03 Fevereiro 2025 | Redação
"Deuses da Peste" vence Mostra de Cinema de Tiradentes em evento que destacou desafios para audiovisual
Coprodução entre São Paulo e Minas Gerais, dirigida por Tiago Mata Machado e Gabriela Luíza foi celebrada como melhor longa-metragem
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A 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes foi encerrada na noite do último sábado (1º) e o filme coproduzido entre São Paulo e Minas, Deuses da Peste, de Tiago Mata Machado e Gabriela Luíza, foi o vencedor de melhor longa-metragem da Mostra Olhos Livres. Além disso, durante o evento, que aconteceu entre 24 de janeiro e 1º de fevereiro, os integrantes do 3º Fórum de Tiradentes - Encontros pelo Audiovisual divulgaram um documento que aponta os desafios importantes a políticas públicas para o audiovisual.
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A Mostra Olhos Livres é a seção do evento dedicada a filmes independentes e, na cerimônia de encerramento, o júri oficial consagrou a obra de Tiago Mata Machado e Gabriela Luíza como vencedor do Prêmio Carlos Reichebach. A produção se passa na cidade de São Paulo e traz a história de um velho ator shakespeariano, já afastado dos palcos, que vive isolado em um casarão, junto a seus fantasmas. Em seu quarto, cercado pelas cortinas vermelhas herdadas de um teatro, ele sonha com a peste e o fogo se alastrando por todo o país.
O texto de justificativa do júri, composto por Juçara Marçal, Carlos Francisco, Cíntia Gil, Rita Vênus e Paulo Maya, destacou que o filme "começa do meio e não se estabiliza em lugar nenhum, com a coragem de experimentar o desvio". Além disso, a obra foi elogiada por "usar múltiplas materialidades e ferramentas de linguagem para expandir a percepção da matéria filmada". Vale destacar que Deuses da Peste já é o quarto longa dirigido por Tiago Mata Machado.
Na Mostra Aurora, o júri jovem, formado por Clara Prado, Duds Tuts, Giulia Belmonte, Otávio Osaki e Sofia Carlos, escolheu Um Minuto é uma Eternidade para Quem Está Sofrendo, de Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro, como melhor longa. O júri justificou a escolha por ser “um filme que nos incita à vulnerabilidade que é própria do erro” e que "abre casa, corpo e palavras para toda a significação possível a partir do princípio do desejo".
O Prêmio Helena Ignez, dedicado ao destaque feminino da Mostra e dado pelo júri oficial, foi entregue à atriz Ticiane Simões, por sua atuação em Entre Corpos, dirigido por Mayra Costa. O júri destacou sua "precisão nos gestos, postura e olhar impenetrável", comparando sua presença cênica a "um enigma, uma esfinge irresistível". Na Mostra Foco, o curta dirigido por Mayra Costa também levou o prêmio e saiu como vencedor.
Na Mostra Autorias o grande vencedor foi Parque de Diversões, de Ricardo Alves Jr., que levou o Prêmio da Crítica Abraccine para casa. Outras produções que foram premiadas no evento foram Marmita, de Guilherme Peraro, que levou o Prêmio Canal Brasil de Curtas, e Desconstruindo Lene, de Guilherme Maia, que foi eleito o melhor curta-metragem pelo júri da Mostra Formação.
Também vale destacar que neste ano, pela quarta edição consecutiva, o Conexão Brasil CineMundi contou com as sessões da categoria Work In Progress (WIP), a partir de projetos em finalização que concorrem a prêmios de parceiros do programa de coprodução Brasil CineMundi. Nas categorias WIP, A Voz de Deus, de Miguel Antunes Ramos, venceu os prêmios Cinecolor e O2 Pós, enquanto Morte e Vida Madalena, de Guto Parente, levou o Prêmio Málaga WIP.
Por fim, o evento ainda contou com um júri popular, composto por espectadores da Mostra, que escolheram 3 Obás de Xangô, de Sergio Machado, como melhor longa-metragem, e Dois Nilos, de Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro, como melhor curta-metragem.
Confira todos os premiados da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes:
- - MELHOR LONGA – MOSTRA OLHOS LIVRES – JÚRI OFICIAL – PRÊMIO CARLOS REICHENBACH | Deuses da Peste, de Tiago Mata Machado e Gabriela Luíza (MG/SP)
- - MELHOR LONGA – JÚRI POPULAR | 3 Obás de Xangô, de Sergio Machado (BA)
- - MELHOR LONGA – MOSTRA AURORA – JÚRI JOVEM | Um Minuto é uma Eternidade para quem Está Sofrendo, de Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro (SP)
- - MELHOR LONGA – MOSTRA AUTORIAS – PRÊMIO ABRACCINE | Parque de Diversões, de Ricardo Alves Jr (MG)
- - MELHOR CURTA – MOSTRA FOCO – JÚRI OFICIAL | Entre Corpos, de Mayra Costa (AL)
- - MELHOR CURTA – JÚRI POPULAR | Dois Nilos, de Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro (RJ)
- - MELHOR CURTA – MOSTRA FOCO – JÚRI CANAL BRASIL | Marmita, de Guilherme Peraro (PR/SP)
- - MELHOR CURTA – MOSTRA FORMAÇÃO | Desconstruindo Lene, de Guilherme Maia (BA)
- - PRÊMIO HELENA IGNEZ – JÚRI OFICIAL | Ticiane Simões, atriz de Entre Corpos (AL)
- - CONEXÃO BRASIL CINEMUNDI WIP CORTE FINAL | A Voz de Deus, de Miguel Antunes Ramos (SP)
- - CONEXÃO BRASIL CINEMUNDI MALAGA WIP | Morte e Vida Madalena, de Guto Parente (CE)
- - PRÊMIO RETRATO FILMES | Prédio Vazio, de Rodrigo Aragão (ES)
Desafios importantes a políticas públicas para o audiovisual
Durante a 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes também aconteceu o 3º Fórum de Tiradentes - Encontros Pelo Audiovisual Brasileiro. Com 89 participantes representando diversos segmentos do ecossistema audiovisual, o evento destacou a necessidade de políticas públicas sustentáveis, reforçou a importância do audiovisual como setor estratégico e reafirmou demandas para os próximos anos. A Carta de Tiradentes 2025, documento resultante das discussões, sintetiza diretrizes e reivindicações que serão encaminhadas às instâncias governamentais.
Apesar de reconhecer avanços significativos como a renovação da Cota de Tela o fortalecimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), foram apontados desafios no que diz respeito à regulação do vídeo sob demanda (VoD), ao fortalecimento dos polos regionais e à ampliação do acesso ao cinema brasileiro. Sendo assim, o documento enfatiza a urgência de uma política de desenvolvimento do audiovisual que contemple todas as etapas da cadeia produtiva, desde a formação e produção até a distribuição e exibição.
Outro eixo central do documento trata a expansão e fortalecimento do circuito de exibição e defende investimentos na manutenção e ampliação de salas de cinema, com especial atenção às regiões fora dos grandes centros. Após conclusão, o documento final será encaminhado ao Ministério da Cultura, à Ancine e a outras instâncias federativas, buscando transformar as reivindicações em políticas efetivas.
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