23 Janeiro 2025 | Yuri Codogno
Histórico: "Ainda Estou Aqui" se torna o primeiro filme brasileiro a concorrer na principal categoria do Oscar
Produção também foi indicada como Melhor Filme Internacional e Fernanda Torres foi lembrada como Melhor Atriz
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Ainda Estou Aqui (Sony) fez história ao se tornar o primeiro longa brasileiro a ser indicado como Melhor Filme, principal categoria do Oscar. Além disso, o longa foi um dos selecionados como Melhor Filme Internacional, enquanto a Fernanda Torres está na lista das cinco indicadas a Melhor Atriz. Os vencedores da 97ª edição do Oscar serão conhecidos no dia 2 de março.
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Antes, o Brasil havia sido nomeado para melhor Filme Internacional com O Pagador de Promessas (1963), O Quatrilho (1996), O Que é Isso, Companheiro? (1998) e Central do Brasil (1999). Outras indicações foram para Fernanda Montenegro, como Melhor Atriz por Central do Brasil; Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem e Melhor Fotografia por CIdade de Deus (2004); Melhor Animação por O Menino e o Mundo (2016); Melhor Documentário por Lixo Extraordinário (2011) e Democracia em Vertigem (2020); e Melhor Curta em Live-Action por Uma História de Futebol (2001).
Nota: O Beijo da Mulher Aranha é uma coprodução entre Estados Unidos e Brasil. Com um elenco formado por atores sindicalizados no SAG, americanos ou com relações mais próximas a Hollywood, dirigido pelo argentino-brasileiro Hector Babenco e com uma história que se passa no Brasil, o longa concorreu em 1986 como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator (venceu) e Roteiro Adaptado. Entretanto, por ser uma produção com mais elementos estadunidenses, o longa foi recebido como uma produção local pela indústria de Hollywood e não como um filme brasileiro, ficando, inclusive, de fora da categoria de Melhor Filme Estrangeiro na época. Além disso, entrou em cartaz no Brasil quatro meses após ter estreado nos EUA.
Apesar das indicações, o Brasil nunca levou uma estatueta para casa, de forma que Ainda Estou Aqui pode quebrar esse tabu para a cinematografia brasileira. Na categoria principal, terá a concorrência de Anora (Universal), O Brutalista (Universal), Um Completo Desconhecido (Disney), Conclave (Diamond Films), Duna: Parte Dois (Warner), Emilia Pérez (Paris Filmes), Nickel Boys (Prime Video), A Substância (MUBI/Imagem Filmes) e Wicked: Parte Um (Universal).
Como Melhor Filme Internacional, a disputa é com o dinamarquês A Garota da Agulha (MUBI), o francês Emilia Pérez, o alemão A Semente do Fruto Sagrado (Mares Filmes) e a animação letã Flow (Mares Filmes). Fernanda Torres, por sua vez, compete com Cynthia Erivo (Wicked: Parte Um), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (A Substância).
A grande pedra no sapato de Ainda Estou Aqui deve ser Emilia Pérez, que já tirou o prêmio do brasileiro no Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. O filme francês (e falado em espanhol), aliás, foi o maior indicado, concorrendo em 13 categorias, um recorde para uma produção não-anglófona no Oscar, sendo nomeado como melhor: Direção, Atriz Coadjuvante, Roteiro Adaptado, Montagem, Fotografia, Trilha Sonora, Som, Maquiagem & Cabelo e duas vezes em Canção Original, além das três categorias já citadas.
Outros filmes com múltiplas nomeações foram: O Brutalista e Wicked: Parte Um, com dez; Um Completo Desconhecido e Conclave, com oito; Anora, com seis; A Substância e Duna: Parte Dois, com cinco; Nosferatu (Universal), com quatro; Sing Sing (Diamond Films), Robô Selvagem (Universal) e Ainda Estou Aqui, com três; e A Verdadeira Dor (Disney), Nickel Boys e Flow, com duas indicações.
Outros 13 filmes foram lembrados uma vez, além das vinte produções distribuídas nas categorias Melhor Documentário, Melhor Documentário em Curta-Metragem, Melhor Curta-Metragem em Live-Action e Melhor Curta-Metragem em Animação.
Alguns destaques individuais são a presença de Karla Sofía Gascón como a primeira mulher trans a concorrer ao Oscar de Melhor Atriz, enquanto na categoria de Melhor Direção novamente tem apenas uma cineasta feminina, Coralie Fargeat, por A Substância.
Entre as esnobadas da atual edição, chama atenção a ausência de Angelina Jolie (Maria Callas) e Nicole Kidman (Babygirl) como Melhor Atriz, algo que nós, brasileiros, agradecemos. E como coadjuvantes, notamos a ausência de Selena Gomez (Emilia Pérez), Margaret Qualley (A Substância) e Jeremy Strong (O Aprendiz), assim como nenhuma indicação por atuação em Duna: Parte Dois.
Aliás, apesar das cinco indicações, Duna 2 surpreendente não foi lembrado como Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem, além de sua candidatura em Melhor Trilha Sonora ter sido barrada.
Alguns filmes que eram esperados receber ao menos uma indicação, mas saíram zerados foram Rivais (Warner), Furiosa (Warner), O Quarto ao Lado (Warner) e Guerra Civil (Diamond Films). E, particularmente, chama minha atenção a ausência de Pisque Duas Vezes (Warner), ausente do Oscar e das demais premiações.
Em relação às distribuidoras no Brasil, a Universal nadou de braçadas ao receber 33 indicações, seguida (de longe) por Diamond Films (15); Disney e Paris Filmes (13); MUBI (6); Imagem Filmes e Warner (5); Sony, Netflix, Mares Filmes (3); Disney+, Paramount e Prime Video (2); e Clube Filmes e Pandora Filmes (1). Ainda há 18 nomeações de longas que não possuem distribuição no Brasil.
CONFIRA TODOS OS INDICADOS
Melhor Filme
- - Anora (Universal)
- - O Brutalista (Universal)
- - Um Completo Desconhecido (Disney)
- - Conclave (Diamond)
- - Duna: Parte Dois (Warner)
- - Emilia Pérez (Paris)
- - Ainda Estou Aqui (Sony)
- - Nickel Boys (Prime Video)
- - A Substância (MUBI/Imagem)
- - Wicked: Parte Um (Universal)
Melhor Direção
- - Sean Baker, por Anora (Universal)
- - Brady Corbet, por O Brutalista (Universal)
- - James Mangold, por Um Completo Desconhecido (Disney)
- - Jacques Audiard, por Emilia Pérez (Paris)
- - Coralie Fargeat, por A Substância (MUBI/Imagem)
Melhor Atriz
- - Cynthia Erivo, por Wicked: Parte Um (Universal)
- - Karla Sofía Gascón, por Emilia Pérez (Paris)
- - Mikey Madison, por Anora (Universal)
- - Demi Moore, por A Substância (MUBI/Imagem)
- - Fernanda Torres, por Ainda Estou Aqui (Sony)
Melhor Ator
- - Adrien Brody, por O Brutalista (Universal)
- - Timothée Chalamet, por Um Completo Desconhecido (Disney)
- - Colman Domingo, por Sing Sing (Diamond)
- - Ralph Fiennes, por Conclave (Diamond)
- - Sebastian Stan, por O Aprendiz (Diamond)
Melhor Atriz Coadjuvante
- - Monica Barbaro, por Um Completo Desconhecido (Disney)
- - Ariana Grande, por Wicked: Parte Um (Universal)
- - Felicity Jones, por O Brutalista (Universal)
- - Isabella Rossellini, por Conclave (Diamond)
- - Zoe Saldaña, por Emilia Pérez (Paris)
Melhor Ator Coadjuvante
- - Yura Borisov, por Anora (Universal)
- - Kieran Culkin, por A Verdadeira Dor (Disney)
- - Edward Norton, por Um Completo Desconhecido (Disney)
- - Guy Pierce, por O Brutalista (Universal)
- - Jeremy Strong, por O Aprendiz (Diamond)
Melhor Roteiro Original
- - Anora (Universal)
- - O Brutalista (Universal)
- - A Verdadeira Dor (Disney)
- - Setembro 5 (Paramount)
- - A Substância (MUBI/Imagem)
Melhor Roteiro Adaptado
- - Um Completo Desconhecido (Disney)
- - Conclave (Diamond)
- - Emilia Pérez (Paris)
- - Nickel Boys (Prime Video)
- - Sing Sing (Diamond)
Melhor Filme Internacional
- - Ainda Estou Aqui (Sony) - Brasil
- - A Garota da Agulha (MUBI) - Dinamarca
- - Emilia Pérez (Paris)- França
- - A Semente do Fruto Sagrado (Mares) - Alemanha
- - Flow (Mares) - Letônia
Melhor Animação
- - Flow (Mares)
- - Divertida Mente 2 (Disney)
- - Memórias de um Caracol*
- - Wallace & Gromit: Avengança (Netflix)
- - Robô Selvagem (Universal)
Melhor Montagem
- - Anora (Universal)
- - O Brutalista (Universal)
- - Conclave (Diamond)
- - Emilia Pérez (Paris)
- - Wicked: Parte Um (Universal)
Melhor Fotografia
- - O Brutalista (Universal)
- - Duna: Parte Dois (Warner)
- - Emilia Pérez (Paris)
- - Maria Callas (Diamond)
- - Nosferatu (Universal)
Melhor Trilha Sonora
- - O Brutalista (Universal)
- - Conclave (Diamond)
- - Emilia Pérez (Paris)
- - Wicked: Parte Um (Universal)
- - Robô Selvagem (Universal)
Melhor Som
- - Um Completo Desconhecido (Disney)
- - Duna: Parte Dois (Warner)
- - Emilia Pérez (Paris)
- - Wicked: Parte Um (Universal)
- - Robô Selvagem (Universal)
Melhor Canção Original
- - “El Mal”, de Emilia Pérez (Paris)
- - “The journey”, de The Six Triple Eight (Netflix)
- - “Like a bird”, de Sing Sing (Diamond)
- - “Mi camino”, de Emilia Pérez (Paris)
- - “Never too late”, de Elton John: Never Too Late (Disney+)
Melhor Direção de Arte
- - O Brutalista (Universal)
- - Conclave (Diamond)
- - Duna: Parte Dois (Warner)
- - Nosferatu (Universal)
- - Wicked: Parte Um (Universal)
Melhor Figurino
- - Um Completo Desconhecido (Disney)
- - Conclave (Diamond)
- - Gladiador II (Paramount)
- - Nosferatu (Universal)
- - Wicked: Parte Um (Universal)
Melhor Maquiagem & Cabelo
- - Um Homem Diferente (Clube)
- - Emilia Pérez (Paris)
- - Nosferatu (Universal)
- - A Substância (MUBI/Imagem)
- - Wicked: Parte Um (Universal)
Melhores Efeitos Visuais
- - Alien: Romulus (Disney)
- - Better Man: A História de Robbie Williams (Diamond)
- - Duna: Parte Dois (Warner)
- - Planeta dos Macacos: O Reinado (Disney)
- - Wicked: Parte Um (Universal)
Melhor Documentário
- - Black Box Diaries*
- - No Other Land*
- - Porcelain War*
- - Trilha Sonora para um Golpe de Estado (Pandora)
- - Sugarcane (Disney+)
Melhor Documentário de Curta-Metragem
- - Death by Numbers*
- - I am Ready, Warden*
- - Incident*
- - Instruments of a Beating Heart*
- - The Only Girl in the Orchestra (Netflix)
Melhor Curta-Metragem em Live-Action
- - A Lien*
- - Anuja*
- - I'm Not a Robot*
- - The Last Ranger*
- - The Man Who Could Not Remain Silent*
Melhor Curta-Metragem em Animação
- - Beautiful Men*
- - In the Shadow of Cypress*
- - Magic Candies*
- - Wander to Wonder*
- - Yuck!*
*Filmes sem distribuição confirmada no Brasil até o momento
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