Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Internacionalização

06 Dezembro 2024 | Redação

São Paulo e Montevidéu fecham acordo para fortalecimento do audiovisual na América do Sul

Acordo de Cooperação Técnica foi assinado durante o Ventana Sur e prevê a colaboração em áreas-chave do setor

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Spcine e da São Paulo Film Commission, e a Prefeitura de Montevidéu (Uruguai), por meio do Departamento de Cultura e Montevideo Audiovisual, assinaram um acordo nesta terça-feira (4) durante o Ventana Sur para fortalecer o setor audiovisual na América do Sul. O Acordo de Cooperação Técnica conecta dois dos polos de cinema e TV de crescimento mais rápido da América Latina e pretende facilitar o lançamento de filmes uruguaios em São Paulo e o lançamento de filmes brasileiros no Uruguai, rompendo as barreiras linguísticas. As informações são do Variety e Tela Viva.

Publicidade fechar X

O encontro contou com as presenças de Ricardo Crachineski Gomyde, secretário municipal de Relações Internacionais de São Paulo, e Lyara Oliveira, presidente da Spcine, pelo lado brasileiro, e María Inés Obaldía, diretora do departamento de cultura da Prefeitura de Montevidéu, e Fabiana Goyeneche, diretora da Divisão de Relações Internacionais e Cooperação da Prefeitura de Montevidéu, pelo lado uruguaio.

"Estamos entusiasmados em participar do Ventana Sur, que é um destaque extremamente importante e estratégico para a economia criativa da América Latina. Este acordo com a Montevideo Audiovisual é mais um passo da Spcine para demonstrar o potencial político, econômico e social da indústria audiovisual paulista, com ações que atendem às demandas do mundo contemporâneo", destacou Lyara.

O acordo insere-se nas relações de irmandade entre as cidades de São Paulo e Montevidéu e tem como objetivo a colaboração em áreas-chave como o desenvolvimento de programas de formação profissional, intercâmbio técnico, promoção de políticas públicas e ações conjuntas em festivais e eventos do setor audiovisual. Além disso, destaca o uso do cinema e do audiovisual como ferramentas para o desenvolvimento cultural e educacional, a identidade regional e a diversidade.

Confira abaixo os principais pontos do acordo assinado:

  • - Desenvolvimento de programas de treinamento e capacitação profissional;
  • - Intercâmbio técnico e de conteúdo em salas de cinema públicas;
  • - Desenvolvimento de projetos que promovam a distribuição e difusão de produções audiovisuais de São Paulo e Montevidéu;
  • - Troca técnica de experiências para implementação de tecnologias VoD;
  • - Pesquisa conjunta sobre o mercado audiovisual em São Paulo e Montevidéu;
  • - Ações bilaterais em eventos, vitrines e festivais;
  • - Troca de informações e boas práticas na promoção de políticas públicas para o setor audiovisual.

Compartilhe:

  • 1 medalha