20 Dezembro 2024 | Yuri Codogno
Disney conquista público brasileiro e mira fechar 2024 com R$ 1 bilhão em ingressos vendidos
Portal Exibidor conversou com Renato D´Angelo, gerente geral da Disney no Brasil
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A Disney se lembrará por muito tempo do ano de 2024! Considerando todos os 18 longas que distribuiu no Brasil, são 45 milhões de ingressos vendidos que geraram uma receita de R$ 888 milhões em bilheteria… e olha que estamos considerando os números alcançados somente até o dia 15 de dezembro. Ou seja, ainda falta contabilizar os números de Moana 2 e Mufasa: O Rei Leão nos últimos 15 dias de 2024. E para coroar o ano da Disney, Divertida Mente 2 se tornou o filme com o maior número de ingressos vendidos na história do país.
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O Portal Exibidor conversou com Renato D´Angelo, gerente geral da Disney no Brasil, sobre o enorme sucesso de 2024 e também sobre o futuro da distribuidora.
Divertida Mente 2 entrou em cartaz no final de junho e fez uma abertura que surpreendeu a todos. Com 4,5 milhões de ingressos vendidos nos quatro primeiros dias, superou as expectativas do mercado, que acreditava que a animação faria uma campanha entre 5 e 8 milhões de público no total. Após três meses, porém, o filme havia superado 22 milhões de ingressos vendidos, ultrapassando Vingadores: Ultimato (19,6 milhões em 2019) como o maior público da história do Brasil.
“Certamente, ‘Divertida Mente 2’ superar ‘Vingadores: Ultimato’ foi uma surpresa positiva, mas tínhamos grandes expectativas. O apelo universal do filme e a conexão emocional com o público brasileiro sempre nos deram confiança no potencial do longa. O sucesso de ‘Divertida Mente 2’ é resultado de uma combinação de fatores estratégicos e emocionais. Primeiro, o poder da marca Divertida Mente é inegável. O primeiro filme tocou profundamente o público brasileiro, abordando temas universais como emoções e crescimento pessoal de forma acessível e inovadora. Essa conexão emocional criou uma base de fãs extremamente engajada e ansiosa pela continuação e que gerou um grande boca a boca. A qualidade do filme também precisa ser destacada”, contou Renato D’Angelo.
O longa teve uma estratégia de lançamento robusta, que incluiu campanhas de marketing e relações públicas criativas, parcerias locais e iniciativas que reforçaram a proximidade com o público brasileiro. A estreia nas férias escolares também potencializou a ida aos cinemas, atraindo não só crianças, mas famílias inteiras.
Para um filme conseguir repetir tal sucesso, entretanto, é necessário alinhar muitas questões, como lembrou Renato: “Para um filme alcançar um marco como esse, é fundamental que ele tenha uma história poderosa e relevante, que ressoe com todas as idades e culturas. Além disso, é necessário um planejamento estratégico que alinhe a produção, a comunicação e o lançamento às expectativas do público. No caso da Disney, nosso diferencial é o investimento contínuo em qualidade narrativa e técnica, além de ouvir o que os fãs desejam ver nas telas”.
Mas não foi apenas de Divertida Mente 2 que a Disney viveu em 2024. A distribuidora possui quatro filmes entre os dez mais vistos no país. Além do já citado, Deadpool & Wolverine se tornou o longa para maiores de idade com o melhor desempenho de todos os tempos; Moana 2 está em uma campanha fortíssima e com condições de superar os 7,3 milhões de público que D&W fez; e Planeta dos Macacos: O Reinado chegou a quase 3 milhões de ingressos vendidos. E não será nenhuma surpresa se Mufasa: O Rei Leão também figurar entre os dez maiores públicos do ano, mesmo com apenas 15 dias para tentar isso.
“O ano de 2024 foi histórico e transformador para a Disney no Brasil. Além do sucesso estrondoso de ‘Divertida Mente 2’, tivemos outros filmes que brilharam, como ‘Deadpool & Wolverine’, que trouxe uma combinação de nostalgia e inovação, e ‘Moana 2’, que cativou tanto novos públicos quanto os fãs da primeira aventura. Também destaco o lançamento de ‘Nosso Lar 2’, que reforça nosso compromisso com produções locais, mostrando que histórias brasileiras podem emocionar audiências e trazer resultados impressionantes. Foi um ano marcado por diversidade de gêneros, inovação em nossas campanhas e a consolidação da Disney como líder no mercado de entretenimento”, disse Renato D’Angelo.
Além dos filmes já citados, a Disney distribuiu no Brasil este ano: Wish: O Poder dos Desejos, Nosso Lar 2: Os Mensageiros, Pobres Criaturas (que 4 estatuetas do Oscar), Alien: Romulus, A Primeira Profecia, Tudo Por um Pop Star 2, Tipos de Gentileza, o relançamento de Star Wars: Episódio 1, Passagrana, Todos Nós Desconhecidos, Vidente por Acidente, Avassaladoras 2.0, A Vilã das Nove, Dalia e o Livro Vermelho e Cedo Demais.
Indo além, em um contexto internacional a Disney também tem motivos para comemorar. Esta semana, segundo o portal Box Office Pro, foi a primeira distribuidora a superar US$ 2 bilhões de arrecadação na América do Norte. No mundo todo, são dois filmes que superaram US$ 1 bilhão global: Divertida Mente 2 (US$ 1,698 bilhão) e Deadpool & Wolverine (US$ 1,338 bilhão), sendo os dois longas com melhor bilheteria este ano.
Apesar disso, pensando na indústria cinematográfica como um todo, o ano de 2024 foi de altos e baixos, fazendo com que o mercado audiovisual vivesse um período de recuperação e adaptação, como contou Renato: “Após os desafios das greves, vimos um ano de retomada, mas também de mudanças importantes. No Brasil, está voltando aos cinemas de forma consistente, mostrando que a experiência coletiva de assistir a um filme ainda é muito valiosa. Globalmente, percebemos que conteúdos diversificados, histórias inclusivas e estratégias híbridas [cinema e streaming na construção das franquias] foram essenciais para atrair diferentes audiências. Outro ponto que merece destaque é o trabalho de localização e dublagem para o mercado brasileiro. Temos feito escolhas muito assertivas, mesclando nomes de grande relevância para o público com qualidade técnica de dublagem, isso é fundamental para que o público se identifique com os filmes. O mercado está mais dinâmico, mas o foco na qualidade e na relevância das histórias permanece como o grande motor para o sucesso”.
E para o Brasil, ainda há o desafio e a expectativa de que a Disney consiga fechar o ano com uma arrecadação de R$ 1 bilhão. Para isso, precisará que Moana 2 e Mufasa façam, juntos, R$ 112 milhões até 31 de dezembro. Caso venha acontecer, sabe que é algo possível apenas graças à parceria com os exibidores, que são quem garante espaço dos filmes nas telonas.
“Gostaria de agradecer ao público brasileiro pelo apoio e entusiasmo ao longo de 2024. Sem dúvida, a paixão e o carinho que recebemos são o que impulsiona nosso compromisso em entregar o melhor do entretenimento. Esperamos atingir a marca de R$1 bilhão em bilheteria nesse ano, um marco que somente a Disney até hoje alcançou no Brasil. Reforço que estamos muito animados com o futuro e que continuaremos investindo em histórias que inspiram, emocionam e conectam pessoas em todo o país, bem como a investir em campanhas de alto impacto para todas as nossas estreias”, agradeceu.
Talvez seja muito cedo para falar sobre o futuro, mas se depender da Disney, a empresa está trabalhando para repetir o sucesso de 2024 no ano que vem. Entre os lançamentos garantidos para 2025, tem: os brasileiros MMA - Meu Melhor Amigo e Mauricio de Sousa - O Filme; A Verdadeira Dor; Um Completo Desconhecido; Operação Vingança; a continuação de Sexta-Feira Muito Louca; Tron: Ares; e Predador.
Isso sem considerar as grandes produções, como a animação Elio; os live-actions de Lilo & Stitch e Branca de Neve; os lançamentos da Marvel, como Capitão América: Admirável Mundo Novo, Thunderbolts e Quarteto Fantástico; e, claro, Avatar 3, dando sequência à franquia do filme que mais vendeu ingressos na história.
“Em 2025, a Disney continuará trazendo histórias que encantam e emocionam públicos de todas as idades. Além disso, continuaremos investindo no fortalecimento de produções locais e experiências imersivas que conectem o público com nossas histórias e personagens de formas únicas. 2025 será um ano de grandes novidades e expansão do impacto da Disney no Brasil”, finalizou Renato.
CONFIRA TODOS OS LANÇAMENTOS DA DISNEY E SEUS NÚMEROS OBTIDOS ATÉ O MOMENTO:
- - Divertida Mente 2 | 22,1 milhões de ingressos vendidos e R$ 442 milhões arrecadados;
- - Deadpool & Wolverine | 7,3 milhões e R$ 155,8 milhões;
- - Moana 2 (ainda em cartaz) | 6,3 milhões e R$ 127,1 milhões;
- - Planeta dos Macacos: O Reinado | 2,7 milhões e R$ 53,2 milhões;
- - Wish: O Poder dos Desejos | 1,9 milhão e R$ 37,4 milhões;
- - Nosso Lar 2: Os Mensageiros | 1,6 milhão e R$ 31,8 milhões;
- - Pobres Criaturas | 739 mil e R$ 15,7 milhões;
- - Alien: Romulus | 589 mil e R$ 12,2 milhões;
- - A Primeira Profecia | 344 mil e R$ 6,9 milhões;
- - Tudo Por um Pop Star 2 | 153 mil e R$ 2,7 milhões;
- - Tipos de Gentileza | 51 mil e R$ 1,1 milhão;
- - Star Wars: Episódio 1 I 32 mil e R$ 0,771 milhão;
- - Passagrana | 31 mil e R$ 0,528 milhão;
- - Todos Nós Desconhecidos | 21 mil e R$ 0,435 milhão;
- - Vidente por Acidente | 14 mil e R$ 0,268 milhão;
- - Avassaladoras 2.0 | 11 mil e R$ 0,180 milhão;
- - A Vilã das Nove | 1 mil e R$ 0,28 milhão;
- - Dalia e o Livro Vermelho | 500 e R$ 0,12 milhão;
- - Cedo Demais | 334 e R$ 0,04 milhão.
Números retirados da Comscore + Observatório do CInema e do Audiovisual
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