Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Brasil em alta

26 Fevereiro 2025 | Redação

Brasil será o País de Honra no Marché du Film 2025, em Cannes

Evento acontecerá de 13 a 21 de maio para mostrar diversidade e força da indústria cinematográfica e audiovisual do Brasil

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Em um momento que o Brasil está em alta no mercado, com Ainda Estou Aqui (Sony) sendo indicado a três Oscars, o Marché du Film anunciou o Brasil como País de Honra oficial de sua edição de 2025, que acontecerá de 13 a 21 de maio durante o 78º Festival de Cannes. O Marché du Film, vale destacar, é o maior mercado e encontro internacional de filmes e profissionais do cinema no mundo. As informações são do Ministério da Cultura e do Variety.

Publicidade fechar X

A participação do Brasil no Marché du Film também se alinha com a Saison Brésil-France (Temporada Brasil-França), uma iniciativa de intercâmbio cultural que celebra o 200º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países. A mostra sobre o Brasil em Cannes está sendo organizada pelo Ministério da Cultura do Brasil (MinC) e em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), através do Instituto Guimarães Rosa (IGR) e da Embaixada do Brasil em Paris, além da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), para mostrar a diversidade e a força de sua indústria cinematográfica e audiovisual.

O programa País de Honra reunirá os principais cineastas, produtores e outros participantes da indústria do Brasil em um grande encontro com a comunidade cinematográfica internacional em Cannes e, por meio de várias ações, o país pretende fomentar o diálogo para aprimorar as coproduções e expandir o alcance global da narrativa brasileira. Os principais programas incluirão mostras de trabalhos em andamento de filmes e documentários, eventos exclusivos de networking e apresentações de novas iniciativas internacionais de coprodução.

O Brasil também dará início ao evento Marché du Film sendo o anfitrião da festa oficial da Noite de Abertura na icônica Plage des Palmes – o espaço conjunto do Festival de Cannes e do Marché du Film - em uma noite comemorativa que mergulhará os participantes no espírito da cultura brasileira.

Durante o evento, o Brasil será representado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, a Secretária do Audiovisual do Ministério, Joelma Gonzaga, profissionais do audiovisual brasileiro e por várias instituições dentro do Palais des Festivals, que servirá como um ponto central para relacionamento, reuniões de negócios e encontros estratégicos da indústria. Além disso, o país estará no centro das atenções em vários painéis da indústria e eventos de networking, fornecendo espaços importantes para promoção e desenvolvimento de negócios para o setor audiovisual brasileiro.

Margareth Menezes, inclusive, destacou a importância da participação brasileira. "Brasil e França compartilham há muito tempo uma parceria forte e em evolução, e isso se estende ao mundo do cinema e às indústrias criativas. Ao celebrarmos dois séculos de relações diplomáticas em 2025, esta ocasião fortalece os laços culturais e artísticos entre as duas nações", disse.

A secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, acrescentou que o Brasil sempre teve uma forte presença no cinema internacional, especialmente em Cannes. "Isso tem sido consistentemente refletido no Marché du Film e ser o País de Honra em 2025 consolida e amplifica ainda mais essa parceria. Esta é uma oportunidade única de expandir nossas conexões, fortalecer diálogos e mostrar ao mundo a diversidade e a criatividade do cinema brasileiro. Estamos prontos para subir neste palco com toda a força da nossa indústria", celebrou.

O Brasil segue os passos da Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022) como o quarto país a receber o título de País de Honra. Estabelecida pelo Marché du Film, esta iniciativa celebra uma nação diferente a cada ano, reconhecendo suas contribuições para a indústria cinematográfica global.

O Marché du Film e o Festival de Cannes abrem suas portas em 13 de maio de 2025, com o mercado de filmes funcionando até 21 de maio e o Festival concluindo suas atividades em 24 de maio. Por fim, Guillaume Esmiol, diretor-executivo do Marché du Film, também expressou sua satisfação pela parceria.

"Estamos entusiasmados em receber o Brasil como nosso País de Honra para a edição de 2025 do Marché du Film. O Brasil é um país muito criativo, com uma indústria cinematográfica vibrante. Observamos um aumento constante no número de profissionais brasileiros em Cannes nos últimos anos, chegando a 26% somente no ano passado. Com o significado adicional da Temporada Brasil-França, esta parceria é um símbolo da força global da indústria cinematográfica brasileira e sua forte relação com Cannes", finalizou.

Compartilhe:

  • 0 medalha