12 Dezembro 2024 | Redação
Cine 14 Bis inaugura primeiro complexo 100% financiado com recursos do FSA e BRDE no Brasil
Cinema em Guaxupé, em Minas Gerais, conta com três salas com tecnologia de ponta e comporta até 352 espectadores
Compartilhe:
Após 24 anos de funcionamento, o Cine 14 Bis, em Guaxupé, Minas Gerais, estará de casa nova a partir do próximo domingo (15). O sonho da nova sede, que contará com três salas equipadas com tecnologia de ponta, tornou-se realidade graças a uma linha de crédito especial viabilizada 100% pelo Fundo Setorial do Audiovisual junto com a Ancine e ao Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE). Vale destacar que esse é o primeiro cinema no Brasil a ser construído inteiramente com esses recursos e, por isso, torna-se um case único para o país.
Publicidade fechar X
Anteriormente o Cine 14 Bis, que completou 24 anos no último dia 10 de novembro, contava com apenas uma sala e um dia após o aniversário, na quarta-feira (11), a programação do Cine 14 Bis se despediu do antigo prédio na Rua Capitão Joaquim Norberto. De acordo com Mauri Palos, diretor e fundador do cinema, a mudança acontece em função de uma demanda da população de Guaxupé e região que procura variedade de horários, de filmes, e até mesmo filmes alternativos que às vezes têm pouco apelo comercial. "Com apenas uma sala era inviável atender essa demanda crescente", destacou.
O novo complexo, localizado na Rua Marcelino Rivera, 007, contará com três salas: uma sala com 147 lugares, uma sala com 114 lugares e outra sala com 91 lugares, totalizando 352 lugares. Além disso, o cinema é equipado com o que há de melhor em tecnologia laser de exibição, som digital, 7.1 e poltronas super confortáveis.
"Estamos trazendo para Guaxupé o que existe de melhor em termos de salas de cinema. O nosso novo espaço foi pensado para ser um espaço cultural e de entretenimento para a região. As salas possuem poltronas em padrão semi vip e vips", disse Palos.
Além disso, o público também vai contar com mais pontos de atendimento, inclusive com autoatendimento. Serão 12 bilheterias, que comercializarão também bebidas e a famosa pipoca do Cine 14 Bis. Futuramente o espaço ainda receberá uma praça de alimentação e outras atividades para contemplar toda a população da cidade.
Palos também destacou que sentia necessidade de ampliação há pelo menos 10 anos e, após muito estudo e esforço, o cinema comprou um terreno já planejando a expansão. Com um sonho e um terreno, uma linha de crédito especial aberta em 2022, viabilizada pelo Fundo Setorial do Audiovisual junto com a Ancine e junto ao Banco Regional de Desenvolvimento, possibilitou o início das obras. Vale destacar que esse financiamento é exclusivo para fomentar o setor audiovisual e oferece juros baixos e parcelamento em até 10 anos.
Com seu novo cinema de ponta, inclusive, a população de Guaxupé pode se considerar privilegiada uma vez que mais de 92% das cidades brasileiras não contam com uma sala de cinema. A realidade é ainda mais cruel quando se considera municípios com menos de 100 mil habitantes, com apenas 3,5% destes municípios contando com uma sala de cinema. No último censo realizado em 2024, o IBGE apontou que a população de Guaxupé é de 52.621 habitantes.
Na inauguração, no dia 15 de dezembro, haverá um dia de visitação de portas abertas para que toda a população possa conhecer as instalações, as salas e toda a nova estrutura. O horário de visitação será das 16h às 20h e na próxima semana já será lançada a primeira programação do novo cinema, que será divulgada em breve.
Compartilhe:
- 0 medalha