14 Fevereiro 2025 | Redação
LatAm Content Meeting reúne players do mercado audiovisual no Rio de Janeiro
Cidade irá sediar evento de audiovisual voltado para o mercado de não-ficção entre os dias 10 e 12 de março
Compartilhe:

No mês de março, nos dias 10, 11 e 12, o Rio de Janeiro será sede da primeira edição do LatAm Content Meeting. O evento reunirá profissionais e empresas do setor audiovisual de várias partes do mundo, atendendo uma demanda de produtoras independentes de conteúdo e de plataformas (TVs e OTTs) da América Latina, que solicitam um espaço segmentado para a não-ficção dedicado à geração de parcerias e negócios. O intuito do LatAm Content Meeting é mostrar a vitalidade do mercado audiovisual, e criar oportunidades de trocas entre produtores, distribuidores e exibidores internacionais.
Publicidade fechar X

A programação do LatAm Content Meeting será composta por oportunidades de reuniões one-to-one, sessões de pitch, espaços para networking e palestras com importantes players do Brasil e do exterior. Da Europa, estão confirmadas as participações de representantes da alemã Deutsche Welle, da emissora britânica Channel 4, da France Télévisions e da Austrian Broadcasting Corporation, além de representantes da japonesa NHK Enterprises, entre outros.
Entre as emissoras nacionais, já confirmaram presença executivos da TV Globo, TV Cultura, Canal Curta!, Band e Canal Brasil, além das plataformas de streaming Amazon Studios, Grupo Warner, YouTube e Globoplay, e dos canais Fast LG e Samsung TV Plus.
No dia 10, durante a sessão de abertura do evento, Caroline Behar, da France Télévisions, vai apresentar a Global Doc Alliance — uma iniciativa inovadora de cofinanciamento que une os principais canais públicos internacionais em um esforço coletivo para promover a diversidade, elevar a qualidade dos conteúdos e atender aos padrões globais em constante evolução. No mesmo dia, acontece um encontro com Kate Phillips, Diretora de Unscripted, da BBC, que vai falar sobre o mercado crescente de coproduções internacionais.
Além disso, nos dias 10 e 11 também acontecerão quatro palestras Industry Talk que reunirão representantes dos canais brasileiros (TV aberta e paga), de emissoras internacionais, com a participação dos maiores broadcasters públicos e privados do mundo, dos canais Fast (Free Ad-Supported Streaming TV) que estão revolucionando o consumo de conteúdo gratuito, e das plataformas de streaming. Nesses encontros, os executivos vão apresentar como cada um desses espaços desenvolvem narrativas impactantes por meio de documentários e formatos inovadores de não ficção. Também vão falar sobre os desafios de equilibrar entretenimento com autenticidade, os tipos de conteúdo procurados pelos diferentes espaços e as oportunidades de coprodução com produtores independentes.
No último dia do evento, a palestra Quando a Realidade Encontra a Ficção vai contar como os criadores transformam histórias reais em uma ficção envolvente. A ideia é mostrar os desafios e os processos criativos por trás da dramatização de eventos reais e personagens verídicos como no caso do filme Maníaco do Parque, do Prime Video, onde especialistas da indústria discutirão a linha tênue entre fato e ficção, considerações éticas e as escolhas de narrativa que dão vida a essas histórias.
Nas sessões de pitchings foram selecionados 18 projetos que abrangem três categorias temáticas – Natureza e Meio Ambiente; Assuntos Atuais e Investigações; Entretenimento Factual - escolhidos entre 148 inscrições de 30 países diferentes. Essas atividades serão gerenciadas pela equipe do Sunny Side of the Doc, maior evento internacional dedicado a documentários lineares e não-lineares, com o objetivo de gerar negócios internacionais para produtoras de várias partes do mundo que já confirmaram presença.
"Existe uma demanda por um mercado focado em conteúdos de não-ficção e o Brasil é um catalisador natural, um hub muito importante para a região. O Latam Content Meeting vai reunir no Rio de Janeiro representantes de várias partes do mundo, com representantes da Inglaterra, França, Estados Unidos, Alemanha, Bolívia, Colômbia, entre outros. Tenho certeza de que no encerramento do evento terão sido realizados muitos novos negócios e vamos contribuir para o incremento da produção na América Latina", comemorou Fernando Dias, presidente LatAm Content Meeting.
Todas as informações e programação do evento, assim como a aquisição de credenciais, são feitas no site oficial do evento.
Compartilhe:
- 0 medalha