Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Internacional

20 Dezembro 2024 | J. Sperling Reich

"Red Path" Conquista os Principais Prêmios Yusr no Festival Internacional de Cinema do Mar Vermelho de 2024

Festival foi encerrado no dia 12 de dezembro com cerimônia de premiação

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Festival Internacional de Cinema do Mar Vermelho de 2024 terminou de maneira deslumbrante na quinta-feira (12) em uma cerimônia onde o Yusr de Ouro de Melhor Filme de Longa-Metragem foi concedido a Red Path, de Lotfi Achour, um drama tunisiano que explora o trauma psicológico de uma criança presa em uma zona de guerra. O prêmio vem acompanhado por uma recompensa em dinheiro de $100.000.

Publicidade fechar X

Achour também ganhou o Yusr de Melhor Diretor, que é acompanhado por um prêmio de $10.000. O presidente do júri do festival, o cineasta Spike Lee, apresentou o prêmio, trazendo uma reviravolta inesperada: era também o aniversário de Achour. “Vencer esses prêmios é o melhor presente que eu poderia receber”, comentou o diretor com emoção.

O Yusr de Prata de Melhor Filme de Longa-Metragem e seu prêmio de $30.000 foram para To a Land Unknown, de Mahdi Fleifel, um thriller de refugiados inspirado na obra de Martin Scorsese. A performance de Mahmoud Bakri no filme lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator.

O prêmio de Melhor Atriz foi para Mariam Sherif por seu papel em Snow White, dirigido por Taghrid Aboulhassan. Notavelmente, a performance de Sherif marcou a primeira vez que um filme egípcio apresentou uma mulher com nanismo em um papel principal.

Oday Rasheed ganhou o Yusr de Melhor Roteiro por Songs of Adam, enquanto o Yusr de Realização Cinemática foi para To Kill a Mongolian Horse, dirigido por Tao Qiu. O Prêmio do Júri, acompanhado por $10.000, foi concedido a Seeking Haven for Mr. Rambo, de Khaled Mansour.

O Asharq Award de Melhor Documentário foi para State of Silence, de Santiago Mazar, que garantiu um prêmio de $10.000, e o jovem talento saudita Roula Dakheellahah recebeu o Chopard Emerging Talent Award.

Jomana Al-Rashid, presidente da Red Sea Film Foundation, destacou as conquistas do festival: “Nos últimos oito dias, celebramos o poder transformador do cinema e defendemos narrativas diversas de todo o mundo.”

A seleção deste ano contou com 122 filmes de 85 países, sendo 50% estreias mundiais ou internacionais. “O futuro do cinema na região é indiscutivelmente promissor, e estamos orgulhosos de estar na vanguarda dessa jornada empolgante”, acrescentou Al-Rashid.

A noite também celebrou dois ícones globais, Priyanka Chopra Jonas e Viola Davis, que receberam prêmios honorários por suas contribuições ao cinema. Sarah Jessica Parker apresentou o prêmio de Chopra Jonas, enquanto a diretora saudita Hana Al-Omair homenageou Davis.

Outros convidados notáveis na cerimônia de encerramento incluíram Dev Patel, John Boyega, Nick Jonas, e as estrelas internacionais Alia Bhatt, Gwyneth Paltrow, Halle Berry e Adrien Brody.

O ator convertido em cineasta Johnny Depp também esteve presente para estrear seu segundo trabalho como diretor, Modì, Three Days on the Wing of Madness, a seleção da noite de encerramento do festival. O filme passa 72 horas seguindo o artista italiano Amedeo Modigliani pela Paris devastada pela Primeira Guerra Mundial.

Compartilhe:

  • 0 medalha