Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cobertura

26 Fevereiro 2025 | Yuri Codogno

"O Macaco" é a principal aposta de terror dos cinemas para o pós-carnaval: "Cruelmente inteligente"

Filme entra em cartaz no dia 6 de março e, até o momento, é a única estreia do gênero para o período

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

"Cruelmente inteligente, com algumas cenas sangrentas inesquecíveis, The Monkey reafirma as credenciais do diretor Osgood Perkins no gênero de terror, ao mesmo tempo em que revela que ele também tem um surpreendente — embora doentio — senso de humor". Essas foram as palavras de Jorge Assumpção, diretor de distribuição da Paris Filmes, citando a nota de consenso presente no Rotten Tomatoes sobre o novo lançamento de terror da distribuidora. 

Publicidade fechar X

O Macaco (Paris Filmes), longa inspirado no conto de Stephen King e dirigido por Osgood Perkins, foi apresentado ao mercado em cabine de exibidores realizada na última sexta-feira (21), na sede da distribuidora, em São Paulo. Com estreia programada para 6 de março, o filme é a principal aposta de terror para as próximas semanas, sendo o único título do gênero que está previsto para estrear nas próximas semanas. 

“Tem horas que têm trezentos filmes de terror, têm horas que não tem nenhum. No momento a gente é o filme de terror para entrar na data e agradar essa audiência que procura esse tipo de conteúdo”, ressaltou Jorge. 

Com Osgood Perkins (Longlegs) na direção e produção de James Wan (M3gan) e Dave Caplan (Longlegs), o filme conta a história de dois irmãos que encontram um macaco de brinquedo que, como é possível ver no trailer, possui a capacidade de assassinar pessoas das maneiras mais grotescas possíveis. O elenco principal conta com Theo James (White Lotus), Tatiana Maslany (Mulher Hulk), além de uma ótima participação de Elijah Wood (Senhor dos Anéis).

“O filme entrega todo o terror. Se tem a expectativa de que vai ser um suspense, esquece isso, é um filme pesado, as mortes são pesadas. A molecada gosta de filmes que são viscerais, estéticos, afinal as mortes são muito plásticas. O filme tem isso, mas com história. E isso que chama atenção da audiência. Esperem por um filme sarcástico, maldoso, com morte pesada, mas com história”, explicou Jorge.

Em relação à campanha de marketing, que foi apresentada por Vitória Durazzo, gerente do setor na Paris Filmes, é possível afirmar que a distribuidora está apostando alto em O Macaco. Seu posicionamento estratégico, aliás, é dividido em: Humor, sendo “o filme de terror mais sarcástico e insano do ano”; Os Vingadores do Horror, visto que conta com os mestres do terror na equipe; As Mortes, que foram descritas como “realmente fodidas”; e A Nova Viagem, pois o longa é também uma homenagem às obras de terror dos anos 1980.

Apesar disso, as referências cinematográficas são bastante variadas, com os seguintes filmes sendo citados: Terrifier 3 (2024), Fale Comigo (2022), Longlegs (2024), IT (2017), Premonição (2000), M3GAN (2022), A Morte te dá Parabéns (2017), Chucky (1988), Annabelle (2014) e Five Nights At Freddy's (2023).

O público-alvo, por sua vez, é dividido em três audiências:

  • - Primeira Audiência: fãs de terror convencionais. Um público de 16 a 25 anos, espectadores que buscam terror, com sustos e vilões icônicos.
  • - Segunda Audiência: fãs de terror gore, com público masculino entre 24 a 35 anos que se importam com o “pedigree” do filme e buscam sangue, emoções e mortes.
  • - Terceira Audiência: fãs que buscam emoção, entre 18 a 35 anos, divididos igualmente entre homens e mulheres, fãs de Stephen King e espectadores interessados em filmes novos, emocionantes e culturalmente relevantes.

A Paris Filmes também está trabalhando com influenciadores para a promoção do longa. Foi realizada uma watch party com influencers dos nichos de terror, cultura e entretenimento, com uma sessão do filme seguida de coquetel temático e drinks “sangrentos”, além de brincadeiras relacionadas. Nomes como Carol Moreira, Aline Diniz, Natalia Kreuser, entre outros, compareceram. Há também parcerias com outros influenciadores, com cerca de 66 milhões de seguidores impactados.

O Macaco estreou nos Estados Unidos no último final de semana e abriu com mais de US$ 14 milhões, sendo a segunda maior estreia da Neon, que distribuiu o filme no território. 

No Brasil, a previsão é de que o filme também faça uma boa estreia, abrindo entre os longas com mais público. O terror estreia em 6 de março, com sessões antecipadas a partir do dia 3 (para aproveitar o carnaval), enquanto a pré-venda já está disponível. O filme conta com 99 minutos de tela e classificação indicativa de 18 anos.

Compartilhe:

  • 1 medalha