10 Janeiro 2025 | Yuri Codogno
China e EUA decepcionam, mas arrecadações de 2024 superam as expectativas pessimistas do começo do ano
Por outro lado, países como Brasil e França obtiveram resultados positivos
Compartilhe:
Desde que 2024 começou, toda a indústria estava ciente de que seriam 12 meses complicados, com muitos filmes adiados por causa das greves que aconteceram no ano anterior. Acontece que, apesar do pessimismo, o mercado registrou bons números, com a arrecadação em diferentes territórios superando as previsões iniciais. E enquanto EUA e China retraíram, países como Brasil e França conseguiram melhorar seus desempenhos em comparação com 2023. As informações são dos portais Screen Daily, Variety, Box Office Mojo e Exame.
Publicidade fechar X
O balanço global, como já vimos, foi de uma retração em 2024, com as análises apontando para uma arrecadação total de US$ 30,5 bilhões, abaixo dos US$ 33,9 bilhões mundiais de um ano antes. O principal motivo foram as greves de Hollywood de 2023, que interromperam gravações e adiaram dezenas de lançamentos. E a queda se repetiu em diferentes locais do mundo.
Nos Estados Unidos e Canadá, principal mercado do mundo, o ano teve uma arrecadação total de US$ 8,559 bilhões, segundo o Box Office Mojo, 3,9% a menos do que os US$ 8,908 bilhões de 2023 e quase 25% a menos do que a média do último triênio pré-pandemia (US$ 11,3 bilhões).
“A bilheteria de 2024 foi saudável durante seis meses e insalubre na outra metade. Durante o verão [no hemisfério norte] e o final do ano, grandes séries de franquias funcionaram e recordes foram quebrados. Mas os primeiros quatro meses e meio do ano e o outono foram fracos. Os períodos mortos em 2024 deixaram algumas marcas profundas”, disse David A. Gross, que dirige a consultoria cinematográfica Franchise Entertainment Research.
Casa dos principais blockbusters do mundo, os dez filmes com melhor desempenho nos Estados Unidos foram Divertida Mente 2 (US$ 652,9 milhões), Deadpool & Wolverine (US$ 636,7 milhões), Wicked: Parte Um (US$ 432,9 milhões), Moana 2 (US$ 404 milhões), Meu Malvado Favorito 4 (US$ 361 milhões), Os Fantasmas Ainda Se Divertem (US$ 294,1 milhões), Duna: Parte Dois (US$ 282,1 milhões), Twisters (US$ 267,7 milhões), Godzilla e Kong (US$ 196,3 milhões) e Kung Fu Panda 4 (US$ 193,5 milhões).
A China, que tem potencial para competir com pé de igualdade com os Estados Unidos com produções próprias, perdeu a oportunidade de assumir o topo de maior mercado de 2024. A bilheteria total do cinema chinês foi de US$ 5,8 bilhões (RMB 42,502 bilhões), 23% abaixo dos US$ 7,5 bilhões (RMB 54,952 bilhões) arrecadados em 2023.
No verão, período que responde por 60% da bilheteria anual no gigante asiático, a arrecadação foi de US$ 3,4 bilhões (RMB 24,9 bilhões). Acontece que, segundo a Administração Nacional do Cinema da China, 71% dos espectadores foram ao cinema apenas uma única vez durante a temporada. O Relatório da Huatai Securities, por outro lado, indica que a bilheteria local deve se recuperar fortemente em 2025.
França, Reino Unido e Irlanda
A França foi um ponto fora da curva, com o desempenho de 2024 superando o do ano anterior. Foram 181,3 milhões de ingressos vendidos, representando um ligeiro aumento de 0,5% em comparação com 2023. A arrecadação total foi estimada em US$ 1,35 bilhão (€ 1,3 bilhão). Apesar disso, o valor ainda é 12,8% inferior à média anual pré-pandemia do período 2017-19.
Aliás, vale ressaltar que o país colocou três filmes locais entre as dez maiores bilheterias do ano e que os filmes franceses obtiveram um market share de 44,4% no país, o melhor resultado desde 2008.
Já na ilha da Grã-Bretanha e da Irlanda, a bilheteria estagnou: tanto em 2023 quanto em 2024 o valor foi de aproximadamente US$ 1,29 bilhão (£ 1,06 bilhão), mas 8% acima do arrecadado em 2022.
O que salvou o ano, porém, foi o mês de dezembro, que obteve um resultado 21% superior ao mesmo período do ano anterior (£ 115,6 milhões vs £ 95,5 milhões). No geral, em 2024, o Reino Unido e a Irlanda caíram apenas £ 3 milhões (0,2%).
Atualização Brasil
Se no final do ano passado publicamos que 2024 superou o ano anterior em 6,5%, considerando somente os dados até a 49ª semana, fizemos agora uma breve atualização, adicionando os números das últimas três semanas cinematográficas do ano.
No total, o público brasileiro cresceu 9,4% em comparação com 2023 (125 milhões x 114 milhões) e a renda foi 11% superior (R$ 2,5 bilhões x R$ 2,2 bilhões). O crescimento se deu por causa das ótimas campanhas que Moana 2 e Mufasa: O Rei Leão fizeram no final do ano, além das excelentes estreias que Sonic 3 e O Auto da Compadecida 2 tiveram na última semana de 2023. Por fim, o cinema nacional fechou o ano com 10,1% de market share.
Compartilhe:
- 0 medalha