; Julia Ducournau (França)
- - Medusa; Anita Rocha da Silveira (Brasil)
- - Mortos de Fome; Antonia Bird (Reino Unido, República Tcheca, México e Estados Unidos)
- - O Babadook; Jennifer Kent (Austrália e Canadá)
- - O Cemitério Maldito; Mary Lambert (Estados Unidos)
- - O Chalé do Lobo; Vera Chytlová (Tchecoslováquia)
- - O Doce Vampiro; Stephanie Rothman (Estados Unidos)
- - O Massacre; Amy Jones (Estados Unidos)
- - O Pesadelo de Celia; Ann Turner (Austrália)
- - Organ: Sem Limites para o Horror; Kei Fujiwara (Japão)
- - Psicopata Americano; Mary Harron (Estados Unidos)
- - Quando Chega a Escuridão; Kathryn Bigelow (Estados Unidos)
- - Santa Maud; Rose Glass (Reino Unido)
- - Segredos Evidentes; Ann Hui (Hong Kong)
- - Sem Seu Sangue; Alice Furtado (Brasil)
- - Sinfonia da Necrópole; Juliana Rojas (Brasil)
- - Terminal Praia Grande; Mavi Simão (Brasil)
- - Um Jantar Sangrento; Jackie Kong (Estados Unidos)
- - Vingança Macabra; Roberta Findlay (Estados Unidos)
- - Zumbis do Mal; Gloria Katz e Willard Huyck (Estados Unidos)
Compartilhe:
- 0 medalha