25 Novembro 2024 | Yuri Codogno
"Ainda Estou Aqui" se torna o filme brasileiro com a maior arrecadação do ano, enquanto "Glicked" é destaque nas demais bilheterias
Filme da Sony também está perto de se tornar o longa brasileiro com o maior público de 2024
Compartilhe:
Mantendo o excelente momento do cinema nacional, Ainda Estou Aqui (Sony) não apenas recuperou a primeira colocação como o filme mais assistido no fim de semana, como também se tornou o longa brasileiro com a maior arrecadação do ano. Com menos de 20 dias em cartaz, o filme arrecadou R$ 38,7 milhões e, além disso, está a menos de 100 mil ingressos de ser também o maior público de um filme nacional em 2024. No Brasil, América do Norte e resto do mundo, Wicked: Parte Um (Universal) e Gladiador II (Paramount) são destaques em importante dobradinha para a indústria. As informações são da Comscore.
Publicidade fechar X
Além das altas cifras arrecadadas por Ainda Estou Aqui, o filme vendeu mais 390,6 mil ingressos e acumula, até o momento, 1,79 milhão de espectadores. Com isso, está muito perto de bater o recorde de público do ano para um filme nacional: Os Farofeiros 2 vendeu 1,87 milhão de ingressos, mas sua renda (R$ 36 milhões) já foi ultrapassada pelo longa da Sony (R$ 38,7 milhões).
Entretanto, isso não é tudo, porque Ainda Estou Aqui tem altas chances de superar os números que Minha Irmã e Eu alcançou entre 2023-24: no caso, a comédia protagonizada por Tatá Werneck e Ingrid Guimarães totaliza 2,28 milhões de espectadores e receita de R$ 43,6 milhões. Se a previsão se concretizar - algo que deve acontecer em menos de dez dias -, o postulante ao Oscar 2025 se tornará o maior público e arrecadação de um filme brasileiro desde o início da pandemia.
Vale lembrar que na semana passada Ainda Estou Aqui - e outros 84 longas-metragens - foram aprovados para concorrer a uma vaga ao Oscar do ano que vem na categoria Melhor Filme Internacional. A lista final com todos os possíveis candidatos será divulgada em 17 de dezembro.
No Brasil, outros dois filmes obtiveram excelentes resultados: enquanto Wicked: Parte Um abriu com 320,6 mil espectadores, Gladiador II se manteve no pódio ao somar mais 316,4 mil ingressos vendidos. Apesar dos bons números, ambos os filmes foram realmente excepcionais na América do Norte e no cenário global.
Nos Estados Unidos e Canadá, a dobradinha “Glicked” (trocadilho que soma Wicked e Gladiador, tentando reprisar o sucesso de Barbenheimer do ano passado) gerou o terceiro melhor fim de semana do ano. Somando os dez filmes com melhores arrecadações, foram quase US$ 202 milhões, atrás apenas dos fins de semana que marcaram a estreia de Deadpool & Wolverine e Divertida Mente 2, ambos da Disney.
Começando com o prequel de “O Mágico de Oz”, Wicked arrecadou US$ 114 milhões na América do Norte, sendo a terceira maior abertura de 2024, atrás apenas de Deadpool & Wolverine (US$ 205 milhões) e de Divertida Mente 2 (US$ 155 milhões). Mundialmente, Wicked foi a quinta maior estreia do ano: US$ 164,1 milhões vs. D&W (R$ 438,3 milhões), DM2 (US$ 295 milhões), Godzilla e Kong (US$ 194 milhões) e Duna 2 (US$ 178 milhões).
Wicked também se tornou a maior estreia doméstica e global para um filme baseado em um show da Broadway, superando Os Miseráveis (2012), que na época fez US$ 103 milhões globais, e Caminhos da Floresta (2014), com US$ 31 milhões arrecadados na América do Norte. Além disso, e com Ariana Grande no elenco, foi a maior abertura norte-americana de uma diva pop, superando Nasce Uma Estrela (2018), que, protagonizado por Lady Gaga, arrecadou US$ 42,5 milhões na sua estreia.
Gladiador II, por sua vez, teve uma forte estreia na América do Norte, com US$ 55 milhões arrecadados. Mundialmente, porém, o filme havia estreado na semana passada, entrando em cartaz nos demais territórios antes de chegar aos cinemas norte-americanos. Mesmo assim, o filme somou mais US$ 106 milhões no último fim de semana, impulsionado pela venda de ingressos nos Estados Unidos e Canadá.
Brasil
Foram 1,33 milhão de ingressos vendidos no fim de semana. O principal destaque ficou com Ainda Estou Aqui, que foi visto por mais 390,6 mil pessoas e chegou ao acumulado de 1,79 milhão de espectadores. Vale ressaltar, também, que o filme dirigido por Walter Salles conquistou mais dois prêmios: o Prêmio do Público e o Prêmio Danielle Le Roy, eleito pelo Júri Jovem no Festival De Pessac, na França. Até o momento, o longa acumula sete prêmios.
Os outros dois filme que conseguiram uma forte venda de ingressos são Wicked: Parte Um, que abriu com 320,6 mil espectadores (mas soma 453,9 mil, graças às sessões de pré-estreia), e Gladiador II, com 316,4 mil ingressos vendidos e acumulado de 1,38 milhão. Nenhum outro longa chegou a 100 mil ingressos no período.
A comédia de ação Operação Natal (Warner) vendeu 97,7 mil ingressos, se aproximando de 800 mil no total, enquanto Venom: A Última Rodada (Sony) foi visto por mais 82,1 mil pessoas e chegou a marca de 2,49 milhões de espectadores. Herege (Diamond Films), por sua vez, abriu com 36,6 mil tickets vendidos.
Considerada a maior animação da história do Brasil, Arca de Noé (Imagem Filmes) somou mais 32,5 mil espectadores e se aproximou dos 350 mil no acumulado. Fechando o ranking, temos o romance Todo Tempo que Temos (Imagem Filmes), a animação Robô Selvagem (Universal) e a estreia de A Linha da Extinção (Paris Filmes), que venderam, respectivamente, 8,2 mil, 7,69 mil e 7,65 mil ingressos.
América do Norte
Na América do Norte, Glicked abriu com quase US$ 170 milhões, com US$ 114 milhões oriundos de Wicked e US$ 55,5 milhões de Gladiador II. Fechando o pódio, Operação Natal fez mais US$ 13,2 milhões e superou os US$ 50 milhões no acumulado.
A Redenção: A História Real de Bonhoeffer (Paris FIlmes), nova produção da Angel Studios que chega ao Brasil em dezembro, abriu com US$ 5,1 milhões, seguido de perto pelos US$ 4 milhões de Venom 3 e pelos US$ 3,5 milhões de The Best Christmas Pageant Ever.
Herege fez mais US$ 2,2 milhões, um pouco à frente de Robô Selvagem, que somou US$ 2 milhões e chegou a US$ 140,7 milhões no acumulado. Sorria 2 (Paramount), que continua em ótima campanha na América do Norte, arrecadou US$ 1,110 milhões, literalmente mil dólares a mais do que A Verdadeira Dor (Disney) fez (US$ 1,109 milhões).
Global
Wicked abriu com US$ 164,1 milhões, seguido de Gladiador II, que somou mais US$ 106 milhões e chegou a US$ 221 milhões no acumulado. Operação Natal também fecha o pódio aqui: US$ 21,9 milhões, chegando a um total de US$ 117,7 milhões desde sua estreia.
Sem grandes novidades, o resto do ranking ficou:
- - Her Story (China) | abriu com US$ 16,6 milhões;
- - Venom 3 | US$ 11,8 milhões e US$ 456,4 milhões no acumulado;
- - Crayon Shin-chan the Movie: Our Dinosaur Diary (Japão) | US$ 8,4 milhões e US$ 29,7 milhões;
- - Robô Selvagem | US$ 5,8 milhões e US$ 317,4 milhões;
- - To Gather Around (China) | US$ 5,4 milhões e US$ 21,1 milhões;
- - Paddington na Floresta (Sony) | US$ 5,4 milhões e US$ 30,7 milhões;
- - Bonhoeffer: Pastor. Spy. Assassin. | abriu com US$ 5,1 milhões.
Compartilhe:
- 0 medalha