30 Dezembro 2024 | Redação
64% dos brasileiros já cancelaram ao menos um serviço de streaming e 14% abriram mão de todos eles em 2024, mostra pesquisa
Netflix e Amazon Prime Video são os serviços mais assinados pelo público brasileiro
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Uma pesquisa inédita realizada pela Hibou, empresa especializada em pesquisa e insights de mercado e consumo, evidenciou os desafios enfrentados pelas plataformas de streaming no Brasil. O levantamento mostrou que 64% dos brasileiros já cancelaram ao menos um serviço de streaming e que, no ano de 2024, 14% dos usuários abriram mão de todos os serviços.
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O estudo foi realizado com 2.012 respondentes e buscou explorar as motivações por trás das decisões de cancelamento, os critérios de escolha de plataformas e o impacto das práticas de mercado no comportamento do público.
Entre os principais motivos que levam ao cancelamento, 49% dos participantes da pesquisa mencionaram a redução de despesas, 29% destacaram a perda do hábito de assistir a televisão, 20% disseram que a ausência de novidades foi determinante para o cancelamento e 16% apontaram a falta de qualidade de conteúdo nos streamings.
"A saturação do mercado e a pressão econômica têm levado os consumidores a fazerem escolhas mais criteriosas. O brasileiro busca plataformas que ofereçam preço acessível, variedade de conteúdo e facilidade de uso. A inovação não é mais um diferencial: é um requisito para sobreviver" destacou Lígia Mello, CSO da Hibou e coordenadora da pesquisa.
O estudo também mostrou que os motivos e níveis de cancelamentos variam entre as principais plataformas. Por exemplo, 45% dos que cancelaram a Netflix foram por custo-benefício, enquanto 38% cancelaram por dificuldades financeiras. O motivo financeiro também foi responsável pelo cancelamento de 39% dos usuários da Max. Por outro lado, 27% dos entrevistados cancelaram os serviços da Globoplay devido ao catálogo limitado, enquanto 21% cancelaram a Apple TV pela falta de lançamentos.
De acordo com a pesquisa, o público brasileiro também espera mais do que apenas entretenimento das plataformas de streaming, sendo necessário alinhar custo, conteúdo e usabilidade. Os números mostram que 77% dos entrevistados valorizam a grande variedade de filmes e séries, priorizando catálogos amplos e diversificados, enquanto 64% consideram o preço acessível essencial, refletindo a sensibilidade ao orçamento. Outros 37% esperam sugestões personalizadas, destacando a relevância da curadoria baseada em algoritmos e, além disso, 41% valorizam boa navegação e interface intuitiva, colocando a experiência do usuário no centro das decisões de escolha. Ainda há 19% dos usuários dos serviços que apreciam funções de interação, como “assistir junto” para quem está em outra casa.
Para além de motivos que levam ao cancelamento ou permanência nas plataformas, a pesquisa também mostrou que há plataformas dominantes no mercado. 78% dos entrevistados que assinam ou já assinaram serviços de streaming optaram por Netflix e Amazon Prime Video, mas os números também revelaram que o número de assinantes da Globoplay aumentou 7% no último ano.
A Hibou também identificou que 68% dos usuários são contra propagandas e anúncios em serviços assinados, mesmo que sejam sobre conteúdos da própria plataforma, e apenas 9% veem a publicidade como algo positivo. Por fim, a pesquisa aponta que 53% dos usuários já enfrentaram a frustração de não encontrar conteúdos desejados em nenhuma plataforma, enquanto 72% discordam de cobranças extras por conteúdos premium, defendendo que tudo deve estar incluído na assinatura básica.
"A simplicidade e o valor percebido são os maiores trunfos para as plataformas no Brasil. As marcas precisam entender que o consumidor busca muito mais que entretenimento: ele espera transparência, usabilidade e relevância em cada interação", concluiu Ligia Mello.
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