Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Aporte

29 Novembro 2024 | Yuri Codogno

Zerados no governo anterior, Embratur retoma incentivos ao cinema brasileiro

Investir no audiovisual brasileiro é um dos meios que a agência tem de promover o turismo nacional

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) voltou a dar apoio financeiro aos filmes nacionais, em uma retomada dos investimentos que foram interrompidos durante o governo federal anterior (2019-2022), do ex-presidente Jair Bolsonaro. Assim, a agência volta a patrocinar o circuito de festivais de cinema brasileiro no exterior. As informações são do jornal O Globo.

Publicidade fechar X

Até o momento, foram injetados R$ 612 mil, um pequeno valor frente aos investimentos multimilionários que o setor audiovisual nacional recebe e precisa. Apesar disso, vale lembrar que, entre 2019 e 2022, a Embratur não investiu nenhum centavo no segmento, dando ainda mais importância para essa retomada como um primeiro passo para voltar com os grandes aportes. Durante o ano de 2024, foram 14 mostras internacionais que receberam tal investimento, com o objetivo de divulgar o país e atrair turistas estrangeiros.

Durante o painel “Soft Power: O Patrimônio Cultural como Vetor de Promoção e o Desenvolvimento”, que aconteceu no Rio2C 2024 e que contou com a cobertura do Portal Exibidor, Christiano Braga, supervisor de audiovisual e economia criativa da Embratur, comentou um pouco sobre a importância da agência investir no audiovisual brasileiro: “Temos favorecido o audiovisual. São 100 mil turistas que viajam internacionalmente por causa dos filmes e séries, o turismo audiovisual é top dez de tendência no pós-pandemia. O Brasil tem potencial, desde que se pense em uma indústria audiovisual”.

Ano passado, o Brasil teve 5,9 milhões de turistas estrangeiros, 23% a mais do que em 2019 e quase 2% a mais que em 2014, ano em que a Copa do Mundo foi no Brasil. Segundo foi apresentado no painel, a maioria dos turistas vem pelo turismo de lazer, que é o ambiental e o cultural. Assim, a Embratur investir no audiovisual nacional é uma forma direta de injetar dinheiro no turismo, promovendo a imagem do Brasil mundo afora. 

Por fim, a Embratur também criou o edital de curtas “Brasil com S” para financiar a produção de cinco curtas metragens brasileiros, com conteúdos que promovam roteiros e experiências turísticas por meio de pessoas, paisagens, histórias e gastronomia. Os filmes beneficiados, por sua vez, ainda estão em fase final de produção e serão lançados em janeiro durante o Festival de Cinema de Tiradentes.

Compartilhe:

  • 0 medalha