Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Prestígio

24 Fevereiro 2025 | Renata Vomero

"Dreams" leva Urso de Ouro e brasileiro "O Último Azul" ganha Urso de Prata no Festival de Berlim

Cerimônia de premiação da Berlinale aconteceu no sábado (22)

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A 75ª edição do Festival de Berlim foi encerrada com a cerimônia de premiação neste sábado (22). Após dez dias de festival na capital alemã, entre os premiados destacam-se Dreams, de Dag Johan Haugerud, com o Urso de Ouro - prêmio mais alto do evento -, O Último Azul, filme brasileiro de Gabriel Mascaro, com o Urso de Prata do Grande Prêmio do Júri - segundo mais importante -,  e Kontinental 25, de Radu Jude, que recebeu o Urso de Prata de Melhor Roteiro e tem produção da RT Features, de Rodrigo Teixeira. As informações são do Omelete, G1 e Deadline. 

Publicidade fechar X

O grande vencedor da noite, Dreams, encerra a trilogia norueguesa Sex, Love & Dreams, composta, além do vencedor do Urso de Ouro, pelos longas Sex e Love, do mesmo diretor. O filme também conquistou o Prêmio FIPRESCI da crítica internacional e o Prêmio da Guilda dos Cinemas de Arte da Alemanha.  A produção chegará aos cinemas pela Imovision, que lançará em 20 de março seus antecessores que integram a trilogia. Dreams ainda não tem data de estreia confirmada.

Mas é impossível, mais uma vez, não destacar o desempenho do Brasil em outro consagrado festival internacional, um dos mais importantes do cinema ao lado de Cannes e Veneza. O Último Azul, de Gabriel Mascaro, recebeu a segunda principal premiação da noite, o Urso de Prata do Grande Prêmio do Júri (presidido por Todd Haynes). 

“Muitos filmes que me inspiraram como cineasta estrearam aqui [na Berlinale]. Quero expressar minha mais profunda gratidão ao júri por confiar este prêmio ao meu filme. Ele existe graças à dedicação de muitas pessoas que trabalharam duro para transformar este sonho em realidade. ‘O Último Azul’ fala sobre o direito de sonhar e a crença de que nunca é tarde para encontrar um novo significado na vida”, ressaltou Gabriel Mascaro ao receber o Urso de Prata.

O longa tem elenco encabeçado por Rodrigo Santoro e Denise Weinberg, que também subiram ao palco, ao lado do cineasta, para receber o prêmio. Aliás, mais cedo, durante a premiação dos júris paralelos à competição principal, Mascaro conquistou dois prêmios: o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio do Júri de Leitores do Berliner Morgenpost. O filme estreia ainda em 2025 com distribuição da Vitrine Filmes.

E marcando uma dobradinha brasileira, o documentário Hora do Recreio (Imovision), escrito e dirigido por Lucia Murat, recebeu a Menção Especial do Júri Jovem na Mostra Generation, seção dedicada a produções voltadas para o público infantojuvenil.

Também com brasileiro envolvido, Kontinental 75, do romeno Radu Jude, recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no festival. O longa é produzido pela RT Features, de Rodrigo Teixeira, também um dos responsáveis por Ainda Estou Aqui

“Estou muito feliz com esse prêmio, o Radu é um diretor e roteirista incrível e o roteiro de ‘Kontinental 25’ é um dos melhores que eu já li!”, comemorou o produtor. O filme é uma coprodução entre Romênia, Brasil, Suíça, Reino Unido e Luxemburgo. Ainda não há mais detalhes sobre a estreia no Brasil. 

Para além dos premiados acima, outros filmes que levaram estatuetas para casa foram El Mensaje, de Iván Fund; Living The Land, de Huo Meng (premiado por sua direção); If I Had Legs I’d Kick You, de Mary Bronstein e Blue Moon, de Richard Linklater.

Confira os principais ganhadores:

  • Urso de Ouro - Dreams, de Dag Johan Haugerud
  • Urso de Prata do Grande Prêmio do Júri - O Último Azul, de Gabriel Mascaro
  • Prêmio do Júri - El Mensaje, de Iván Fund
  • Melhor Direção - Huo Meng por Living the Land
  • Melhor Roteiro - Radu Jude por Kontinental 25
  • Melhor Atuação Principal - Rose Byrne por If I Had Legs I’d Kick You
  • Melhor Atuação Coadjuvante - Andrew Scott por Blue Moon
  • Contribuição Artística - Lucile Hadžihalilović por The Ice Tower

Compartilhe:

  • 1 medalha