14 Fevereiro 2025 | Yuri Codogno
Semana do Cinema recorde aponta para qualidade e diversidade dos filmes como os grandes trunfos da exibição
Sexta edição levou quase 4,3 milhões de pessoas às salas escuras entre os dias 6 e 12 de fevereiro
Compartilhe:

A última Semana do Cinema, que aconteceu entre os dias 6 e 12 de fevereiro e ficou marcada pela diversidade de filmes de ótima qualidade em cartaz, comprovam que o brasileiro ama ir ao cinema. Foram 4,29 milhões de ingressos vendidos (e uma renda de R$ 45 milhões) durante a promoção que disponibilizou cada ticket por apenas R$ 10, fazendo da sexta edição a que teve o melhor desempenho desde o começo da iniciativa, no segundo semestre de 2022.
Publicidade fechar X

No início desta semana, Lúcio Otoni, presidente da FENEEC, ressaltou: “A FENEEC, Sindicatos e ABRAPLEX atribuem esse sucesso à agressividade da promoção de R$ 10,00 e aos bons filmes que estão em cartaz. Uma programação diversificada com ótimos filmes infantis e dramas”.
De fato, a diversidade de filmes nas edições anteriores não esteve tão alta quanto agora. Para termos ideia, mais de dez filmes venderam pelo menos 100 mil ingressos no período, sendo eles:
- - Mufasa: O Rei Leão (Disney), com 826 mil ingressos vendidos;
- - Ainda Estou Aqui (Sony), 682 mil;
- - Acompanhante Perfeita (Warner), 406 mil;
- - O Auto da Compadecida 2 (H2O Films), 388 mil;
- - Sonic 3 - O Filme (Paramount), 351 mil;
- - O Homem do Saco (Paris Filmes), 237 mil;
- - Conclave (Diamond Films), 184 mil;
- - Moana 2 (Disney), 182 mil;
- - Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (Paris Filmes), 154 mil;
- - Blindado (Imagem Filmes), 143 mil;
- - Covil de Ladrões 2 (Diamond Films), 108 mil.
Além desses, há também os filmes do Oscar, que também tiveram bom desempenho, como Emilia Pérez (Paris Filmes), Nosferatu (Universal), Anora (Universal), A Verdadeira Dor (Disney) e Setembro 5 (Paramount).
Os números de ingressos vendidos foram retirados do Observatório do Cinema e do Audiovisual (OCA) da Ancine.
Em edições anteriores, a oferta de filmes não foi tão elevada, com nenhuma edição sequer chegando perto do sucesso da Semana do Semana realizada este ano. Para exemplificar, seguem os números das edições anteriores (dados da FENEEC) e os filmes com mais de 100 mil ingressos vendidos (segundo o OCA):
1ª SEMANA DO CINEMA (15 a 21 de setembro de 2022) | 3,35 milhões de ingressos vendidos:
- - Órfã 2, Ingresso para o Paraíso, Não! Não Olhe!, Minions 2, reexibição de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e O Telefone Preto.
2ª SEMANA DO CINEMA (9 a 15 de fevereiro de 2023) | 3,53 milhões de ingressos vendidos:
- - Gato de Botas 2, Avatar 2, M3GAN, reexibição de Titanic, Oferenda ao Demônio, Batem à Porta e Desapega.
3ª SEMANA DO CINEMA (28 de setembro a 4 de outubro de 2023) | 3,09 milhões de ingressos vendidos:
- - Som da Liberdade, A Freira 2, Jogos Mortais X, Os Mercenários 4, Resistência, Patrulha Canina e Nosso Sonho.
4ª SEMANA DO CINEMA (22 e 28 de fevereiro de 2024) | 3,25 milhões de ingressos vendidos:
- - Madame Teia, Bob Marley, Todos Menos Você, Demon Slayer, O Menino e a Garça, Ferrari, Pobres Criaturas, Nosso Lar 2 e Minha Irmã e Eu.
5ª SEMANA DO CINEMA (12 a 19 de setembro de 2024) | 1,85 milhão de ingressos vendidos:
- - Os Fantasmas Ainda se Divertem, Deadpool & Wolverine, Não Fale o Mal, É Assim que Acaba, Vínculo Mortal, Meu Malvado Favorito 4 e Robô Selvagem.
A sexta Semana do Cinema, como observado, foi a primeira a passar dos 4 milhões de espectadores, superando em quase 1 milhão de ingressos a antiga detentora do recorde. Se compararmos o sucesso da última Semana do Cinema com sua antecessora, a pior edição até o momento e com poucas estreias no período, o crescimento do público foi de 131,8%.
No total, a sexta edição da Semana do Cinema teve 79 mil sessões, sendo 26% delas destinadas ao cinema nacional, que obteve um market share de 30,9% dos ingressos vendidos entre 6 e 12 de fevereiro. A média de público por sessão, aliás, também foi superior para os filmes brasileiros: 60 contra 47 das sessões voltadas aos filmes internacionais.
Compartilhe:
- 0 medalha