Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheterias

10 Fevereiro 2025 | Redação

"Mufasa" volta a liderar no Brasil e exibidores comemoram números históricos da Semana do Cinema

Cinemas chineses também registram recordes no período do Ano Novo Lunar

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Semana do Cinema voltou com tudo em 2025 e a campanha mostrou sua força, fazendo com que os dez filmes mais assistidos no Brasil durante o final de semana levassem mais de 100 mil espectadores cada às salas de cinema. Em sua sexta edição, a iniciativa registrou os melhores números desde a sua criação e colocou Mufasa: O Rei Leão (Disney) e Ainda Estou Aqui (Sony) como grandes destaques. As informações são da Comscore.

Publicidade fechar X

Depois de ser superado por Ainda Estou Aqui nas últimas duas semanas, Mufasa voltou a liderar e levou 559,82 mil pessoas aos cinemas. Ainda Estou Aqui, por sua vez, continua mostrando sua força mesmo após 14 semanas em cartaz e contribuiu com 426,54 mil espectadores e se aproximou ainda mais da marca de 5 milhões. Até o momento, 4,66 milhões de pessoas já assistiram o postulante brasileiro ao Oscar nos cinemas do país.

A produção dirigida por Walter Salles e protagonizada por Fernanda Torres, inclusive, aumentou sua presença na América do Norte neste final de semana. De acordo com o IndieWire, anteriormente o longa brasileiro, que era exibido em 93 salas de cinema na região até então, aumentou o número para 704 salas. Tendo arrecadado mais de US$ 1 milhão neste final de semana, o filme chegou a um acumulado de R$ 2,3 milhões na região.

Voltando ao Brasil, outras duas produções nacionais se destacaram e deram sequência às ótimas campanhas. O Auto da Compadecida 2 (H2O Films) contou com mais 261,04 mil espectadores, registrando o quarto maior público do final de semana, para ultrapassar a marca de 4 milhões de ingressos vendidos e chegar ao acumulado de 4,08 milhões. Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (Downtown/Paris), por sua vez, levou 118,68 mil pessoas às salas escuras e se aproximou de seu primeiro milhão, tendo levado 883,78 mil pessoas aos cinemas até o momento. No total, foram 2,75 milhões de ingressos vendidos no Brasil durante o final de semana, para uma renda de R$ 29,42 milhões.

Para fechar a análise no território nacional, vale citar números históricos da Semana do Cinema. Nos três primeiros dias da campanha (quinta-feira, sexta-feira e sábado) houve um aumento de mais de 100% em relação ao público registrado na quinta edição da Semana do Cinema (12 a 14 de setembro de 2024). Quando os números são comparados ao mesmo período do último ano, na quarta edição (22 a 24 de fevereiro), também houve um aumento. Confira abaixo os números registrados:

  • - 4ª Semana do Cinema: Quinta-feira (275.190 ingressos), sexta-feira (385.651 ingressos), sábado (825.015 ingressos)
  • - 5ª Semana do Cinema: Quinta-feira (145.580 ingressos), sexta-feira (235.484 ingressos), sábado (491.686 ingressos)
  • - 6ª Semana do Cinema: Quinta-feira (336.307 ingressos), sexta-feira (499.724 ingressos), sábado (944.540 ingressos)

"Está sendo uma das melhores edições da Semana do Cinema. A FENEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas), Sindicatos e ABRAPLEX (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex) atribuem esse sucesso a agressividade da promoção, R$ 10, e aos bons filmes que estão em cartaz! Uma programação diversificada com ótimos filmes infantis, dramas, e o nosso candidato a três estatuetas no Oscar 2025, ‘Ainda Estou Aqui’. Uma pena que o MINC, por questões burocráticas, não conseguiu apoiar a Semana do Cinema nesse momento em que o protagonismo dos filmes brasileiros está em alta", destacou Lúcio Otoni, presidente da FENEEC.

Na América do Norte, que contou com o crescimento de Ainda Estou Aqui, como dito anteriormente, o final de semana não foi dos melhores, apesar de apresentar alguns números positivos. A briga realmente não era das mais fáceis em um final de semana em que os cinemas dividiram a atenção com o Super Bowl, um dos principais eventos esportivos dos Estados Unidos, mas a arrecadação total de US$ 55 milhões foi satisfatória. O número representa a maior bilheteria pós-pandemia em um final de semana de Super Bowl e também representa um aumento de 32% em relação ao último ano, quando a bilheteria ficou em US$ 37 milhões no final de semana do Super Bowl. O grande campeão foi O Homem-Cão (Universal), que arrecadou US$ 13,7 milhões para liderar pelo segundo final de semana consecutivo.

A bilheteria global, mais uma vez, foi dominada pela China, que teve um grande impulso do Ano Novo Lunar. A animação Ne Zha 2 novamente foi o grande destaque e deixou o também chinês Detective Chinatown 1900 comendo poeira. Ne Zha 2 acumulou US$ 250,64 milhões durante o final de semana e chegou a um acumulado de US$ 1,11 bilhão, tornando-se o filme de maior bilheteria na história do país ao superar o épico de guerra The Battle at Lake Changjin (2021), que havia acumulado US$ 802 milhões. Os números também fazem a animação superar Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força (2015), que arrecadou US$ 936,7 milhões na América do Norte, para se tornar o filme de maior bilheteria em um único mercado em todos os tempos. Por fim, o impulso do Ano Novo fez o acumulado da China chegar a US$ 2,14 bilhões em 2025, marcando um aumento de 418,9% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Brasil

A 6ª edição da Semana do Cinema colocou um sorriso de orelha a orelha nos exibidores brasileiros durante o final de semana e, mais uma vez, Mufasa rugiu mais alto que os concorrentes ao levar 559,82 mil pessoas aos cinemas. Ainda Estou Aqui também seguiu sua excelente campanha em busca do Oscar ao vender 426,54 mil ingressos que foram suficientes para superar a abertura de Acompanhante Perfeita (Warner), que fechou o pódio com 283,9 mil espectadores.

Sonic 3: O Filme (Sony) e O Auto da Compadecida 2, que estão em cartaz há um mês e meio, também seguem com ótimos números e protagonizaram uma disputa acirrada. Enquanto a comédia brasileira levou 261,04 mil pessoas aos cinemas com uma renda de R$ 2,64 milhões, as aventuras do ouriço azul atraíram 259,77 mil espectadores para uma renda de R$ 2,65 milhões.

Na sequência, aparecem O Homem do Saco (Paris Filmes), Moana 2 (Disney) e Conclave (Diamond), que venderam 157,88 mil, 132,62 mil e 124,2 mil ingressos respectivamente. Completando o ranking dos filmes mais assistidos, aparecem o nacional Chico Bento, que levou 118,68 mil pessoas aos cinemas, e a abertura de Blindado (Imagem Filmes), que conseguiu um público de 102,37 mil.

América do Norte

Na América do Norte, o Super Bowl tirou o público dos cinemas e O Homem-Cão foi a única produção a superar a marca de US$ 10 milhões ao arrecadar US$ 13,7 milhões. A animação teve a companhia de duas estreias no pódio, com Heart Eyes, uma comédia de terror que ainda não tem distribuição no Brasil e arrecadou US$ 8,5 milhões, e Amor Bandido (Universal), que conseguiu US$ 5,8 milhões.

O restante do ranking, sem grandes destaques, ficou:

  • - Mufasa | US$ 3,92 milhões
  • - Acompanhante Perfeita | US$ 3,02 milhões
  • - Um Dia Daqueles (Sony) | US$ 3 milhões
  • - Becoming Led Zeppelin (Sony) | US$ 2,62 milhões
  • - Ameaça no Ar (Paris Filmes) | US$ 2,6 milhões
  • - Sonic 3 | US$ 1,75 milhão
  • - Moana 2 | US$ 1,54 milhão

Global

A China, mais uma vez, foi o grande destaque do final de semana e ocupou os dois primeiros lugares do ranking com Ne Zha 2 e Detective Chinatown 1900 que arrecadaram respectivamente US$ 250,64 milhões e US$ 36,7 milhões. O "intruso" no pódio foi O Homem-Cão, que faturou US$ 20,62 milhões em todo o mundo.

O restante do ranking ficou:

  • - Mufasa | US$ 12,42 milhões
  • - Boonie Bears Future Reborn (China) | US$ 9,26 milhões
  • - Heart Eyes | US$ 8,5 milhões
  • - Creation of the Gods II: Demon Force (China) | US$ 8 milhões
  • - Paddington: Uma Aventura na Floresta (Sony) | US$ 7,5 milhões
  • - Amor Bandido | US$ 6,87 milhões
  • - Acompanhante Perfeita | US$ 6,75 milhões

Compartilhe:

  • 1 medalha