Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Internacional

09 Dezembro 2024 | J. Sperling Reich

Festival Internacional de Cinema do Mar Vermelho brilha com 4ª edição repleta de estrelas em Jeddah

Festival vai até 14 de dezembro e contará com a exibição de 122 filmes de 85 países

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A 4ª edição do Festival Internacional de Cinema do Mar Vermelho (RSIFF) teve início com uma cerimônia brilhante na noite da última quinta-feira (5) no coração do bairro histórico de Al-Balad, em Jeddah, na Arábia Saudita. Marcando um retorno às suas raízes, o festival recebeu uma galáxia de estrelas internacionais, incluindo Michael Douglas, Catherine Zeta-Jones, Michelle Yeoh, Will Smith e o presidente do júri, Spike Lee.

Publicidade fechar X

O retorno para Al-Balad após três anos tem um significado especial para o festival. Jomana Al-Rashid, Presidente da Fundação do Mar Vermelho, destacou: "Estamos inspirados pela herança e honrados pela história de Al-Balad. Este é mais do que apenas um local, é um espaço transformador onde uma nova cultura cinematográfica está tomando raiz".

A cerimônia começou tarde, já que o trânsito movimentado do fim de semana em Jeddah atrasou as festividades. Uma vez iniciada, contou com apresentações vibrantes de música e dança locais, com a apresentadora libanesa-australiana Danielle Rahme e o cineasta saudita Hakeem Jomah acrescentando um toque cômico ao evento.

O tapete vermelho estava repleto de estrelas do cinema árabe, de Hollywood e de Bollywood. As honras de carreira foram entregues ao ator americano Vin Diesel, à atriz britânica Emily Blunt e ao cineasta indiano Aamir Khan.

Diesel, esteve no RSIFF para receber o Prêmio Personagens Icônicos do festival. A atriz Michelle Rodriguez, ao apresentar o prêmio vencido por Diesel, ressaltou sua paixão comum por contar histórias diversificadas: "Temos defendido criativamente a narrativa de histórias, defendendo as pessoas de cor e celebrando aqueles que vivem fora do mainstream", disse ela.

Ao subir ao palco, o ator comentou sobre o poder das estrelas na sala, brincando: "Pode haver mais rostos familiares aqui do que em algumas premiações na América". Diesel também compartilhou uma anedota pessoal sobre seus primeiros dias como figurante nos filmes de Spike Lee. "Quando eu via o Spike, tentava fugir porque se alguém te ver como figurante, você sempre será figurante. Eu estava fazendo um trabalho extra em seus filmes e me escondendo", ele riu, fazendo com que Lee respondesse do público com surpresa: "Eu nunca soube disso!".

Para Lee, presidir o júri foi uma honra inesperada. Ele refletiu sobre a oferta, dizendo: "Quando recebi a ligação informando que queriam que eu fosse presidente do júri, não demorei muito para responder. Eu disse: 'Inferno, sim!'".

A atriz Minnie Driver esteve presente para premiar a atriz egípcia Mona Zaki com um prêmio honorário. Khan e Blunt também estiveram presentes como homenageados do festival. Ao apresentar Blunt, Yeoh disse que ficou "muito emocionada; é um prazer estar aqui neste festival de cinema vibrante e incrivelmente dinâmico, e isso faz você perceber que temos tantas histórias para contar".

O festival abriu com The Tale of Daye’s Family, de Karim Shenawy, uma produção egípcio-saudita que mostra a colaboração regional. O Diretor Geral da RSIFF, Shivani Pandya Malhotra, enfatizou a importância de tais projetos, afirmando que "este filme representa as possibilidades de colaboração regional, com um elenco do Sudão, Egito e Arábia Saudita".

Acontecendo de 5 a 14 de dezembro, o festival exibirá 122 filmes de 85 países, apresentando estreias mundiais, painéis de discussão e eventos de conversação com estrelas como Cynthia Erivo, Douglas e Zeta-Jones, entre muitos outros.

Com uma programação eclética, a presença das estrelas internacionais e o compromisso de promover talentos regionais, o Festival Internacional de Cinema do Mar Vermelho continua a consolidar o seu lugar no mapa cinematográfico global.

Compartilhe:

  • 0 medalha