Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Diversidade cultural

04 Fevereiro 2025 | Redação

Cine Aldeia, primeiro cinema indígena do Norte do país, é inaugurado em Manaus

Cinema foi idealizado pela produtora Thaís Kokama e fica localizado na Aldeia Indígena Inhaã-bé

Compartilhe:

(Foto: João Viana/Semcom)

No último sábado (1º), o Cine Aldeia, primeiro cinema indígena do Norte do Brasil, foi inaugurado em Manaus. A sala do projeto foi idealizada pela produtora Thaís Kokama e foi contemplada pelo edital da Lei Paulo Gustavo, da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura). As informações são da Prefeitura de Manaus.

Publicidade fechar X

Localizado na Aldeia Indígena Inhaã-bé, no Tarumã-Açu, zona Oeste, o Cine Aldeia surgiu em 2019, com exibições de filmes para crianças na Aldeia Inhaã-bé. Ao longo dos últimos três anos, a aldeia recebeu atividades e oficinas de cinema, além de ter sido utilizada como set de filmagens para produções nacionais e internacionais, impulsionando e motivando a comunidade nas práticas cinematográficas.

Durante o lançamento, foram exibidos ao público presente oito curtas-metragens, que permanecem em cartaz nos primeiros meses de 2025. Além dos curtas, o Cine Aldeia lançou o documentário Traços da Resistência, dirigido e produzido por Thaís Kokama.

"Estou me sentindo muito realizada em poder estar entregando esse projeto. Não foi fácil, a gente teve as complicações da natureza, a estiagem, o que dificultou em trazer o material até a Aldeia lnhaã-bé, mas a gente conseguiu e agora estamos fazendo essa inauguração. Me sinto realizada, com um dever cumprido", comemorou a produtora e idealizadora do Cine Aldeia.

Durante a inauguração da sala, Tony Medeiros, presidente do Concultura, destacou a novidade como uma importante forma de valorização dos povos indígenas brasileiros. "Para a nossa felicidade, esse é o primeiro cinema indígena dentro de uma aldeia. E eu quero aqui reconhecer o esforço da Prefeitura de Manaus, através do Concultura e da Lei Paulo Gustavo, que premiaram uma aldeia indígena em Manaus, justamente para valorizar o que nós temos de mais forte na formação étnica do povo brasileiro, os povos indígenas", encerrou.

Compartilhe:

  • 0 medalha