12 Dezembro 2024 | Yuri Codogno
"Mufasa" coroa o espetacular ano da Disney, que vê filme ser ovacionado em sessão para exibidores
Longa entra em cartaz no próximo dia 19 e contará a história de um dos mais icônicos personagens da ficção
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Programado para entrar em cartaz no dia 19 de dezembro (com sessões de pré um dia antes), Mufasa: O Rei Leão, da Disney, é o último lançamento do ano da distribuidora e chega aos cinemas para coroar o excelente desempenho da empresa em 2024. Em cabine para exibidores realizada ontem (11), a companhia apresentou o filme e parte de sua campanha, além de ter pincelado sobre MMA - Meu Melhor Amigo, primeira estreia da empresa em 2025.
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Na trama, como foi apresentado nos trailers, será mostrada a história de Mufasa antes de se tornar rei. Além disso, a trajetória do personagem será contada para sua neta, Kiara. Assim, Mufasa é um prequel, mas também é uma “mini-continuação” e traz o retorno dos amados Rafiki, Timão e Pumba.
“O primeiro filme foi um sucesso, mais de 16 milhões de pessoas, até outro dia era a segunda maior bilheteria da história aqui no Brasil. [Agora] está bombando na plataforma, e a gente está com a campanha na rua muito forte, vocês vão ver o vídeo aqui na sequência. O tracking do filme está excelente, em linha com o que foi do primeiro. ‘Mufasa’ está com 82% de tracking total, enquanto ‘O Rei Leão’, em 2019, a essa altura estava com 86%”, explicou Thiago Pelli, gerente de distribuição da Disney no Brasil.
O live-action de 2019 vendeu 16,2 milhões de ingressos no Brasil e, na época, de fato se tornou o segundo filme com mais público, atrás apenas de Titanic (1997), que acumula 19,2 milhões de espectadores. Após o lançamento de O Rei Leão (2019), outras produções estrearam com maiores públicos, como os casos de Divertida Mente 2, em 2024 (22,2 milhões), Vingadores: Ultimato, em 2019 (19,6 milhões), e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, em 2021 (17,6 milhões). Desta forma, O Rei Leão ainda é o quinto maior público da história do Brasil.
Vale ressaltar que o live-action arrecadou US$ 1,662 bilhão globais, a décima maior bilheteria de todos os tempos, enquanto a animação original de 1994 fez US$ 981 milhões, valor que ajustado pela inflação ficaria próximo de US$ 2 bilhões.
“Estamos com expectativa altíssima e a campanha tem funcionado. O filme é maravilhoso, é melhor que ‘O Rei Leão’, e terá um boca a boca incrível. A gente sabe que a largada dele é conturbada, tem ‘Moana 2’ dando dinheiro, tem filmes na sequência muito fortes também, mas é um filme de cauda longa, vai forte até fevereiro”, continuou Pelli.
Enquanto o elenco original de Mufasa conta com as vozes de Aaron Pierre (Mufasa), Tiffany Boone (Sarabi), Mads Mikkelsen (Kiros), Blue Ivy Carter (Kiara), Donald Glover (Simba), Beyoncé (Nala), John Kani (Rafiki), Billy Eichner (Timão) e Seth Rogen (Pumba), a dublagem nacional tem os astros Iza, Ícaro Silva, Pedro Caetano, Luci Salutes, e muito mais.
Até o momento, Mufasa: O Rei Leão conseguiu um total 796 milhões de impactos e 80 milhões de impressões no Brasil, considerando todas as mídias.
MMA: Meu Melhor Amigo
Antes de apresentar Mufasa para o público, a Disney passou detalhes sobre seu primeiro lançamento de 2025, o nacional MMA - Meu Melhor Amigo. Protagonizado por Marcos Mion, que estrela seu primeiro longa-metragem, o filme retrata a história de um lutador que descobre ser pai de um menino que sofre com o transtorno do espectro autista.
“‘Meu Melhor Amigo’ é, em primeiro lugar, um filme sobre amor, um filme sobre um pai que faz tudo pelo seu filho, é um filme que pode conectar muitas pessoas porque elas podem se identificar, pais e filhos, famílias, podem se identificar com esse filme. E também é sobre superação, superação de diversos aspectos. A superação de uma criança autista que precisa lidar com diversos desafios do dia a dia, a superação de um pai egocêntrico que precisa superar essa característica para se aproximar do seu filho, e também a superação de um atleta lesionado que precisa superar essa lesão para ganhar a luta, uma luta super importante e assim provar o valor dele para si mesmo e o valor dele pelo seu filho”, destacou Mayara Efe, supervisora de marketing de cinema na Disney Brasil.
A apresentação também ressaltou a importância da conscientização e do respeito para com as pessoas com autismo e lembrou que, só no Brasil, são seis milhões de pessoas diagnosticadas. Além disso, uma em cada 36 crianças e um em cada 45 adultos se encaixam nesse perfil.
“É um filme sobre conscientização. O assunto é abordado de uma maneira super leve no filme, de uma maneira muito bonita, é um filme sobre como lidar com essas pessoas que têm esse transtorno, um transtorno neuro divergente, não é uma doença. Então a gente precisa aprender a lidar que eles enxergam o mundo de uma maneira diferente da nossa”, explicou Anna Comninos, gerente de trade marketing da Disney no Brasil
A apresentação destacou a grande campanha de lançamento para o filme, que deverá ser tão forte quanto foi para Nosso Lar 2, que vendeu 1,6 milhão de ingressos no início de 2024. Com o apoio da Rede Globo, já foram mais de 100 milhões de impactos na TV aberta e mais de 500 mil na TV a cabo. Nas mídias digitais, são 188 milhões de impressões até o momento.
Vale lembrar que o filme terá espaço todos os sábados durante o programa Caldeirão com Mion, que se somarão às mais de 90 inserções que MMA: Meu Melhor Amigo terá na programação aberta da Globo.
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